Você sabe o que significa progressista? Por isso, venha confir agora o nosso post para saber mais sobre esse assunto. Não perca!

Progressista: significado, conceito e sinônimos

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Você sabe o que é progressista? Pois, embora escutemos esse termo em alguns contexto, a definição exige compreender melhor a origem e a utilização da palavra. Por isso, confira o nosso post para saber mais sobre esse assunto.

Índice de Conteúdos

Saiba mais sobre progressista significado

Desse modo, compreenderemos melhor qual é o significado da palavra progressista. Sendo assim, o termo está relacionado a um conjunto de ideias éticas, filosóficas e econômicas. Esses pensamentos tem como base o avanço em várias áreas para o aperfeiçoamento da condição humana.

Ademais, no âmbito da política, o significado de progressista, segundo o dicionário online Dicio, tem ligação com o movimento de esquerda. Além disso, o progressismo promove valores como igualdade e liberdade, pois tem uma ligação com o iluminismo.

Sinônimo de progressista

Algumas palavras são sinônimos de progressista, tais como:

  • inovador;
  • vanguardista;
  • reformador;
  • revolucionário;
  • avançado;
  • moderno.

A relação entre o Iluminismo e progresso

Nesse sentido, o iluminismo e o progresso tem muito em comum. Isso porque esse movimento intelectual do século 18 defendia que o progresso era algo fundamental para a razão humana. Vale ressaltar que nesse período, a doutrina cristã dominava a Europa e todo o ocidente.

Por conta disso, as ideias iluministas tinham como base uma revolução filosófica. Logo, os efeitos do iluminismo são sentidos até os dias atuais. Sendo assim, algumas mudanças que ocorreram por conta desse movimento foram:

  • términos de regimes absolutistas, ou seja, o poder total na monarquia;
  • surgimento de democracias modernas;
  • fim do mercantilismo;
  • razão e ciência como centro do pensamento e não mais as ideias religiosas;
  • Estado laico.

O positivismo também influenciou o progresso

Desenvolvida pelo Auguste Comte no século 19, o positivismo foi visto como uma adoção bem radical dos valores que o iluminismo propõe. Além disso, o positivismo explica que a ciência é essencial para os progressos sociais. Pois, ela é a única fonte do conhecimento humano.

Dessa forma, os adeptos ao positivismo chegaram até mesmo a criar uma nova religião: a religião da humanidade. Aliás, há ainda hoje no Brasil uma Igreja Positivista. Só por motivo de curiosidade, o lema “Ordem e Progresso”, inscrito na nossa bandeira nacional, foi influenciado pelo positivismo.

Leia Também:  O mistério na frase: “Ser ou não ser, eis a questão”

Então, quais são as diferenças entre o progressismo e o conservadorismo?

Nesse sentido, as duas vertentes são bem diferentes, uma tem um caráter mais reformista e o outra preza o tradicional. Outro aspecto bastante fundamental dessa contraposição é que ambas querem ser norteadoras nas mudanças sociais.

Enquanto o progressismo acredita que é a razão, o conservadorismo crê na tradição e na fé. Além disso, os dois discordam quando o assunto é a velocidade que as mudanças precisam ocorrer. Porque, para os progressistas, essas alterações precisam ser intensas e rápidas. Logo, difere dos conservadores.

Afinal, o progressismo é de esquerda ou de direita?

Por estar muito associado à luta dos direitos sociais em prol das minorias, o progressismo está mais relacionado com a esquerda. Contudo, vale ressaltar que embora tenha muitas semelhanças, o progressismo não é uma doutrina de esquerda.

Isso porque esse movimento pode ser adotado em outras vertentes políticas. Por exemplo, a política liberal quando se manifesta de forma contrária à colocação autoritária de uma ordem social tradicional.

Então, o que é ser uma pessoa progressista?

Em geral, uma pessoa progressista é a favor de transformações políticas, das reformas sociais e do progresso. Então, é uma pessoa que defende o progresso político e social.

Aliás, as pessoas progressistas estão vinculadas a algum partido político. Já que esses indivíduos acreditam em suas ideias e desejam colocá-las em prática. Portanto, são vistos como agentes de mudanças.

Educação progressista: algumas teorias

O termo progresso é empregado em vários âmbitos da nossa sociedade, bem como na educação. Sabemos que o ensino é uma experiência muito importante para a nossa formação humana e cidadã. Por conta disso, há várias tendências de ensino e uma delas é a educação progressista.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Desse modo, dentro dessa vertente progressista, há três segmentos:

    • progressista libertária;
    • libertadora;
    • crítico-social.

    Entretanto, cada uma possui características próprias e diferentes. Contudo, de modo geral, a educação progressista analisa o contexto social em que o estudante está inserido. Aliás, o aspecto político tem um papel na formação dos alunos. Logo, Paulo Freire é um dos principais nomes de tais ideias.

    1 – Escola progressista literária

    Essa escola acredita que a função do professor é orientar o aluno, sem impor ideias. Além disso, defende a linha de pensamento que ao formar uma consciência política nos estudantes, essa ação resultará em uma conquista social.

    2 – Escola progressista libertadora

    Já essa escola acredita que é necessário uma educação horizontal, onde tanto o professor quanto o aluno têm papéis fundamentais no processo de aprendizagem. Aliás, segunda essa ideia, a educação é a única forma de mudar a realidade social, sendo que os conteúdos são retirados do cotidiano dos alunos.

    3 – Escola progressista crítico-social

    Por fim, falaremos agora da escola crítico-social. Essa ideia acredita que o grupo trabalhador possui o direito do saber. Por conta disso, a escola é como uma arma de luta contra as opressões, uma forma de formar essa classe de maneira social e política.

    O progresso em outros aspectos na nossa vida cotidiana

    Não é muito difícil de encontrar aspectos do progresso na nossa vida, afinal temos esse termo na nossa bandeira. Além disso, só hoje podemos fazer tantas coisas por meio da tecnologia, foi por conta de pessoas progressistas que acreditaram e apostaram nas suas ideias.

    Leia Também:  Consciência Pesada: o que é, o que fazer?

    Isso porque, elas defendiam o avanço tecnológico e a ciência. Contudo, o progresso não é algo abstrato, pois está presente no nosso dia a dia. Sendo assim, trouxemos algumas frases sobre o tema para refletir melhor sobre esse termo. Por isso, confira a seguir!

    “O progresso é impossível sem mudança. Logo, aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.” (Autor: George Bernard Shaw)

    “A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória. Mas o progresso.” (Autor: Joseph Joubert)

    “O progresso do homem não é mais do que uma descoberta gradual de que as suas perguntas não têm significado.” (Autor: Antoine de Saint-Exupéry)

    “A parte mais importante do progresso é o desejo de progredir.” (Autor: Sêneca)

    “O progresso nos dá tanta coisa que não nos sobra nada nem para pedir, nem para desejar, nem para jogar fora.” (Autor: Carlos Drummond de Andrade)

    “A personalidade criadora deve pensar e julgar por si mesma. Porque o progresso moral da sociedade depende, de forma exclusiva, da sua independência.” (Autor: Albert Einstein)

    “O progresso não é mais do que o desenvolvimento da ordem.” (Autor: Auguste Comte)

    “Se queremos progredir, não devemos repetir a história. Mas fazer uma história nova.” (Autor: Mahatma Gandhi)

    Considerações finais sobre o que é ser progressista

    Para entender mais sobre o termo progressista, conheça o nosso curso de Psicanálise Clínica. As nossas aulas são online e com os melhores professores do mercado. Aliás, você terá acesso a um ótimo conteúdo que te ajudará a entrar na sua nova jornada de autoconhecimento. Então, inscreva-se já e comece ainda hoje!

    One thought on “Progressista: significado, conceito e sinônimos

    1. O pilar inicial de toda ideologia deveria ser o progresso. Nós sabemos que todas dizem isso, mas também sabemos quem realmente coloca em prática. Parabéns pelo artigo, irei recomendar.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *