narcóticos anônimos

Narcóticos Anônimos: história, princípios e endereços

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

Todos nós estamos sujeitos a desenvolver algum tipo de dependência, seja ela química, mental ou emocional. Por isso que é tão importante ter o apoio de entidades especializadas no tratamento dessas dependências. É por isso que hoje conversaremos sobre o narcóticos anônimos e a influência dessa organização no mundo moderno.

O Narcóticos anônimos

O Narcóticos anônimos se trata de uma entidade que contribui ao tratamento de dependentes químicos sem fins lucrativos. Independente do teor, a organização ajuda essas pessoas a se livrarem desses químicos e reconquistarem a sua independência. Isso acontece durante as reuniões frequentes em que os membros se ajudam a permanecerem limpos.

Para alcançar essa meta de se abster das drogas é necessário vontade de vontade para resistir ao impulso. Nisso, é preciso acreditar que a sua recuperação é possível e que você possui a força necessária para alcançá-la. Quando isso encontra com os princípios trabalhados em terapia ou em casa, obviamente você ganha um reforço.

As ações da entidade são feitas voluntariamente sem qualquer ajuda de órgãos políticos de qualquer espécie. Assim sendo, doações para a organização sempre serão bem-vindas para que o trabalho seja continuado. Em relação ao ambiente, qualquer pessoa pode conhecer a entidade sem qualquer agendamento ou taxa para ser paga.

Sua origem e história

O Narcóticos anônimos nasceu nos anos 50 sendo uma variação do Alcoólicos anônimos em Los Angeles. Embora crescesse devagar, conseguiu vencer as suas barreiras e prosperar em diversas cidades até chegar na Austrália. Tanto que em 1983 é publicado o Texto básico, o que contribuiu à popularização do movimento de apoio.

Por meio da obra, o número de pessoas que aderiram ao programa aumentou em todo o planeta. Tanto que hoje está presente em todas as Américas, África, parte da Ásia e na Europa Ocidental e Oriental. Atualmente, em média, ocorrem 70.000 encontros dentro de 132 países.

A cidade de São Paulo foi a primeira a sediar um encontro do N. A. por um grupo criado em 1978. Na década de 90 o número de adeptos aumentou e os grupos brasileiros se juntaram à irmandade mundial da organização. Hoje em dia são feitos uma média de 4.200 encontros semanais em todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

Como participar?

A participação no programa Narcóticos anônimos só vai depender da sua vontade em se desprender do vício. Uma das imagens mais humanizadas do programa é o acolhimento natural entre os membros em cada reunião. A sua participação é gratuita e pode ir sempre que quiser e quanto mais participações, melhor.

Retomando o que foi dito parágrafos acima, é um trabalho voluntário sem qualquer ajuda de entidades e organizações externas. Assim, as doações e dinheiro são muito bem acolhidas para lidar com as despesas do local. Por exemplo, aluguel do espaço, suprimentos, entre outras coisas.

Para ajudar, as filiais do N.A. fazem feiras com vendas de livro e folhetos que contribuem para juntar fundos. Aqui existe um empenho para o ingresso de novos membros com as ações e informações públicas divulgadas. Sem contar que alguns dos participantes que se encarregam de divulgar e conversar sobre o trabalho em clínicas e presídios.

Um novo começo

O grupo Narcóticos anônimos, felizmente, possui uma excelente recepção por parte do público. Dentre tantas coisas, isso acontece também porque cada membro novo da organização é o indivíduo mais importante ali. Embora tenha muito a aprender com os veteranos, também pode ser capaz de ensinar algo.

Leia Também:  Sonhar com caixão: 7 significados

Algo que sempre deixam claro é que você fica isento de julgamentos e o seu passado não é pauta de conversa. Claro, isso inclui as substâncias utilizadas e que o tornaram dependente delas. O que eles querem saber mesmo é como a organização e você, juntos, podem lidar com isso.

As pessoas que voltam nas reuniões passam a mensagem de esforço quanto a se libertar do vício e querer liberdade.

Seus princípios

Os princípios do Narcóticos Anônimos servem de pilares para os membros necessitados buscarem apoio. São como pequenos lembretes em oração para que se mantenham no caminho da libertação de seus vícios. Para exemplificar, podemos citar alguns, como:

  • “O último estágio da liberdade é perder o estigma de ser um adicto”
  • “Só por hoje você não tem que usar nunca mais”;
  • “Já pagamos pelo direito a recuperação com a nossa dor”;
  • “Que através do desenvolvimento de um contato consciente com Deus, nenhum adicto, buscando recuperação, precise morrer sem chance de encontrar uma nova maneira de viver”;
  • “Viver este programa nos dá um relacionamento com um Poder Maior do que nós, corrige defeitos e nos leva a ajudar os outros”;
  • ” Nossas vidas estão em jogo, mas se colocarmos a recuperação em primeiro lugar, o programa funciona”;
  • “Praticando o programa de N.A., perdemos o medo do desconhecido. Somos libertados”;
  • “Três princípios espirituais são indispensáveis : honestidade, mente aberta e boa-vontade”;
  • “Quanto mais rapidamente nós encaramos nossos problemas na sociedade, no dia à dia, mais rapidamente nos tornamos membros aceitáveis, responsáveis e produtivos dessa sociedade”;
  • “Não podemos fazer tudo de uma só vez”;
  • “Insanidade é repetir os mesmos erros esperando resultados diferentes”;
  • “Queremos encarar nosso passado de frente, vê-lo como realmente foi e libertá-lo para podermos viver no hoje”.

Os encontros e reuniões

Há duas coisas simples a saber sobre as reuniões do Narcóticos anônimos:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Carro-chefe

As reuniões se configuram como o principal serviço dentro da organização. Porém, cada grupo atua de forma diferente quanto à própria administração seguindo as tradições da entidade. Além da literatura do programa, os princípios podem ser achados no Livro azul: Narcóticos anônimos.

Independência

Como aberto parágrafos acima, os grupos do N.A. são de maioria independente e desvinculados de órgãos governamentais. Dessa forma, não existe um espécie de hierarquia entre eles, de modo que devam se reportar para outra unidade de forma obrigatória. Assim, dão oportunidades de qualquer pessoa necessitada participar das reuniões e compartilhar suas experiências.

Endereços e contato

O site https://www.na.org.br/grupo é o caminho mais acessível que você pode ter para entrar em contato com o Narcóticos Anônimos online. Isso porque você pode encontrar um grupo mais próximo à sua casa ou trabalho filtrando a pesquisa por estado e cidade. Ademais, também verá datas de eventos, dados públicos, contatos, espaço para membros ou deixar seus donativos.

Considerações finais sobre narcóticos anônimos

O programa Narcóticos Anônimos é de suma importância para pessoas adictas se livrarem de seus vícios e caminharem à recuperação. Felizmente, desde a criação, foi muito bem acolhido, sendo expandido com o tempo e se espalhado pelo mundo. Assim, hoje a organização é reconhecida como um lugar onde qualquer pessoa necessita de ajuda pode se sentir acolhida e em segurança para trabalhar suas dificuldades.

Leia Também:  Como manter a calma: 10 dicas para situações extremas

Caso seja você ou alguém bastante querido o necessitado de ajuda, encontrará um ambiente favorável à libertação e recuperação de vida. Independente do que tenha feito ou usado, o que valerá a partir daqui será a sua iniciativa em refazer sua história.

Além do N.A. um caminho que ajuda na sua reconstrução pessoal é a iniciação em nosso curso 100% online de Psicanálise. Com o autoconhecimento adquirido entenderá as nuances que impedem de ter uma vida sadia. Ademais, explorará seu potencial de crescimento. Junto ao grupo Narcóticos Anônimos, a Psicanálise pode reformular a sua jornada e garantir possibilidades maravilhosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezoito =