Parafilia

O que é Parafilia?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Hoje falaremos sobre a parafilia. A sexualidade nos estudos freudianos sempre foi parte originária de muitos problemas psíquicos, transtornos, recalques e mesmas neuroses; nesse curto texto citaremos de forma sucinta alguns transtornos mais comuns do ponto de vista da psicanálise.

Entendendo sobre a parafilia

Historicamente a sexualidade era vista apenas do para reprodução, a auto conservação e o prazer nulo, na arte se observa mulheres de quadris largos que representa que agasalha bem na gravidez, o instinto de auto conservação, perpetua depois o sexo primeiro ai sim a paternidade/maternidade, tempos passam e culturais/psico/social, se defini o gênero masculino e feminino, e assim na sua orientação sexual “ainda que séculos se passaram e ainda é um tabu”.

O afeto e o sexo, tornar-se um conjunto, diante do comportamento emocional ,auto estima, aceitação e admitir que limites são reconhecidos aos dois lados no amor ,paixões e respeito. Notoriamente é visível a diferença da visão masculina e feminina do erotismo, careteando alguns pontos: o homem centraliza sua sexualidade na ereção; e a mulher precisa da admiração caricia toques; ele tem uma visão parcial (a mulher), ela visão total (a situação ate ter chegado ate ali); homem perdi o interesse sexual após a ejaculação, orgasmo e orgasmo e é quantitativo; já a mulher o desejo permanece após o orgasmo, a o orgasmo feminino e avaliado antes e depois e é qualitativo.

As respostas das fases sexuais humanas acontecem e estimula, ai surge o desejo sexual, a excitação sexual a até o orgasmo, sabemos que acontece com todos, sendo de tempos e maneiras distintas. A discussão freudiana vai além, iremos ressaltar as disfunções sexuais, transtornos sexuais que podem estão ligados do desejo sexual ao orgasmo, por diversos motivos sendo orgânicos terapêuticos ou de desvios sexuais.

A parafilia e transtornos

Transtorno do desejo sexual, podemos classificar como a diminuição ou ausência do desejo sexual, é problema muito comum enfrentado principalmente por mulheres por questões de alterações hormonais, e psicossomática, de stress…,já em homens o stress vem também medicamentos hipertensão , diabetes, drogas ,o álcool e maior deles para ambos junto com cigarro.

O transtorno do desejo sexual é subdividido hiperativo a aversão sexual e hiperativa um desejo sexual acima da frequência normal. Em todos os casos a ajuda profissional é melhor caminho.

Ttranstornos sexuais

Transtorno da excitação sexual; é caracterizada por disfunção erétil, e a alteração na lubricação vaginal; Transtorno do Orgasmo acontece quando há dificuldade ou impossibilidade de atingir o orgasmo, a ejaculação precoce, ou mesmo a ejaculação demorada.

Transtorno de dor sexual se caracteriza por dor no coito e o vaginismo. As Parafilias São transtornos sexuais caracterizados por fantasias especificas e intensas, na qual por conta ser repetitiva pode se angustiante a outra pessoa; era chamada de perversões sexuais, mas tal termo foi abandonado, se associa a palavra à maldade (linguagem leiga).

Sádico /masoquista – o sádico gosta de infligir à humilhação, submissão; enquanto o masoquista sentir prazer em humilhado, sentir dor e sofrimento é ápice do prazer.  Exibicionismo-seu desejo e excitação são expor as genitais a observação, se masturbando até o orgasmo, frequente são homens, pois os remete a afirmação de masculinidade e o Complexo de Castração.

O frotteurismo e a parafilia

Frotteurismo – que é a pratica de roçar o pênis contra as nádegas ou qualquer parte do corpo de uma mulher completamente vestida, em locais publico sendo mais comum em transportes público, vale ressaltar que em 2018 tal ato se tornou crime de Importunação sexual, o acusado podendo pega de 1 a 5 anos de detenção.

Fetichismo – o individuo sentir prazer em usar objetos inanimados em partes não genitais, porém tais objetos no corpo. Fetichismo transverico – é o prazer do se vestir roupas do sexo oposto, visando a excitação sexual.

Pedofilia – o foco sexual é em crianças, pode ser apenas jogos sexuais,/observar /ou despir-se até a relação sexual, em 95 % são homens hetessexuais, 50% utilizam álcool, e em sua maioria o alvo são meninos ao coito anal e menina pre adolescentes.

Outros transtornos

A pedofilia e considerada um transtorno mental, e um projeto de lei tomou crime, pois é caracterizado estupro de vulnerável ,a proteger crianças de adolescentes . Zoofilia – é quando animais são utilizados para pratica atividade sexual, pode incluir masturbação, contato oral, genital ou coito completo.

Voyeurismo – refere-se na busca do prazer na observação de pessoas nuas, ou se despindo e/ou em atividade sexual. Necrofilia- satisfação sexual em cadáveres ou após um homicídio ter relações sexuais, violar sepulturas isso mostra o caráter psicopático desde desvio.

Urofilia – prazer em urinar no parceiro. Coprolalia e Clismafilia-prazer sexual em defecar sobre o parceiro.

Parcialismo

Parcialismo- o individuo focaliza em uma parte especifica do corpo, excluindo todas as outras demais.  Masturbação – a masturbação é comum em estágios da sexualidade (pré-puberdade /puberdade), mas a masturbação continua e excessiva pode ser causa de neurose ou mesmo ser tornar o único tipo de atividade sexual.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Escatologia telefônica- são caracterizados telefonemas obscenos, causam tesão e antecipação que o ato, atualmente é a mensagens, sites de sexo específicos são cada utilizado, uma vez que, o sexo virtual que inicia todo o ato, masturbação o envio de nudes até após a interrupção.

    Essa salas de bate papo pode tornar-se uma compulsão.

    A parafilia, homossexualidade e a Bissexualidade

    A homossexualidade era enquadrada como um transtorno mental, todavia em 1990 em uma Assembleia-Geral Mundial da Saúde (OMS), retirou a homossexualidade de lista de doenças e de distúrbios mentais ou mesmo perversão, o que propõe tratamento e/ou cura da homossexualidade.

    A partir dos “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, Freud em estudo minucioso do processo psicossexual individual, conclui que da puberdade é no faz a nos coloca em xeque homem/mulher, masculinidade /feminilidade, ou seja, a orientação sexual, (homossexuadade, bissexuadade ou hetessexualidade).

    Os estudos freudianos tem em pauta a natureza do Complexo de Édipo, na escolha o objeto. Analise de Freud de 1905 cuida a homossexualidade com uma degeneração, e afirma, alguns sujeitos de contribuição do avanço cultural, irrepreensível e imprescindível na ética são homossexuais, o autor é critico e colocou em tese o a homossexualidade como um terceiro sexo ,já no século XIX.

    Alienações e a parafilia

    Diante o tempo a alienação sócio/cultura /pseudo conservadores ,passam na década de 80 ,pela epidemia do vírus da Aids, que religiosos e conservadores chamam de a doença do pecado ou a doença dos homossexuais ,porém em estudo e estatísticos a Aids atingiu mais mulheres e crianças, e os valores preconceituosos perpetuam historicamente, o mesmo sendo mortos na Segunda Guerra ,atualmente espancado e morto apenas por serem homossexuais isso no século XXI.

    Considerando que os estudos nos coloca a sexualidade como um foco, os transtornos sexuais principalmente em mulheres se pensaram historicamente, o tabu do orgasmo feminino começou a ser quebrado há pouquíssimo tempo, e ainda hoje homens culturalmente não educados para dar prazer e sentir o prazer na ejaculação, mulheres com parceiro fingem orgasmo, e são estatístico 60% nunca das mulheres tiveram por problema, como recalques, neuroses trazem no inconsciente algo da infância, ou mesmo a falta de dialogo com parceiro que ainda é um tabu.

    Conclusão sobre a parafilia

    Outro tabu que estamos e sexualidade de homossexuais e bissexuais, apesar do preconceito ainda vigente e a homofobia torna-se crime já e um avanço, mas há muito que se fazer na puberdade em que há descoberta de sua sexualidade por tabus sócio/culturais /religiosos jovens entram em depressão por não aceitação e o índice de suicídio ainda e assustador, como no inicio de texto a sexualidade e prazer com afeto, respeito um com, portanto emocional e sexual.

    Artigo escrito por Elane: [email protected]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *