Quem de nós nunca ouviu alguém dizer “não conte seus planos”? Então, confira o nosso artigo para entender melhor sobre esse assunto!

Não conte seus planos: mitos e verdades deste conselho

Posted on Posted in Comportamento

Quem de nós nunca ouviu alguém dizer “não conte seus planos”? Pois, a sabedoria popular ensina que devemos guardar nossos planos conosco. Por isso, é cpomum anotar em um diário, guardados numa agenda ou registrados em uma planilha. Assim, não devemos contar nada para ninguém!

Costuma se dizer que quando contamos nossos planos para outras pessoas, eles têm a tendência de dar errado. Logo, são vários os motivos para isso acontecer! Ou seja, inveja, mau olhado, ciúme ou desejos de que tudo dê errado. E sempre estaremos cercados de pessoas assim.

Mas até que ponto a energia negativa do outro pode realmente estragar nossos planos?

Não conte seus planos a ninguém!

Não contar nossos planos para outras pessoas tem o mesmo poder de não compartilhar nossa felicidade de forma aberta. Principalmente por causa das redes sociais, pois é cada vez mais popular e forte a crença de que não contar seus planos te previne de que as coisas deem errado!

Nesse sentido, vivemos numa sociedade onde, quanto menos as pessoas souberem de nós, até melhor. Isso porque os filtros proporcionados pelas redes sociais aproximam pessoas má intencionadas da nossa vida. Ainda mais quando queremos celebrar algum acontecimento.

Desse modo, não compartilhar seus planos e sua felicidade é uma maneira de se resguardar de pessoas ruins. Pessoas que gostam de estregar momentos, pessoas trapaceiras – sim! – pessoas falsas. Não precisamos disso em nossas vidas, precisamos?

Segredos guardados a sete chaves

Por isso, o que acontece em nossa vida, principalmente pessoal, deve ser um segredo que diz respeito a nós e apenas às pessoas muito íntimas e de confiança. Logo, não é tudo que podemos compartilhar. Isso porque pessoas com más intenções e que desejam o nosso mal existem em todos os cantos!

Então, não conte seus planos, tem o mesmo peso que manter a felicidade dentro de nós. Pois, não precisamos o tempo todo e toda hora declarar para o mundo o que acontece em nossas vidas. E, também, está tudo bem não contar as coisas na hora. Sendo assim, espere para contar dias depois.

Talvez seja mesmo real que quando contamos nossos planos para o mundo eles começam a dar errado. Isso porque, na mesma proporção que há pessoas que ficam genuinamente felizes pelas nossas conquistas, há aquelas que mandarão muita inveja e ciúme. Ou seja, xô mau olhado!

Lidando com a frustração

Um motivo plausível para que você não conte seus planos é ter que lidar com a frustração. Isso porque, uma das piores sensações é quando nossos planos dão errado ou não acontecem. Sendo assim, ter que lidar com a sensação de derrota acaba com qualquer um.

E se contamos às pessoas sobre nossas pretensões, a sensação de frustração piora. Porque seremos cobrados pelos resultados. Além disso, teremos que explicar o porquê não deu certo. Ou seja, temos que lidar com a sensação de derrota e perda e, também, com a opinião alheia.

Isso acontece, em parte, por causa da falácia das redes sociais. Sendo este um espaço onde somos constantemente pressionados a mostrar uma felicidade e vida perfeita que não existem. Ou que não queremos mostrar por autopreservação.

Leia Também:  Relacionamento amoroso: 10 dicas da Psicologia

Menos internet, mais vida real

Que tal, ao invés de postar sobre seus planos, você escrever um diário? Então, não conte seus planos, mantenha sua vida o mais reservada possível. Isso é saudável até mesmo para a manutenção da nossa paz interior. Pois, muitas vezes a internet nos obriga a ser quem não somos!

Não somos obrigados a compartilhar nossa vida só porque a maior parte da sociedade assim o faz. Logo, passar menos tempo ocioso na internet e curtir mais a vida real como ela é, nos faz ter outra visão de mundo. Portanto, fica fácil compreender por que a vida é um momento precioso.

Dessa forma, a vida e nossos planos acontecem enquanto perdemos tempo planejando o que compartilhar nas redes para ter seguidores e likes. E, numa sociedade onde as pessoas gostam de cuidar da vida alheia, imagina quantas pessoas podem estragar seus planos se intrometendo na sua rotina?

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Mitos e verdades sobre não contar nossos planos

    Nesse sentido, reunimos alguns mitos e verdades sobre não contar nossos planos para ninguém, ainda mais para pessoas que não são intimas e poderão querer nos sabotar! Então, confira a seguir!

    Mitos sobre “não conte seus planos”

    • Tudo precisa ser mantido 100% em segredo: podemos precisar da ajuda de alguém para que algo dê certo! Dessa forma, algumas coisas precisam ser compartilhadas, mas é preciso estar atento com quem você divide seus objetivos.
    • A felicidade precisa ser guardada e mantida em segredo: a felicidade deve ser compartilhada para que outras pessoas se inspirem. E, também, para que nós mesmos possamos nos recordar e nos inspirar com nossas próprias vitórias.
    • Quanto mais gente souber, melhor!: às vezes, queremos acreditar na bondade do ser humano, mas a realidade é muito diferente. Pois, quanto mais abrimos nossa vida, mais facilitamos o acesso a quem quer nos prejudicar. Inclusive, pessoas próximas!

    Verdades sobre “não conte seus planos”

    • Se nada der certo, fica a sensação de vergonha: se seus planos derem errado, você terá que lidar com a frustração e sensação de derrota ao encarar as pessoas. Logo, quanto mais gente souber, maior será a cobrança para saber o que aconteceu.
    • Pessoas má intencionadas existem e são muitas: elas podem sim, de maneira intencional, tentar fazer com que seus planos deem errado. Por isso, a frase correta deve ser: “quanto menos gente souber, melhor!”
    • Nossa vida particular só diz respeito a nós e não a terceiros: e, é justamente pensando nas pessoas com más intenções, que devemos nos preservar. Mesmo pessoas que se fazem de amigas podem ter intenções ocultas movidas por inveja e ciúme.

    Conclusão sobre “não conte seus planos”

    Com as vidas cada vez mais expostas, é muito importante que possamos nos resguardar e nos preservar. Pois, o que as pessoas não sabem, elas não têm como criticar ou opinar. Ademais, na maioria das vezes, a opinião alheia é carregada de inveja e comentários que em nada acrescentam nos nossos planos.

    Por isso, repense as suas atitudes! Se você tem o hábito de sair por aí comentando sobre seus planos e sonhos, pare. Então, só conte mesmo quando tiver dado certo e se resolvido. Isso porque não temos ideia do quão poderosa é a inveja e o ciúme, e o quanto isso pode arruinar nossos planos!

    Leia Também:  Significado de Dor nos Relacionamentos

    Contudo, algumas pessoas irão sim se intrometer nas suas escolhas e sabotar elas intencionalmente. Assim, tenha cuidado ao compartilhar detalhes dos seus planos e da sua vida para os outros. Logo, não conte seus planos para ninguém, guarde-os para você!

    Saiba mais…

    Então, se você quer saber mais sobre os impactos de “não conte seus planos”,faça nosso curso online de Psicanálise Clínica! Dessa forma, você  conhecerá diversas teorias sobre a mente e o comportamento humano. Ademais, aprenderá, no conforto da sua casa, sobre como você pode melhorar a sua vida e a de outras pessoas ao seu redor! Por isso, increva-se agora mesmo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *