noções básicas de Psicanálise

Noções básicas de Psicanálise: começando do zero

Posted on Posted in Psicanálise, Teoria Psicanalítica

Entender a Psicanálise pode necessitar de um esforço maior daqueles que a enxergam pela primeira vez. Contudo, existem formas e caminhos mais simples para que venhamos a compreender sua estrutura e propósito em nosso mundo. Tendo isso em vista, vamos conhecer o livro de Charles Brenner, Noções básicas de Psicanálise, e aprender de forma simples com ele.

Sobre o livro

O livro Noções básicas de Psicanálise surge para explicar de forma acessível o trabalho psicanalítico de Freud. Com isso, conceitos complexos ganham uma roupagem mais unilateral para entendimento de pessoas leigas. A quem busca adentrar nesse ramo, a obra é altamente recomendada pelos leitores.

Contudo, é preciso que haja concentração por parte do leitor, já que a volta em capítulos anteriores é necessária. Os temas apresentados fogem um pouco da didática comum, o que dificulta fazer uma pesquisa detalhada por cada tema. Por isso que se valer de um bloco de anotações ou qualquer outro tipo de auxílio é útil nessa busca.

Ainda assim, os capítulos complementares entregam resumos concentrados a respeito dos capítulos anteriores. Nesse caminho, você terá um acervo pessoal básico para mapear um dos maiores projetos do processo de Freud. Não apenas dele, mas também de Anna Freud, Hartmann e Kris e Loewenstein.

Objetivos

Noções básicas de Psicanálise: introdução à Psicologia psicanalítica não é apenas um resumo de Psicanálise. O projeto abrange projeções e aplicações possíveis com os conhecimentos contidos em seu interior. A partir disso, se objetiva a:

Trazer interpretações

Existem diversas abordagens distintas dentro da Psicanálise e números não são nada se não pudermos ler. Nisso, a obra consegue trazer interpretações sadias a um entendimento mais fácil. Não apenas isso, mas também aplicações clínicas atuais.

Guia

O livro também possui a função de orientar os leitores sobre a teoria psicanalítica de Freud. Além de resumir, ele indica os caminhos a serem percorridos na construção desse conhecimento em específico. Para quem não sabe por onde começar, é um excelente indicador de leitura.

Entendimento do campo emocional

As emoções estão bem longe de serem vistas como formas brutas do jeito que são. Compreender os complexos emotivos de cada paciente se torna uma conquista a mais para ser alcançada. Isso é vital principalmente aqueles que trabalham com pesquisa e aplicação científica.

Impacto cultural psicanalítico

No livro Noções básicas de Psicanálise, Charles Brenner carrega um papel importante para a entrada de novos adeptos à Psicanálise. A forma como reduz um trabalho complexo, mas sem ser vulgar nisso, incrementa adequadamente a sede de saber dos leitores. Dessa forma, qualquer interessado pode ter acesso à teoria.

Por causa disso que a obra está localizada no pilar básico de acesso ao conhecimento. Isso significa que um interessado em Psicanálise pode e precisa ler ela assim que começar os seus estudos. Aqui se inclui a certeza de que é um excelente material de referência, aprendizado e complemento ao conhecimento que já possui.

Ao fim, fica bastante claro que o leitor tem acesso à compreensão de diversas formulações terapêuticas em suas estruturas. Essa abertura vai permitir que ele entenda a proposta, função e objetivo de cada ideia e trabalho.

Procurando auxílio

Certo, já deixamos bem claro que Noções Básicas de Psicanálise possui uma proposta de acessibilidade. Qualquer pessoa interessada em se aprofundar no assunto pode compreender no devido tempo as propostas apresentadas. Porém, buscar auxílio nesse exercício pode ser uma saída para obter um resultado mais fluido em leitura.

Leia Também:  Conceito de Psicanálise

Para isso, o uso de um dicionário de Psicanálise pode ser bastante útil para refinar os seu estudos. Se for possível, tente consultar a orientação de alguém entendido na área para que escolha o mais adequado a essa leitura.

Ademais, é cabível esclarecer que esse livro de introdução à Psicanálise possui algumas edições. Na hora de adquirir o seu exemplar, tente encontrar a quinta edição da obra. A mesma possui uma revisão que permite uma leitura mais fácil do livro, mesmo que precise de dedicação por parte do leitor.

Confiança

Desde o seu primeiro lançamento que Noções Básicas de Psicanálise tem sido visto como padrão introdutório da Psicanálise. Diversos estudiosos utilizam do material para ajudar novos adeptos a se familiarizarem mais rápido com a Psicanálise. Tanto que o livro foi traduzido em diversas línguas, totalizando nove até o momento.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

O autor se dedicou a fazer uma revisão bem estruturada do seu texto original a fim de refinar o projeto. Tanto que conseguiu deixar as propostas mais claras e precisas dos conceitos utilizados. Sem contar o aumento e atualização das leituras sugestivas no fim do texto, bem como biografias.

Por fim, incrementou dois capítulos novos. Enquanto o primeiro descreve o papel do inconsciente em nosso cotidiano, o segundo fala sobre as contribuições psicanalíticas ao conhecimento. Assim fica mais fácil prever tendências do momento e áreas a serem exploradas.

Quem se beneficia?

De modo geral, Noções Básicas de Psicanálise é direcionado a qualquer pessoa interessada em se aprofundar na Psicanálise. Contudo, alguns indivíduos e cenários se beneficiam mais rapidamente por aplicarem esse estudo na prática. São eles:

Instituições de ensino

Universidades, faculdades e outros centros de ensino superior utilizam esse trabalho como texto oficial em suas aulas. Nisso, estudantes já têm estabelecido diretrizes necessárias ao desenvolvimento social e terapêutico em sala.

Profissionais da saúde

Pessoas que estudam o comportamento podem buscar referências sempre que necessário nessa obra. Aqui se inclui psicólogos, psiquiatras, médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais. Caso um estudioso do comportamento humano queira levantar hipóteses sadias e válidas, aqui está o caminho.

Público aprendiz

Em palestras, é perfeitamente adequado fazer uso desse livro para abraçar quem está chegando agora na Psicanálise. Além de facilitar a propagação dos ensinamentos, a comunicação interna e externa é aprimorada.

Dica

Pedimos que preste atenção especial a, pelo menos, os cinco capítulos iniciais de Noções Básicas de Psicanálise. Isso porque todos os leitores concordam que os postulados mais importantes da teoria freudiana estão neles. Se possível, tome nota para conectar com o que vem depois.

Considerações finais sobre Noções Básicas de Psicanálise

A grande proposta de Noções Básicas de Psicanálise é diminuir a complexidade e tornar compreensível um rico conhecimento à maioria. Isso significa que pessoas mais leigas podem desenvolver uma base segura para compreender de vez os princípios básicos da Psicanálise.

Ainda assim, não pense que essa familiarização torna todo o conteúdo mais banal ou pobre, nada disso. Pense nisso em como aprender um novo idioma e nas possibilidades que traz à sua vida.

Para que aproveite melhor a leitura e aplicação da obra, se inscreva em nosso curso de Psicanálise Clínica totalmente online. Através dele, entenderá as estruturas terapêuticas e como são válidas para aprimorar a sua própria vida e a dos demais. Noções Básicas de Psicanálise será um item valioso na sua estante. Contudo, aprenda mais sobre essa área encantadora conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =