O que é honra: significado

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

Neste artigo nós queremos falar um pouco com você sobre honra, um tema que desperta bastante curiosidade entre as pessoas. Há várias formas de falar sobre ele. Você já deve ter ouvido falar sobre honra na Bíblia, por exemplo. Ou até mesmo entre os samurais ou sobre crimes contra a honra de alguém.

No entanto, o que tudo isso significa afinal? Como esse tema pode ser abordado de tantas formas diferentes? Visto que não está muito claro, vamos falar um pouco sobre isso? No final, conta para gente sobre o que você já sabia sobre a isso, incluindo suas dúvidas e opiniões. Vai ser ótimo falar com você! Agora vamos ao artigo.

A honra segundo o dicionário

Segundo o dicionário a honra é um substantivo feminino e tem origem na palavra Honos (Latim).

Entre as definições que o dicionário apresenta, também podemos destacar:

  • Posição de destaque em algum grupo, trabalho, comunidade;

  • Característica ligada a castidade, ou seja, pureza;

  • Alguém que possua qualidades consideradas virtuosas.

Agora que já explicamos o que a palavra significa, é importante mencionar seus antônimos também. No dicionário, é desmérito, opróbrio e desmerecimento. Por outro lado, as palavras sinônimas são castidade, pureza, honradez, adoração, dignidade.

Conceito geral

Levando em consideração as definições mais acima, de modo geral o conceito de honra está associado ao comportamento de uma pessoa. Assim, quando a pessoa é bondosa, digna, valente e trabalhadora, ela é socialmente considerada uma pessoa honrada. Dessa forma, entendemos que quando a pessoa age de forma esperada pela sociedade, ela vai conquistar esse status.

Contudo, não são ações só em favor de si mesmo que qualificam um indivíduo, mas também como ele age de forma admirável em favor dos outros.

Tipos

Ao mesmo tempo que a honra parece ter muitas variações, também parece ser a mesma coisa. Você também sente isso? Afinal, o termo é um sentimento de valor, o que é muito subjetivo. Um valor, inclusive, conquistado ou mantido, como no caso da castidade.

Nesse contexto, podemos dividir a honra em dois tipos: a honra objetiva e a honra subjetiva. Mas o que é isso? Os significados desses termos podem ser entendidos como colocamos mais abaixo:

Honra Subjetiva: é o valor que a pessoa dá a si mesma. Ou seja, é o quanto a pessoa acha que ela é valiosa, honrada, pura. Trata-se da honra interior da pessoa;

Honra Objetiva: Esse tipo de honra é formada através dos valores que as pessoas atribuem ao outro. Portanto, esse valor passa pela maneira que a comunidades, amigos, familiares e, até mesmo, os desconhecidos veem a pessoa.

Os dois casos são fundamentados em valor pré-estabelecidos. Para a pessoa se sentir, ou ser considerada com honra, ela precisa passar pelo que acreditam ser a melhor coisa. Por exemplo, em relação a castidade, esse é um comportamento esperado entre os indivíduos mais tradicionais. É uma visão enraizada, entende? Assim sendo, o contrário, que é perder a castidade, para alguns não é um problema, mas a sociedade não vê isso como valor.

A título de exemplo, é interessante ver que, inclusive, a honra relacionada a castidade é mais ligada a mulher. A sociedade historicamente cobra que uma mulher mantenha sua honra, mas os homens não são tão cobrados. Você já ouviu alguém dizer que uma menina está desonrada ao passo que não se fala nada sobre o menino que estava com ela? Tal postura mostra que há mais cobrança em cima delas do que deles.

Isso pode ser aplicado a praticamente todos os comportamentos que validam uma pessoa como honrada.

Além disso, um tipo de problema está relacionado ao outro. Dessa forma, para você se considerar honrado, você precisa ser considerado honrado pelos outros.

Prestar honras e títulos de honra

Falando em ser reconhecido pelos demais, você já ouviu falar sobre prestar honras a alguém? Prestar honras é justamente a ação de homenagear alguém que teve um comportamento considerado valoroso.

Nesse contexto, vale a pena conhecer também o que significam os títulos de honra. Esses títulos distinguem pessoas que sejam reconhecidamente honradas na sociedade. São pessoas pertencentes a um meio social considerado “mais elevado”. Dentre os títulos estão por exemplo “Sua Alteza Real”, “Sua Excelência” e “Sua Majestade”.

Outro comportamento que leva alguém a ser considerado honrado é quando ele luta e/ou por bens comuns. Uma pessoa que morre pelo seu país em uma guerra, por exemplo, é uma pessoa que morre honrando seu país.

Ser honrado na Bíblia

Por outro lado, no que diz respeito à perspectiva da religião cristã, quem torna uma pessoa honrada é Deus. Afinal, na visão religiosa só Deus pode julgar. Assim sendo, só Ele pode garantir a honra e ajudar a mantê-la.

Dessa forma, como no tópico anterior, essa é uma característica alcançada através de ações honrosas. O ser humano tem determinadas atitudes que o garante como ser de valor.

Dentre essas atitudes podemos destacar duas que são sinaladas na Bíblia:


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


  • Honrar o outro: em Romanos 12:10 o ser humano é chamado a amar uns aos outros e honrá-los;

  • Honrar os pais: Na passagem de Êxodo 20:12 todos são chamados a honrar seus pais para assim prolongar sua vida na terra.

O código dos samurais

Nos países asiáticos, como por exemplo, o Japão, a honra é vista como um dever. Trata-se de um dever a ser cumprido pelos cidadãos comuns e pelos Samurais.

O código de honra samurai é nomeado por Bushidô. Contudo, ele considera não apenas um comportamento, mas todo o caminho que a pessoa trilha. Para os samurais, esse código era mais importante que as leis japonesas e o objetivo deles era ter uma vida e uma morte igualmente honrosas.

Nesse contexto, há 7 princípios que regem o código samurai. São eles:

  • Honestidade: o samurai não podia dizer que iria fazer algo e desistir. Ele precisa ir até o fim para cumprir sua palavra.

  • Lealdade: o dever fiel até o final com aqueles que ele se responsabiliza.

  • Compaixão: a responsabilidade de ajudar seus companheiros em todos os momentos.

  • Justiça: a consciência de que tudo o que fizer deve ser pensado a partir do que é certo e justo com todos. Não é algo que se espera dos outros, mas aquilo que ele faz.

  • Coragem: a postura de não ter medo de encarar a vida, mas sempre com cautela e inteligência.

  • Respeito: o dever de ser cortês com todos, até os inimigos. Isso porque o homem, para eles, se diferencia pela maneira como trata todos aos seu redor.

  • Honra: O único juiz a respeito da honra do samurai é ele mesmo. Ele precisa ter consciência de si e de suas escolhas.

Quando essa honra é perdida, a melhor forma de corrigir esse mal e recuperar a dignidade é a morte. Contudo, não se trata de uma morte qualquer, uma vez que a melhor forma é através de uma espada. Para os Samurais, a única forma mais honrada de morrer é por uma espada em um campo de batalha.

Lembra que falamos sobre ser honroso morrer pelo país? Neste caso, a honra também está em morrer lutando por uma causa.

Com a globalização, muitos países mudaram esse modo de retomar sua dignidade. No entanto, a honra persiste como uma característica muito valorizada. Assim, o foco das pessoas está mais em manter sua honra do que recuperá-la uma vez que esta seja perdida.

Crimes contra a honra

Há três tipos de crimes contra a honra: calúnia, difamação e injúria. Relembrando o tópico sobre os tipos de honra, podemos dividir os crimes entre dois tipos: a calúnia e a difamação são sobre a honra objetiva e a injúria é sobre a honra subjetiva.

  • A calúnia é fazer afirmações falsas ou desonrosas sobre alguém intencionalmente;

  • A difamação é quando alguém através de mentiras, comentários maldosos, busca diminuir a reputação de uma pessoa com a sociedade;

  • A injúria ocorre quando a difamação não é falada aos outros, mas para a própria vítima.

Todos esses crimes são passíveis de denúncia. Assim sendo, fique atento para observar se não há qualquer ocorrência deles ao seu redor.

O sentimento de honra

Por fim, podemos dizer que honra é um sentimento em relação ao caráter de alguém. Um sentimento que é construído e conquistado através de comportamentos esperados e admirados pela sociedade. Assim, trata-se de um título que dão a alguém. Um título que esperam que as pessoas alcancem.

Dessa forma, esse conceito pode variar em relação aos grupos sociais, mas não é algo que muda de um dia para o outro. O arquétipo de honra é algo enraizado e, de maneira geral, é algo ligado a ser bom. Mesmo que bom seja algo relativo.

Nesse contexto, vale considerar o quanto pessoas são prejudicadas psicologicamente no que diz respeito a expectativas relacionadas à sua honra. Assim, é importante que venham a tratar o modo como reagem frente a esse tipo de cobrança social, o que pode ser feito com a ajuda da Psicanálise. 

Portanto, se você quiser fazer um tratamento nesse sentido a nível pessoal, nosso curso de Psicanálise EAD será de grande valia. O mesmo se aplica caso você queira clinicar como psicanalista. Há muitas pessoas sofrendo com as expectativas alheias sobre sua honra. Assim sendo, o campo de trabalho é vasto e você terá a oportunidade de ajudar muita gente a se reafirmar.

 

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 15 =