O Poder do Agora: resumo essencial sobre o Livro

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Boa parte dos seres humanos carrega uma perspectiva um tanto equivocada em relação à vida. Para muitos, o momento atual é apenas uma intersecção entre o nascimento e a morte, conduzindo a um caminho tortuoso. Confira uma análise do livro O poder do agora e veja como redirecionar a sua vida.

O poder do agora, por Eckhart Tolle

O autor de O poder do agora, Eckhart Tolle, confronta o que muitos pensam em relação à vida. Para ele, a vida é um ponto, condensando sua existência por si só nesse aspecto. Nisso, não se releva o que já se passou e nem o que ainda está por vir. Com isso, podemos fazer um contraponto à ideia de linha reta que tanto cultivamos.

Para Tolle, toda a existência é o agora e nada mais existe além dele. Ademais, segundo ele, nem nós existimos, já que fazemos parte de um outro plano. O que se passou se mostra como um conjunto de lembranças e o futuro nada mais é que expectativa. O centro é o aqui e muitos não visualizam isso.

Dessa forma, acabam sendo atormentados pelos componentes paralelos ao hoje. O passado nos tortura com cada erro que cometemos e ainda nos assombra. O futuro, por sua vez, é carregado pelo medo e pela incerteza de não saber o que nos espera. A cegueira em enxergar esses fatos consome a nossa felicidade.

As certezas de um tempo incerto

O poder do agora, em sua composição, remete aos ensinamentos católicos que muitas crianças recebem quando menores. Com isso, de forma indireta, aponta o comportamento que temos em vida visando o conforto pós-morte. Facilmente podemos encontrar alusões que remetam o sofrimento mundano objetivando um bem-estar futuro.

A maioria de nós escolhe voluntariamente mergulhar em um mar de sofrimento condicionado. Após nadar por anos e anos, podemos nos afogar tranquilamente porque seremos “bem amparados”. Todo o esforço que fazemos agora resultará numa vida acessível assim que estivermos mais velhos. Basicamente, vivemos para morrer bem.

Dessa forma, se torna bastante comum a perda do crescimento dos filhos em favor do trabalho, por exemplo. Alguns ainda tomam consciência disso, mas se perdoam porque o mal-estar tem um propósito. O trabalho que executa hoje protege um futuro ao qual tem certeza que participará. Contudo, quais as garantias que este tem de estar vivo até lá?

Empecilhos

O poder do agora é bastante incisivo quando fala que devemos nos nutrir do presente no presente. Ao nos imaginarmos no futuro, certamente poderemos nos frustrar em relação a ele. Por mais que trabalhemos continuamente, sempre haverá algo para surgir em nosso caminho. A surpresa nem sempre pode ser algo bom.

Além disso, focando exclusivamente em trabalhar para viver bem no futuro, acabamos não fazendo um passado. Embora este não deva ser o foco de esforço, precisamos experimentar. É necessário que tenhamos a concepção do que é a palavra prazer e como conquistá-lo. Caso contrário, nos tornaremos pessoas reprimidas existencialmente.

Por fim, e consequentemente, vem a tristeza e infelicidade natas a essa situação. A frustração acumulada por se mostrar incapaz de viver em seu próprio tempo só ajuda a acumular dores. Ao invés de se centrar no momento em que se encontra, fragmenta o próprio bem-estar em favor de algo incerto.

Leia Também:  Conheça a psicologia de Henri Wallon

O poder da prática

O poder do agora nos instrui a enxergar muito além da linha reta que se estabeleceu em nossas vidas. Com isso, devemos nos desapegar do sistema cultural e econômico aos quais fomos empurrados a participar. Embora isso não seja fácil de início, é perfeitamente possível se centralizar. Tal rota é conseguida por meio da:

  • Meditação

A meditação se mostra um excelente componente para que nós consigamos nos centralizar. A mesma funciona como um exercício adequado para a mente, fortalecendo a entrada de novas perspectivas em seu campo. Dessa forma, você passa a estar mais presente no agora. Quando o futuro chegar, se chegar, você vive ele.

  • Revisão

Outra forma de se alcançar isso é por meio de uma revisão na sua estratégia de vida. Para que você possa experimentar algo de forma verdadeira, é preciso averiguar se o mesmo está no agora. Independente do que seja, você e o objeto de desejo devem convergir em sentido temporal. Assim, ambos podem se tocar.

  • Realismo

Embora planejamento ao futuro seja indicado por qualquer pessoa, você também precisa se planejar quanto ao agora. Com isso, deve fazer um esforço contínuo e evitar ficar tão agarrado com o futuro. Evite ideias precipitadas e presumidas, diminuindo a chance de qualquer aproveitamento real.

Aplicação

Ainda que O poder do agora induza a uma mudança significativa de força de trabalho, como executá-la na prática? Existem diversos objetos a serem analisados e pensados em relação a nós. Mesmo que o livro não se aprofunde tanto nisso, conseguimos deduzir algumas saídas. Podemos citar:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    • Metas pequenas

    Quando se pensa em algo a longo prazo, jamais devemos fazer metas gigantescas. Isso porque a tarefa de realizá-las acaba sendo muito árdua e pouco satisfatória ao momento. Dessa forma, devemos mirar em objetos pequenos e um de cada vez. À medida em que fomos realizando uma meta pequena, podemos partir até a outra.

    • Sem afobação e foco

    Quando se constrói um projeto a longo prazo, a primeira etapa dele é pensar em metas menores. Após isso, se deve investir em um foco, de modo a mantê-las, e focados no agora. Essa simplicidade é que vai garantir que nós não fiquemos sobrecarregados.

    Considerações finais sobre O Poder do Agora

    O poder do agora exige que a gente esqueça a força que colocamos no futuro a passemos a morar no agora. Por conta disso, podemos usufruir de um estilo de vida mais adequado, sem focar exclusivamente no que ainda não chegou. Nossa prioridade deve ser o presente e se o futuro existir, será trabalhado em seu momento.

    Com isso, evite levantar hipóteses alimentadas apenas na especulação de que tudo estará bem como quer. Pode ser que você perca o que acontece agora e isso talvez possa te adicionar estruturalmente. Você só tem o agora para viver e não pode desperdiçá-lo com especulações.

    Conheça nosso curso de Psicanálise Clínica

    Outra excelente forma de se centralizar é com a ajuda de nosso curso 100% EAD de Psicanálise. Com a ajuda dele, você focaliza nas ações que tem tomado até aqui e que te impedem de ter uma vida mais plena. O autoconhecimento adquirido te fará executar seus esforços no presente, sem se preocupar demasiadamente com o futuro ou passado.

    Como nosso curso é online, você pode estudar quando e onde achar mais confortável. Dessa forma, tem mais flexibilidade para montar um plano de estudos mais adequado com sua rotina. Mesmo assim não fica só, já que nossos professores monitoram e acompanham o seu progresso. Com eles você pode encontrar todo o potencial que possui.

    Leia Também:  Os 10 livros de autoajuda mais vendidos da história

    Quando concluir o curso no seu tempo, garantirá a entrega do nosso certificado até sua casa. Assim, com ele poderá aplicar tudo o que aprendeu aqui em outras mentes que também buscam centralidade. Sendo assim, faça nosso curso de Psicanálise e descubra a resposta que tanto procura. Por isso, se ficou curioso sobre onde comprar o livro O Poder do Agora, saiba que ele é facilmente encontrado nas melhores livrarias online e físicas do país.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *