pensamentos de Freud

12 Pensamentos de Freud que nos marcam até hoje

Posted on Posted in Psicanálise, Teoria Psicanalítica

A morte restringiu apenas a presença física de Sigmund Freud, mas não a sua obra e pensamentos. Até hoje carregamos suas reflexões e sentimos o peso de suas ideias refletindo em nosso próprio tempo. Vamos conhecer 12 pensamentos de Freud e entender melhor o significado analítico, porém magnífico de suas palavras.

“Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas”

No mundo em que vivemos atualmente é comum uma pessoas duvidar de suas próprias capacidades. Isso porque a mesma acaba se refletindo na perspectiva de outras pessoas. Basicamente, acaba se inibindo porque acredita nas impressões e opiniões de terceiros.

Segundo os pensamentos de Freud, estude o ambiente onde está e tenha a certeza de que o problema não está em você. Por vezes, esquecemos do que podemos ser e fazer graças às más impressões de terceiros. Passe a ser mais independente e evitar que o comportamento dos outros identifique o seu.

“O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver”

“Diga com quem andas que direi quem tu és”. Nunca parou para pensar que atraímos todos aqueles que espelham internamente a nós mesmos? Fazendo uma analogia, é como se um ímã recolhesse o ferro em uma imensidão de areia.

Embora não seja regra, é comum explicar o caráter de alguém com base no círculo dela. Se uma pessoa tem amigos com índole duvidosa, certamente tem algo que faz parte dali. Da mesma forma que alguém com uma postura mais construtiva se cerca de pessoas semelhantes.

“Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons

Um dos pensamentos de Freud fala a respeito da nossa vontade em sempre querer mais. Ao contrário do que alguns pensam, isso pode não ser tão bom quanto imagina. Tudo porque esse descontrole acaba gerando:

Ganância

É preciso deixar claro que qualquer pessoa tem ambições e isso é bastante normal. O problema é quando ela extrapola qualquer barreira, incluindo pessoas, e se tornando gananciosa. Ainda que tenha muita coisa, sempre vai querer mais e mais, passando por cima de tudo e todos.

Egoísmo

Sem qualquer tipo de freio ou solidariedade, facilmente se torna um egoísta. Não há problema algum pensar em si mesmo, mas a falha surge quando foca exclusivamente nisso. Dessa forma, fica impossível construir alianças e ter qualquer tipo de parceiro.

“Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro”

Podemos aplicar isso diretamente no modo de vida que vivemos hoje e somos até obrigados. A regra é que sempre possamos dar mais com as mesmas ferramentas e forças de sempre. Infelizmente, sem qualquer preparo, não somos capazes de fazer coisas além dos nossos limites, incluindo a parte sentimental.

Um dos maiores exemplos a isso se encontra no Japão, famoso pela carga exaustiva de trabalho. Lá é comum encontrar pessoas dormindo em bares, restaurantes e até em locomoções. Mesmo que tenhamos limitações, muitos são obrigados a superá-las contra a vontade.

“Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida”

Em algum momento de sua vida já parou para pensar que são as dúvidas que movem o mundo? As respostas servem como apaziguadores de uma força em sempre buscar e conhecer mais. Por isso que Freud sempre buscou levantar questões a respeito da vida humana que julgava pertinentes de serem discutidas.

Leia Também:  Recursos necessários para se tornar psicanalista

Assim, em um dos pensamentos de Freud, nos é indicado a nos livrarmos da certeza. O mundo está em constante mudanças e com ele as verdades. Não devemos nos prender a algo que já sabíamos porque isso pode nos limitar ao novo e que não foi descoberto.

“Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer”

Observando os pensamentos de Freud temos convites claros para entrarmos em nós mesmos. Freud sempre deixou esclarecido que carregávamos uma escuridão interna, palpável e densa. Chegando a ela poderíamos nos conhecer de verdade e observar a nossa própria verdade.

Dessa forma, passe a cultivar o autoconhecimento em sua vida. É um excelente modo de entender suas ações e pensamentos no ambiente em que vive. Ademais, dá a segurança de saber quem você é em sua verdadeira essência.

“O pensamento é o ensaio da ação”

Basicamente, refletimos sobre um evento antes de agir sobre ele. Aos mais analíticos, é uma forma de prever acontecimentos e evitar qualquer erro. A não ser que venha um impulso, precisamos refletir antes de agir.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

“Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio”

Já pensou que temos mais facilidade de aceitar uma briga do que um elogio? Isso porque é mais fácil rebater uma agressão do que se render a um elogio sem parecer presunçoso. Por isso que muitos ficam desconcertados quando uma pessoa lhe atribui uma característica positiva.

Tente reconhecer o valor que as outras pessoas dá a você sem se constranger com isso. Mostre que recebe bem, agradecendo, mas sem parecer narcisista ou falso. A falsa modéstia pode causar uma má impressão e dizer muito sobre você.

“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste”

Muitas pessoas não conseguem lidar com as dificuldades que passam em seus caminhos. Tudo parece sempre inalcançável, difícil e pouco compensador. Com isso, muitos até acabam desistindo dos próprios sonhos e se rendendo às derrotas.

É preciso ter em mente que nada do que temos hoje teria o mesmo sabor se não tivéssemos batalhado. Por exemplo, não aprenderíamos a valorizar tudo o que temos se não fosse o esforço necessário pata tê-los. Pense que todo o trabalho que tem agora faz parte de um propósito maior e que será muito bem recompensado.

“Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos”

Todos nós ficamos incomodados quando lembramos de algo desconhecido pelo público. Alguns até fazem o esforço de não pensar nisso, mas este simples ato já provoca mudanças. O nosso corpo fala o que a boca tenta esconder e nem sempre podemos controlá-lo.

É a partir daí que surgem os impulsos, golpes involuntários dos nossos segredos. A exemplo, quando alguém toca em um assunto que não gostamos, entortamos a boca para o lado. Ou suspiramos em inconformismo quando estamos em uma situação desagradável.

“Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano”

Um dos pensamentos de Freud pode parecer até um pouco autoritário em relação ao aprendizado, mas está correto. Claro que podemos aprender algo com a vivência alheia, mas apenas a nossa própria experiência nos ensina. Por mais que tenha medo, é preciso que:

Leia Também:  5 artistas que se inspiraram na Psicanálise

Seja ousado

Pare de se recolher sempre que um desafio grande surgir à sua frente. É preciso entender que a zona de conforto pouco acrescenta em seu crescimento e apenas o atrasa. Desse modo, experimente ter mais coragem e enxergar o que pode alcançar.

Não se apegue as dúvidas

Tudo pode parecer incerto, mas tudo nessa vida sempre será. Por isso que não pode se deixar parar por causa das dúvidas que surgem em seu caminho. Aproveite elas e tente estudar as possibilidades existentes no momento.

“Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil”

Para finalizar os conceitos de Freud, pense na bagagem que acumulou até aqui. Mesmo que alguns eventos tenham sido dolorosos, certamente agregou algo a você, não? Passe a dar um novo significado para as experiências difíceis que chegam até o seu caminho.

Cada peça de nosso ser atualmente foi ganha quando aprendemos a superar as dificuldades. Foram por meio delas que aprendemos a ser resilientes, fortes e íntegros, de maneira a fazermos escolhas mais sadias. Como diz no ditado, faça dos limões uma limonada.

Considerações finais sobre os pensamentos de Freud

Os pensamentos de Freud servem como pequenas lições para repensarmos na própria vida. Por meio deles passamos a interagir com os outros e conosco de forma mais rica, produtiva e inspiradora. Afinal, é bom enxergar resultados de uma filosofia tão distante do nosso tempo, mas tão atual.

Ademais, indicamos um olhar mais atento com as ideias de Freud e postura dele. É uma excelente forma de sair da casca e discutir outros pontos de vista tão diferentes dos nossos. Como dito linhas acima, saia da redoma, seja ousado e ganhe o mundo.

Outra forma de sair da redoma e se aprimorar é através do nosso curso de Psicanálise. O curso te ajuda a entender a si mesmo, lapidando seu autoconhecimento e te colocando em suas potencialidades. A sua própria vida e os pensamentos de Freud ganharão um novo significado e mais possibilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 8 =