Mudar de carreira e tornar-se psicanalista

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Todo ser humano tem uma vocação a seguir, algo para o qual nasceu e sente uma espécie de simbiose quanto a isso, nutrindo uma relação com o sonho. Contudo, muitas pessoas têm de abrir mão de seus sonhos para atender outras necessidades imediatistas, como alimentação e outros gastos. Neste texto, você verá como mudar de carreira e se tornar um psicanalista.

Projetos

Durante muito tempo, desviamos de nossos caminhos para atender as convenções sociais. Lembra da época onde começou a trabalhar em tal loja ou rede porque, junto com a idade, a necessidade vinha e cobrada os débitos. Você precisava ajudar nas despesas caseiras, pessoais, guardar um pouco para outro projeto, entre outras coisas. E assim relegava a vontade de seguir sua vocação.

Contudo, esse sonho permanece na raiz de nossas mentes. Sempre idealizamos o que aconteceria caso trocássemos de carreira, vivendo uma vida totalmente da que temos agora. Infelizmente é uma tortura, já que comparamos esse modo de vida irreal com o que temos agora. Sentimos uma necessidade de alteração, então tomamos coragem e mudamos de emprego.

Para você que se encontrou na Psicanálise e quer se tornar um psicanalista, saiba que isso não é absurdo e completamente possível. É possível mudar de carreira, sim. No mais, é possível incrementar a sua experiência de vida para essa nova jornada de trabalho. Não existe receita pronta, mas a iniciativa em ter começado já é um grande ingrediente ao sucesso.

Transição

Você passou tanto tempo em uma rotina e agora precisa se virar em outra. De início, pode ser difícil mudar de carreira, já que estávamos acostumados com a antiga e temos de adequar uma nova. Por isso, antes de tudo, é preciso planejar antecipadamente esta mudança. Sim, enquanto ainda trabalha, dê os primeiros passos para a transição.

Ainda em atividade, monte um planejamento de estudos, desde a hora em que decidiu mudar de carreira até o momento da mudança. Além disso, procure juntar recursos ainda enquanto trabalha. Sendo a única fonte de renda no momento, o antigo trabalho te dará acesso à nova carreira.

Se possível, estude Psicanálise ainda enquanto está trabalhando em outra área. Procure saber mais a respeito do trabalho do psicanalista. Por exemplo, procure conhecer os locais onde pode atuar, visitando-os se possível. Deste modo, você pode ter uma ideia de onde se estabelecer após formado, imaginando também a rotina de trabalho, bem como a sua remuneração.

Ferramentas

Ao mudar de carreira, você já precisa ter uma meta fixa em mente. Portanto, nada de sair às cegas procurando o seu nicho no mundo. Além de arriscado, você pode se perder no mercado competitivo que temos hoje em dia.

Aqui vão algumas dicas básicas para você se manter perto do sonho de ser um psicanalista:

Junte dinheiro

Primeiro, a mais óbvia de todas. Como dito no começo do texto, você precisa juntar a maior quantidade de recursos possíveis ao pensar em mudar de carreira. Isso servirá para que você mantenha um padrão de vida confortável enquanto busca a inserção no mercado em uma área diferente. Os recursos financeiros já guardados são a sua garantia enquanto se acostuma à nova era.

Cursos

Enquanto você exerce sua ocupação atual, fazer um bom curso de Psicanálise é uma escolha que te dará todas as ferramentas que precisa para se tornar um ótimo psicanalista. É por meio deste que você se introduz na teoria e pode efetuar a prática de maneira segura, certificada e eficaz. Ou seja, nada de se tornar um psicanalista caseiro só com vídeos da internet. Um curso qualificado vai te levar aonde precisa e da maneira certa.

Leia Também:  Quais são os Requisitos para atuar como Psicanalista?

No final do texto há uma excelente dica para você, então continue a leitura.

Investimento

Um ótimo psicanalista é pautado pela sua iniciativa em aprender e entender o mundo à sua volta. Por isso, é muito importante que você invista onde puder. Além de cursos, procure por palestras e seminários. Neles, você se mantém atento às novas diretrizes da terapia, alternando entre o novo e a origem. Seja insistente quanto a isso, por definirá o profissional que vai ser.

Networking

Aqui você faz o levantamento da rede de contatos. Para migrar de profissão e aderir um novo campo, é de extrema necessidade ser incluído no meio. Portanto, manter contato com alguém que já é da área se faz uma excelente estratégia. Nestes seminários e palestras que mencionamos, tente se aproximar de outras pessoas que também querem o mesmo sonho ou já são da área.

Faça alianças, perguntas e mantenha contato. Nesta hora, se faça ser visto e interessado. Isso fará com que tenham uma boa impressão sobre você e possam oferecer oportunidades de trabalho inimagináveis.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Benefícios de quem quer mudar de carreira

Se ainda está com dúvida do papel do psicanalista na vida dos seus pacientes, veja esta pequena lista abaixo. Nela, escrevo os benefícios da profissão na vida dos seus clientes, mudando a forma de pensar e agir deles neste mundo tão inconstante. Confira:

O novo rosto do sofrimento

A cada dia, o mundo se reformula de forma drástica e global. Somos acometidos por uma série de questionamentos a respeito da nossa função social e consequente carga. Muitas doenças surgem de forma inesperada, afetando o modo de vida de uma pessoa e a tornando fragilizada. O psicanalista, envolto nesse mundo novo, pode ajudá-la a enfrentá-lo e seguir adiante com estabilidade mental e social, garantindo a sua saúde.

Transformação

O psicanalista tem o poder de ajudar alguém a mudar. Ele trabalha com uma intervenção específica, garantindo que tudo o que o paciente não consegue falar venha à tona. Por isso, tem o poder de transformar alguém e a sua percepção do mundo, entregando um ser mais ávido e contente consigo e o seu papel.

Olhar único

Cada paciente possui necessidades específicas a serem cumpridas. Embora o desejo imediatista se faça valer para qualquer pessoa, quando este busca um profissional como um psicanalista, precisa do tempo dele para sanar seus problemas. O psicanalista é o agente da mudança que arranja o trabalho da terapia ao que o paciente precisa e não o contrário.

Seja confiante

Mudar de carreira é visto com maus olhos por muita gente. Deste modo, qualquer pessoa sem ousadia suficiente para fazê-lo é desestimulada na hora em que ouve uma crítica ou comentário negativo. Seja firme e incisivo na sua escolha. Apenas você sabe o que pode ser bom para si e a mudança de ocupação para Psicanálise pode ser a guinada que precisava para se aprimorar socialmente.

Considerações finais sobre mudar de carreira

Mudar de carreira nunca foi fácil. Devemos retornar a uma programação que nós mesmos escolhemos previamente a fim de buscar inserção em uma nova área. É um desafio burlar costumes em favor de uma vontade.

Ainda assim, o que está em jogo é o seu sonho. Então, se quer mesmo ser um psicanalista, insista, se prepare. Municie-se de informação, recursos e contatos. Sua jornada a um caminho glorioso apenas está começando e você precisará de toda a ajuda possível.

Leia Também:  Onde, Quando e como Clinicar como Psicanalista?

Se quer alcançar essa meta de verdade, nós podemos te ajudar. Se inscreva em nosso curso 100% online de Psicanálise Clínica. Possuímos as ferramentas necessárias para construir um profissional qualificado às demandas do novo mundo, ainda que mantendo a essência do trabalho original. As aulas são online, então você pode estudar no lugar que achar mais adequado a você. Garantimos o suporte necessário para quem quer mudar de carreira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =