necessidades emocionais

Necessidades emocionais básicas: as 7 principais

Posted on Posted in Uncategorized

Muito se fala sobre necessidades físicas, mas você sabe de quais necessidades emocionais precisa para ser uma pessoa saudável? Falaremos sobre as principais neste artigo. Confira!

O que são necessidades emocionais?

Em linhas gerais, são necessidades comuns a todos os seres humanos e garantem um desenvolvimento emocional saudável. 

Comentamos mais acima que necessidades físicas costumam fazer parte da pauta de quem está à procura de bem-estar. Assim, é comum se concentrar na importância de fazer exercícios físicos, se alimentar a partir de uma dieta nutritiva e dormir bem. 

No entanto, além de focar nessas coisas que de fato fazem bem para o corpo, também é necessário dar atenção ao nosso emocional. 

Nesse contexto, quem chamou a atenção ao usar o termo “necessidades emocionais” foi o psicoterapeuta Jeffrey Young. Falamos sobre suas principais contribuições para o estudo do comportamento humano em seguida.

As necessidades emocionais na Terapia do Esquema, de Jeffrey Young

Para Jeffrey Young, todos os seres humanos precisam satisfazer determinadas necessidades emocionais para terem uma boa saúde psíquica. Ademais, para ele, essas necessidades são supridas a partir de vínculos, ou seja, relacionamentos.

Assim sendo, fica evidente a necessidade de nascer e crescer em um lar saudável, de modo que cada criança obtenha dos pais e responsáveis um primeiro contato saudável com outros seres humanos.

Ao longo da vida, conforme cada pessoa se desenvolve e entra em contato com novos indivíduos, esses novos participantes da vida também contribuem com a saúde psíquica de seus relacionamentos por meio da satisfação das necessidades emocionais.

Terapia do Esquema

A Terapia do Esquema é quem consolida os pensamentos de Young. Dentro deste panorama, os esquemas podem ser compreendidos como contextos adaptativos ou desadaptativos que desembocam em padrões de comportamento diferentes.

Quando uma pessoa nasce em um lar amoroso e desenvolve bons relacionamentos com seus pais, colegas e sua comunidade, diz-se que ela está inserida em um esquema adaptativo. Assim sendo, essa pessoa possui uma tendência a lidar com a vida de forma equilibrada e sadia.

Porém, por outro lado, quando uma pessoa é privada da oportunidade de desenvolver vínculos saudáveis com as pessoas desde a tenra infância, ela lidará com a vida usando de recursos comportamentais problemáticos.

Conheça agora as 7 principais necessidades emocionais de que todo ser humano precisa!

Agora que você já sabe o que é uma necessidade emocional e como ela pode afetar nosso comportamento, confira abaixo quais são as necessidades emocionais básicas. Contemplamos algumas das previstas por Jeffrey Young na Terapia do Esquema, entre outras.

1 – Afeto

Imagine nascer e crescer em um contexto em que não há afeto. 

Para resumir, o afeto é um sentimento terno de afeição que uma pessoa nutre pela outra. Assim, quem nasce em um ambiente afetuoso sabe desde cedo o quanto sua vida é preciosa e importante.

Parece óbvio que todos devam receber esse tipo de sentimento pelo menos dos pais e cônjuges, mas não é o que se observa na prática em muitos lares.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Ademais, o afeto é a linguagem do carinho e do toque físico. 

    Pessoas precisam de contato físico por vários motivos e, privá-las dessa necessidade pode ser prejudicial para seu comportamento na infância ou na vida adulta.

    Leia Também:  O caminhar do processo de psicanálise e sua importância para a cura

    2 – Respeito

    O respeito está entre as mais importantes necessidades emocionais, mas é extremamente subestimado, principalmente na infância.

    Veja que a discussão de Young trata da importância de ter necessidades satisfeitas desde o relacionamento com os pais. 

    Essa satisfação se constrói no vínculo, porém é mais comum encontrarmos exigências quanto ao respeito que as crianças devem prestar aos adultos que exigências que garantam o respeito à integridade da criança, que também é importante.

    Infelizmente, vemos com frequência casos de violência infantil nas esferas sexual, física e moral, só para citar alguns exemplos.  

    3 – Autonomia

    A autonomia diz respeito ao desenvolvimento de capacidades que levem à dependência. Muitas crianças e adolescentes são privados do poder de se desenvolverem ao ponto de se transformarem em adultos autônomos e independentes. 

    É evidente que tolher essa capacidade, isto é, não permitir que essa necessidade emocional se desenvolva é prejudicial.

    4 – Autocontrole

    O autocontrole também está entre as principais necessidades emocionais humanas porque trata da capacidade de o ser humano dominar os próprios impulsos. 

    É interessante analisar que essa não é uma capacidade que se desenvolve facilmente na solidão. De fato, pessoas são importantes para essa etapa da construção do domínio próprio.

    Veja que é no tratar com o outro que aprendemos a não falar tudo o que vem à mente e não agir com violência quando ouvimos algo de que não gostamos. 

    No entanto, muitas pessoas não são incentivadas a aprenderem esse tipo de lição, levando o hábito de agir emocionalmente e sem controle por toda a vida adulta.

    5 – Aceitação

    Não podemos deixar de dar destaque à necessidade emocional de sentir-se aceito em uma ou mais comunidades. Na infância, ter aceitação em ambientes como o próprio lar, a escola e a cidade em que se vive é muito importante.

    6 – Autoestima

    Falaremos agora de uma das necessidades emocionais que parece uma responsabilidade individual, mas que também se constrói nos vínculos que formamos ao longo da vida. 

    Estamos falando da autoestima, isto é, a capacidade de avaliar-se e tirar conclusões positivas ou negativas sobre quem se é.

    Essa capacidade nasce dos vínculos que formamos porque nossos padrões se formam, pelo menos inicialmente, pelos pontos de vista das pessoas que constituem nosso grupo de referências.

    Não nascemos com uma programação prévia que nos permita avaliar algo como bom ou ruim. Extraímos nossos critérios do contexto que nos forma.

    7 – Autorrealização

    Por fim, destacamos como necessidade emocional a capacidade de refletir sobre quais são as suas capacidades ou habilidades.

    Não é difícil imaginar que em um ambiente abusivo e disfuncional, saber do que somos capazes se torna uma tarefa muito mais árdua. 

    Vale a pena destacar que essa não é uma ideia determinista, segundo a qual ambientes disfuncionais necessariamente geram pessoas problemáticas. 

    O ponto aqui é que tais contextos favorecem uma percepção distorcida sobre as pessoas que pertencem a ele, principalmente desde a infância.

    Considerações finais sobre as necessidades emocionais básicas do ser humano

    No artigo acima, você aprendeu sobre as necessidades emocionais básicas de que todo ser humano precisa para ter uma boa saúde psíquica. 

    Além disso, te apresentamos à Terapia do Esquema de Young e, a partir dela, comentamos como a falta de cada necessidade pode gerar problemas para a vida adulta.

    Se este tema das necessidades emocionais te interessou, não deixe de conferir outros artigos semelhantes que temos aqui no blog. Ademais, confira a grade do nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online para aprender mais a respeito de comportamento humano!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *