coaching pessoal

O que é coaching pessoal?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Cada vez mais contamos com nós mesmos e nossas habilidades de automotivação. Afinal, o que é coaching pessoal? A gente está tão acostumado a ouvir falar em coachs e sobre o que é coaching, que não percebemos que é possível aplicar esse processo em nós mesmos.

O processo de coaching é usado por muitas pessoas, seja de forma individual ou em grupo. Afinal, ele auxilia no desenvolvimento e tem impactos na vida pessoal e profissional da pessoa.

Esse auxílio costuma ser buscado quando algo na nossa vida não vai bem e nos desmotiva. A partir disso a gente te pergunta: você já pensou em ser um coachee?

O que é coaching

Coaching é um processo que conta com uma base científica e busca melhorar nossa qualidade de vida. Ou seja, o coaching foca no desenvolvimento de habilidades e competências especificas, voltadas para o aprimorar as ações do indivíduo.

A ação do coaching é feita por meio de sessões. Por isso, há sessões em grupo ou individuais. As primeiras sessões buscam identificar o problema do coachee para, então, ser criado o melhor plano de ação para ele.

O coaching, em linhas gerais, foca no autoconhecimento e na observação de aspectos comportamentais. Ou seja, isso explica a taxa elevada de sucesso em resultados de vidas melhoradas pelo processo de coaching.

Quem é o coach?

O coach, é o treinador. É a pessoa que vai ser a sua companheira nesse processo todo. É aquele que vai desenrolar para valer a sua vida. O coach é quem vai criar, junto com você, a melhor forma de te evoluir.

Assim, o coach é o treinador que vai organizar a sua vida. Ou, te ajudar a organizá-la.

Quem é o coachee?

O coachee é a pessoa que recebe o treinamento de coaching. Ou seja, é aquele que busca o coach para ser o “treinador” da sua vida. Nem sempre conseguimos dar um passo em direção à mudança que almejamos. E esse é o papel do coach.

O que é coaching pessoal

O coaching pessoal visa criar um aspecto de vida mais positivo. Ele atua na manutenção das crenças e valores de uma pessoa, reformulando a forma como ela irá alcançar e atingir metas e objetivos.

No caso do coaching pessoal, é observada a melhora da vida particular da pessoa, e não do efeito em grupo. Esse processo trabalha com o autoconhecimento em benefício da melhora da vida particular.

Dessa forma, o coaching pessoal transforma a percepção que temos de nós mesmos. Ele muda a nossa vida e nos projeta para a vida que desejamos ter. Por isso, é traçado um plano de ação específico para a pessoa, e não há a ação em grupo.

O que é coaching de carreira

Basicamente unidos pelo mesmo processo, há diferenças. É preciso saber que coaching pessoal e coaching de carreira não são a mesma coisa. O coaching pessoal lida com aspectos gerais e motivacionais da vida da pessoa.

Já o coaching de carreira visa aprimorar a carreira do coachee. Ele auxilia no melhoramento de habilidades de comunicação que podem tornar o indivíduo um líder. A mesma metodologia usada para o coaching pessoal, é usada neste caso.

Porém, o foco é a vida profissional da pessoa. São trabalhados aspectos como inteligência emocional, assertividade, ética, autoconfiança e relacionamento interpessoal etc. Ou seja, todas habilidades que focam no sucesso profissional do coachee.

Como funciona

Para saber mais sobre o que é coaching pessoal, é preciso entender como o processo funciona. O coach precisa entender o individuo para identificar o que bloqueia seu desenvolvimento. A partir disso, são aplicados os direcionamentos. E eles vão variar de uma pessoa para outra.

O coach se baseia em técnicas cientificamente comprovadas para auxiliar no processo de autoconhecimento da pessoa. Dessa forma, são trabalhados os aspectos que irão mudar a vida do coachee e fazê-lo chegar aonde quer. E, também, ser quem ele quer ser.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    É por isso que o processo de mudança, quando auxiliado por um coach, pode ser mais eficaz: ele nos impulsiona, nos motiva, nos faz seguir adiante. O coaching muda a visão que temos de nós mesmos e da nossa capacidade. Podemos ir sempre muito além!

    Leia Também:  Política perversa: a anatomia da perversão na política

    Coaching pessoal nos processos seletivos

    Agora que você entende um pouco mais sobre o que é coaching pessoal, saiba que você pode usar isso nas entrevistas de emprego. O processo de coaching transforma as pessoas. E é por isso que ele pode ser o diferencial ao disputar uma vaga.

    Uma vez que são aprimoradas habilidades interpessoais e de personalidade, é possível obter sucesso no mercado de trabalho com isso. Afinal, precisamos sempre nos reinventar em um mundo tão competitivo, onde o mínimo detalhe vai elevar o potencial do seu currículo.

    Nesse caso, além de trabalhar a sua autoconfiança, o coach vai treiná-lo a abandonar hábitos de comportamento que podem prejudicar na hora da entrevista. É possível conseguir o tão desejado emprego por meio dessa orientação focada.

    Benefícios

    O coaching pessoal pode trazer inúmeros benefícios para a nossa vida. Listamos, abaixo, alguns deles:

    • melhora da qualidade de vida.
    • melhora no processo de comunicação e expressão.
    • desenvolvimento da autoconfiança.
    • auxílio na busca pelo equilíbrio interior.
    • transformação profissional ou a conquista de um emprego.
    • controle e domínio sobre os aspectos negativos que podem comandar nossa vida.

    Coaching x Mentoring

    Coaching e mentoring, vale mencionar, são processos muito diferentes. Tanto no que diz respeito ao relacionamento quanto à duração do processo.

    No coaching, o coach trabalhará aspectos da sua vida até que a melhora seja concluída e você atinja seu objetivo ou meta. E nem sempre o processo é longo; em geral, ele não requer tanto tempo até a conclusão. Nesse caso, o coach e o coachee terão uma relação apenas profissional.

    No mentoring, o processo é mais duradouro, podendo durar anos ou a vida toda. Além disso, a relação com o mentor pode ser a de amizade ou familiar, não apenas uma relação profissional. Ou seja, é provável que o mentor seja uma pessoa que te conhece de maneira mais profunda.

    Conclusão

    A questão do autoconhecimento e do equilíbrio emocional é sempre pauta de fortes discussões. Tanto dentro das empresas, pensando no bem-estar dos funcionários, quanto em nossa vida pessoal. Por isso, a importância de saber o que é coaching pessoal e como é possível aplicá-lo.

    Fica cada vez mais difícil, no mundo em que vivemos, nos mantermos motivados. Já é difícil encontrar razões que nos impulsionem com tanta correria no nosso dia a dia. Por isso, o autoconhecimento é fundamental: precisamos saber o que nos faz feliz e o que nos motiva.

    E é com essa proposta que o coaching pessoal surge. Melhorar a nossa qualidade de vida, através do que nos motiva. Encontrar o equilíbrio emocional e gerenciar as tarefas diárias podem ficar ainda melhores e se tornarem mais eficazes com a ajuda desse processo!

    Para saber mais

    Se você gostou desse assunto, e gostaria de saber mais sobre o que é coaching pessoal, acesse nosso site e saiba mais sobre nosso curso de Psicanálise Clínica! Descubra como a psicanálise pode ajudar no processo de desenvolvimento do coaching. Mude sua vida e amplie seus conhecimentos com nosso curso online e com certificado! Seja o coach da sua vida!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.