sentimentos inversos

Sentimentos inversos: significado em psicanálise

Posted on Posted in Psicanálise, Teoria Psicanalítica

Em relação à própria vida, todos nós temos perspectivas diferentes em torno de um mesmo objeto. Com isso, reações adversas podem surgir, gerando um conflito caso não haja maturidade entre os indivíduos. Entenda melhor o significado de sentimentos inversos na Psicanálise e como trabalhar com essas diretrizes.

Sentimentos inversos: o que significam?

Podemos afirmar que sentimentos inversos são reações sentimentais adversas de vários indivíduos a um mesmo objeto. Todos nós temos uma visão pessoal da vida com base na criação que recebemos ao longo do nosso desenvolvimento. Por meio de nossas experiências pessoais, chegamos a conclusões únicas sobre um evento.

Naturalmente, embora sejamos semelhantes em muitos aspectos, ninguém terá a mesma opinião que nós e defenderá apenas o nosso ponto de vista. Desse modo, precisamos compreender que a estrutura emocional e psíquica de tal pessoa a ajudou achegar nessa conclusão. Nesse caminho, vamos evitar levantar conflitos sem necessidade e futuro.

Ademais, é preciso ressaltar a natureza sadia de se ter sentimentos inversos em relação a um mesmo ponto. Isso porque a conversa posterior pode esclarecer alguns fatos importantes e que tenham ficado subentendidos, gerando má interpretações no outro. Qualquer mal entendido fica livre de dúvidas e qualquer outro encobrimento.

A natureza intransferível dos sentimentos

Como aberto linhas acima, os sentimentos são de natureza pessoal e moldados de acordo com a nossa história. Por conta disso que não podem ser replicados com perfeita exatidão em todas as pessoas. Desse modo, os sentimentos inversos surgem como uma forma de transportar a natureza pessoal interna construída com o tempo.

Esse, aliás, é um excelente modo de conhecer alguém que não se expressa tão ativamente no cotidiano. As reações dele a determinados elementos podem dar pistas de como ele é em sua verdadeira essência. Esse caminho pode ajudar a se aproximar de alguém com base em elementos comuns de sua preferência.

De um modo geral, fica a premissa de que cada um de nós merece nossa particularidade sentimental.

Cabeças e corações são diferentes

Uma das maiores lições trazidas aqui sobre os sentimentos inversos é de que cada cabeça e coração funciona de modo diferente. Ressaltamos esse ponto porque muitas pessoas estão dispostas a tentar mudar as outras, principalmente nos relacionamentos.

Cada sentimento que uma pessoa nutre é exclusivamente dela, pessoal e pilar de sua persona. A individualidade se mostra importante na sua construção emocional, mental e social. Esse aspecto é importante para a construção de sua saúde sistêmica e interação consigo e com o mundo.

A intervenção dos pais

Muitos pais educam seus filhos de acordo com diretrizes muito estritas, quase que como um condicionamento. Nisso, procuram moldar a personalidade das crianças para que estas correspondam aos desejos e ambições deles. Contudo, esse tipo de condicionamento entra em choque com a criança porque esta já mostra capacidade de se expressar independentemente.

Como resultado, surgem divergências que complicam a educação desses jovens e interação com os pais. Os mesmos se mostrarão mais rebeldes e agressivos quando seus genitores tentarem qualquer tipo de aproximação. Nisso, os próprios pais precisam entender que os filhos farão e sentirão escolhas de um modo particular.

Por conta disso que o diálogo se mostra vital para fazer o acompanhamento do desenvolvimento das crianças. As atividades comuns das crianças podem servir de parâmetro para que os pais olhem como estas estão evoluindo. Porém, isso se trata de observação, e não uma intervenção, se os sentimentos dela não a prejudicarem.

Leia Também:  Atos falhos: significado e exemplos na Psicanálise

Exemplos

Existem diversos exemplos para trazer à tona a ideia prática do significado de sentimentos inversos. O cotidiano é um verdadeiro mapa de situações onde essas divergências comuns acontecem. Por exemplo, vemos isso na:

Leitura de um livro

Quem nunca leu o mesmo livro que outra pessoa próxima e teve uma reação bastante diferente quanto ao final da obra? Essa situação mostra perfeitamente como os sentimentos inversos podem surgir e se manifestar com base nas escolhas pessoais de cada um. O que pode ser um bom desfecho para mim pode não ser para você e, nesse caso, tudo bem.

Cenário político

Cada um de nós pode reagir de maneira distinta ao cenário político que se manifesta no Brasil ao longo dos anos. Enquanto alguns concordam com os caminhos tomados, outros se sentem violentados pelos princípios que carregam. Aqui, a discussão pode se instaurar por diversos motivos, incluindo:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

  • jogos de poder,
  • lado pessoal,
  • interesse coletivo.

Maternidade

Muitas mulheres se manifestam de uma pessoal sobre a maternidade com base nas histórias de vida que tiveram. Uma parte delas se sente inclinada e confortável sobre pensar nisso, mas a outra tem seus questionamentos e vontades. Neste caso em específico, somente cabe a elas, sem a interferência dos homens, decidirem se querem ou não serem mães.

Sem motivos para conflitos

Quando se trata de sentimentos inversos expressos de maneira pública, alguns conflitos podem surgir. Cada um de nós reflete uma mesma situação de maneira diferente e a forma como colocamos externamente isso pode incomodar o outro. Aos menos preparados, uma discussão pode se iniciar naquele exato momento.

Em parte, essas pessoas não conseguem deixar de levar a questão em si ao lado pessoal. Guardam o episódio internamente pois interpretam isso como um ataque direto aos seus valores e costumes. Claro, isso pode acontecer, mas a maturidade e sensibilidade em separar as coisas pode evitar brigas sem sentido.

Desse modo, entenda que cada um tem a liberdade de sentir, experimentar e emitir suas impressões e sentimentos. Sem contar que o “bota para fora” contribui para a saúde, de maneira que o indivíduo não crie uma represa de suas emoções.

Como trabalhar os sentimentos inversos?

Os sentimentos inversos podem causar um desconforto, a depender da situação em que se manifestem. Nesse caminho, a fim de evitar desavenças, é preciso se abrir ao diálogo e dar espaço ao outro. Ninguém é obrigado a dar justificativas a ninguém, nada disso, mas alguns elementos são necessários ao convívio, como:

Respeito

Nós precisamos dar ao outro o direito de respeito que ele merece, independente de concordarmos ou não. O mesmo precisa ter a sua liberdade em se expressar e trazer à tona tudo aquilo que ele guarda. Da mesma forma em que permitiu isso a ele, você também terá a chance de se expressar e ter respeito por isso.

Compreensão

Por quais motivos essa pessoa pessoa demonstrou tal reação em frente ao mesmo objeto que eu? Compreender os motivos desse indivíduo pode nos ajudar a ter uma ideia mais clara da vida que teve. Ademais, precisamos levar em conta o contexto, já que muitas pessoas têm dificuldades em tornar públicas suas reações por medo de julgamento.

Debate saudável

Debates são necessários na medida em que se precisa levantar conversas a respeito de um mesmo tema. Neste ponto, podemos colocar as nossas impressões de forma sadia e entender a dos outros sem qualquer conflito. Encerrada, cada um pode refletir sobre a situação e, se for válido, agregar algo para si mesmo.

Leia Também:  Multiplique resultados e relacionamentos: 15 dicas

Considerações finais sobre sentimentos inversos

Os sentimentos inversos são resultados dos aspectos envolvendo o crescimento e desenvolvimento de uma pessoa. Com base neles, podemos identificar os pilares que formam a sua construção interna para que possamos compreendê-lo.

É preciso deixar claro que as reações a determinados objetos precisam ser respeitadas pois condizem com a educação desse indivíduo. Nisso, ele tem todo o direito de gostar ou não de algo, claro, se isto não ferir os demais. Com respeito, teríamos maior entendimento sobre o coletivo e como viver de maneira mais harmônica.

Para que encontre as suas próprias formações, que tal se inscrever em nosso curso de Psicanálise 100% online? O curso se mostra como a abertura para que você possa trabalhar em si mesmo, fazendo com que atinja o seu potencial por meio do autoconhecimento. Dessa forma, poderá trabalhar seus sentimentos inversos e compreender de vez a sua matriz interna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + seis =