não existe falta de tempo

Não existe falta de tempo, quando se quer

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Você por acaso já se pegou dizendo que não está com tempo para fazer algo? Provavelmente, a sua resposta é ‘sim’ e a nossa também é. No entanto, temos que considerar que  a motivação para a nossa falta de tempo costuma variar. É fato que quando priorizamos algumas partes de nossa vida, outras podem ficar negligenciadas. Parece um desequilíbrio, mas não é verdade que não existe falta de tempo. Na verdade, precisamos que não exista.

É verdade que não existe falta de tempo, quando se quer?

Explicamos melhor. Muitas pessoas acreditam que o nosso tempo é como se fosse uma torta de banana. Nesse contexto, imagine que várias pessoas vão comer essa torta:

  • seu cônjuge,
  • seus filhos
  • seu trabalho,
  • sua saúde mental,
  • seu corpo,
  • seu espírito.

A princípio, parece mais adequado separar um pedaço de torta para cada um desses convidados. Essa é a maneira aparentemente mais adequada para lidar com tanta gente para comer, certo? Errado. Dizemos que a resposta para essa pergunta é uma negativa por vivermos no mundo real. 

Quem vive na realidade presente sabe que quando você tem um filho, seu corpo não recebe a mesma parcela de tempo que ele. Na verdade, você fica mais desgastado fisicamente porque o período do puerpério, por exemplo, existe bastante tanto da mãe quanto do pai. Por outro lado, quando você tem um emprego que exige muitas viagens, o relacionamento conjugal pode ficar abalado. Assim, os pedaços da torta não são divididos igualmente.

A questão aqui é gerenciamento de tempo

Bom, tendo em vista que não é possível ter um equilíbrio perfeito entre todas as áreas da vida, parece irreal dividir a vida em tantos pedaços diferentes. Se é para ter um filho e ficar com o corpo desgastado, talvez não seja tão bacana ter um filho. Contudo, é importante ter em mente que os benefícios que um filho traz para o espírito e para a saúde mental são incontáveis.

É aí que está o segredo do equilíbrio. Talvez, em vez de uma torta só para servir, você possa chamar os convidados acima para mais festividades. A cada nova temporada da sua vida, você serve uma torta diferente em que a divisão é feita de maneira proporcional à sua prioridade no momento.

Assim, não é que os seus filhos vão receber menos prioridade na sua vida. Contudo, você há de concordar que se investe tempo e cuidado na infância, provavelmente não terá muitas preocupações quando seu filho chegar na idade adulta. Inclusive, isso diz muito sobre planejamento de vida e gerenciamento de tempo. Quem trabalha demais e não tem estrutura para ter um filho agora, será mais feliz planejando o nascimento do bebê em momento mais propício.

Quando não existe falta de tempo, é porque existem prioridades

Assim, esperamos ter deixado claro que não existe falta de tempo para aquilo que é prioridade. Se você escolheu dar mais atenção para uma área da sua vida, ela recebe o pedaço maior da torta. Assim, quando um filho tem uma apresentação importante na escola, você faz substituições nas outras áreas para priorizar esse bem. Confira alguns exemplos de como fazer isso mais abaixo:

  •  seu cônjuge: juntos, vocês abrem mão de problemas para prestigiar o trabalho do fruto da união dos dois,
  • seu trabalho: você se esforça durante o mês e a semana tendo o dia da apresentação do seu filho em vista,
  • sua saúde mental: você se prepara emocionalmente para dar suporte incondicional em um momento especial,
  • seu corpo: você busca estar disposto e desperto para contemplar com atenção o que seu filho está fazendo.
Leia Também:  O que é Anedonia? Definição da palavra

Exemplos reais evidenciando que não existe falta de tempo para prioridades específicas

Criar os filhos

A época de criar filhos é sempre muito polêmica. Há pais que trabalham para cuidar da prole, mas não passam tempo de qualidade juntos. Por outro lado, há quem decida ficar em casa, responsável pelos cuidados, mas há uma culpa lançada sobre as crianças no que diz respeito à falta de realização profissional. São muitos contextos e muitas decisões variadas que ganham contornos positivos ou negativos ao longo do tempo.

No que diz respeito a isso, é muito necessário voltar em um conceito que nós apresentamos mais acima: o projeto de vida. Caso você ainda não tenha filhos, considere que em algum momento da sua vida, eles receberão uma fatia maior da torta do seu tempo. Obviamente, a torta tem sempre o mesmo tamanho. São 24 horas por dia, 7 dias por semana, 12 meses por ano e por aí vai.

No entanto, lembre-se que se o pedaço da torta dos filhos cresce, alguma outra área ganha um tempo menor. Nesse contexto, dar o pedaço maior ou menor deve ser uma escolha consciente. Infelizmente, muitas famílias começam com uma gravidez indesejada, o que é muito difícil para todos os envolvidos. Se você tem a oportunidade para se planejar, o deslocamento de mais tempo para o filho vai ficar mais simples. 

Viajar

Enquanto para alguns o sonho de uma vida é constituir uma família, para outros é mais importante juntar muito dinheiro para viajar pelo mundo. Nessa conjuntura, a pessoa precisa considerar que em uma parcela da sua vida o trabalho vai receber muito tempo. Isso se ela deseja que, em outro momento, não precise mais trabalhar. É uma escolha consciente feita com o olho no futuro. Assim, para realizar o sonho, não existe falta de tempo.

Cuidar do casamento

Quando o casamento começa, é muito mais fácil cuidar dele com todo o carinho e consideração. No entanto, à medida em que mais pessoas chegam para comer da torta do tempo, muitas vezes é necessário diminuir o pedaço da relação conjugal. Isso acontece com a chegada de um filho, por exemplo. Não é sempre que a escolha de dar mais tempo para outra área é voluntária.

Investir na carreira

Por fim, tem muita gente que escolhe priorizar a carreira por um determinado período de tempo. Isso com o objetivo de conquistar uma situação financeira estável e um estilo de vida confortável. Para isso, é importante se dedicar para estudar em boas universidades e trabalhar nos locais certos. Uma vez que o emprego é conquistado, ainda é necessário batalhar para avançar na empresa. Para fazer tudo isso, não existe falta de tempo se é o que você quer.

Comentários finais sobre a ideia de que não existe falta de tempo quando se quer

No post de hoje, você aprendeu que é possível compreender o total do seu tempo como uma torta. Contudo, você viu que a afirmação de que não existe falta de tempo pode ser controversa. Na verdade, a falta de tempo está ligada ao que recebe prioridade em nossas vidas. Se deseja continuar lendo sobre o assunto e aprender como organizar a vida de maneira equilibrada, te fazemos um convite. Matricule-se em nosso curso 100% de Psicanálise Clínica!

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + vinte =