o que é oneirofobia

Oneirofobia: medo de sonhos e de sonhar

Posted on Posted in sonhos

Aqueles pesadelos frequentes, sonhos imprevisíveis e até mesmo perturbadores, podem fazer com que a pessoa relute contra o sono, justamente pelo medo de sonhar. Em resultado, desenvolve, gradativamente, a chamada oneirofobia, que, basicamente, é o medo de sonhar.

Neste sentido, a pessoa desenvolve um medo irracional, involuntário, causando um transtorno que o impede, muitas vezes, de dormir. Ou seja, o medo domina a mente de uma tal forma que o sono, que era para ser um momento de tranquilidade, traz angústia e ansiedade.

Basicamente, fobias são medos desproporcionais e exagerados de coisas ou situações. Desse modo, têm reações de pânico e terror. As fobias podem resultar em diversos transtornos mentais, fazendo com que a pessoa leve uma vida com restrições, em razão do medo desmedido.

O que é oneirofobia?

Como falamos, a oneirofobia é caracterizada pelo medo de sonhar, quando então desenvolve-se uma fobia. Neste ínterim, a pessoa reluta contra o sono, justamente diante da imprevisibilidade de seus sonhos, frequentes e perturbadores.

Por oportuno, destacamos que a privação do sono provoca diversos problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais. Sobremaneira, não dormir acarreta consequências como:

  • transtornos mentais;
  • falta de memória;
  • cansaço mental;
  • aumenta o risco de diabetes;
  • diminuição dos reflexos;
  • aumento dos riscos de doenças do coração;
  • afeta o sistema imunológico.

Portanto, a oneirofobia, baseada o medo de sonhar, faz com que a pessoa tenha atitudes desesperadoras, que prejudicam sua saúde. Como, por exemplo, a pessoa tomar estimulantes para evitar o sonho profundo. Ou seja, tem apenas cochilos, fazendo com que os sonhos diminuam.

Significado de oneirofobia

Em suma, a oneirofobia é o medo que a pessoa tem de sonhar. Este termo é utilizado para descrever o fato de sentir medo, quando os sonhos são frequentes e persistentes. Em geral, esses sonhos tornam-se pesadelos apavorantes.

No sentido etimológico da palavra, oneirofobia vem de “onyrofobia”, que significa o “medo de sonhos”, “medo de dormir”.

Neste sentido, o termo surge quando a pessoa tem inúmeros sonhos ou sonha e tem pesadelos frequentes. Abalando, assim, sua mente, impossibilitando-a de dormir e descansar seu corpo.

Fobia de sonhar: principais sintomas

Afinal, como saber se é uma fobia? Ter medo ou ficar desconfortável por algo, ou situações, pode ser normal. Como, por exemplo, ter medo de baratas ou um desconforto de falar em público. Porém, isso se transforma em fobia quando o medo e ansiedade são frequente e exagerados.

Esclarecido este ponto, acerca da oneirofobia, além do medo desproporcional de sonhar, é identificado por sintomas, como, por exemplo:

  • tremores;
  • falta de ar;
  • ansiedade excessiva ao dormir;
  • pensamentos acelerados;
  • palpitações;
  • falta de racionalidade.

Assim, se você sofre com o medo dos seus sonhos, atente-se se isto acontece frequentemente. Ou seja, você pode estar com patologias originadas desta fobia.

Quais são as causas do medo de ter sonhos

De antemão, será necessário identificar quais são os gatilhos mentais que estão provando esta fobia. Em geral, a oneirofobia é causada pelo medo desesperador e irracional de sonhar, em que  a pessoa receia, incontrolavelmente, que seus sonhos ou pesadelos se tornem realidade.

Além disso, quem sofre de oneirofobia, tem medo de que seus sonhos e pesadelos se repitam. Sobremaneira, as pessoas com essa fobia, temem sofrer aquele “filme de terror” repetidamente.

Portanto, a pessoa não conhece estabelecer um limite entre o sonho e a realidade, não tem capacidade de entender essa linha tênue entre esses dois mundos. É se o sonho fosse um mundo paralelo, que a pessoa não quer retornar jamais.

Medo de sonhar e a psique humana

Em geral, não conseguimos entender sozinhos até que ponto a psique humana pode chegar, sobretudo na mente inconsciente. Dessa maneira, o medo de sonhar pode ser resultado de questões mentais, que somente profissionais especializados na mente podem desvendar os mistérios.

Em suma, a mente inconsciente é um local de arquivo, nossa psique é um quebra-cabeça. Assim, somente ingressando em sua mente profunda, tecnicamente, será possível entender quais foram os gatilhos mentais para a oneirofobia.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Essa ideia nos remete a refletir sobre as possíveis causas desse medo de sonhar. Possivelmente, são reflexos de traumas passados que sua mente, para se proteger, os excluiu de suas memórias. Então, de um modo misterioso, os transfere para os seus sonhos.

    Leia Também:  Sonhar com Agulha: 11 sentidos possíveis

    Quais são os tratamentos para oneirofobia?

    Contudo, diversas são as formas de tratamento para os distúrbios relacionados aos sonhos. Um tratamento bastante conhecido é a terapia do sono, chamada sonoterapia. Em síntese, é a indução do sono profundo e, neste ínterim, um médico identificará eventuais problemas físicos.

    Assim, excluídas as hipóteses de doenças do corpo humano, se deve buscar ajuda de especialistas em transtornos da mente. A psicanálise pode ser o seu grande aliada, tendo em vista que ingressar no universo dos sonhos pode revelar muito sobre nós, além do podemos imaginar.

    O psicanalista não enxergará os sonhos somente sob aspectos de bons ou maus presságios. Sobretudo, este profissional, por meio de seus conhecimentos da teoria freudiana, encontrará características e reflexos da mente inconsciente. Assim, relacionará os sonhos à realidade.

    Como saber interpretar os sonhos?

    Continuando sob a ótica freudiana, há uma teoria significativa acerca da interpretação dos sonhos. Em síntese, para Freud, analisar os sonhos pode ajudar a conseguir informações importantes sobre a nossa mente inconsciente. Ou seja, onde são guardadas nossas memórias e experiências passadas.

    Neste ínterim, Freud publicou seu livro, em 1900, chamado A Interpretação dos Sonhos. Assim, em sua obra, trouxe a ideia de que a interpretação dos sonhos servem para distinguir o sonho real e o oculto por trás do sonho. Em resultado, interpretá-los de maneira mais assertiva.

    Portanto, para a cura da oneirofobia é necessário interpretar corretamente o que os sonhos e pesadelos frequentes estão querendo nos dizer. Consequentemente, encontrar quais foram os gatilhos mentais que se relacionam com a manifestação da fobia.

    Se você estiver passando por isso, sabia que não é o único e precisa de ajuda especializada. Caso contrário, esta fobia poderá resultar em doenças psicológicas graves.

    Ficou curioso para saber mais sobre os segredos da mente inconsciente? Então vale a pena fazer o curso de formação em Psicanálise 100% EAD.

    Além disse, se gostou deste conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Lembre-se, isso nos incentiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.