Os pensamentos positivos são fundamentais para podermos lidar com as situações do dia a dia. Então, como tê-los? Confira o nosso post!

Pensamentos positivos: o que são, como invocá-los

Posted on Posted in Comportamento

Os pensamentos positivos são fundamentais para lidar com as situações do dia a dia. Em especial, neste momento de pandemia em que estamos vivendo agora. Então, como tê-los? Por isso, confira o nosso post para saber mais.

O que é pensamento positivo?

Embora muitas pessoas achem que ter pensamento positivo significa não levar em consideração, a realidade não é bem assim! Não basta negligenciar o real, mas sim esperar o melhor. E ainda, trabalhar de maneira prática sobre os assuntos negativos. Aliás, é preciso mudar também a visão e a abordagem sobre esses temas.

Então, podemos concluir que a positividade tem a função de filtro. Ou seja, em que a pessoa coloca para ver alguma coisa. Sendo assim, todas os pensamentos terão esse viés.

Benefícios dos pensamentos positivos

Agora que entendemos melhor sobre o que é positividade, mostraremos quais são os benefícios dos pensamentos positivos. Então, confira os próximos tópicos.

Diminui o estresse

Um dos principais benefícios, a se notar com a prática dos pensamentos positivos, é a diminuição do estresse. Afinal, ele está relacionado com as ideias negativas. Isso porque, as pessoas já pensam que o pior irá acontecer.

Nesse sentido, os sinais que surgem com estresse são:

  • angústia;
  • coração acelerado;
  • cortisol liberado na corrente sanguínea.

Então, quando a pessoa escolhe manter os pensamentos positivos, a chance dela se estressar acontece com menos frequência. Aliás, por conta desse “filtro”, se ela passar por momentos delicados ou complexos, terá mais chances de encontrar uma solução.

Combate ansiedade e depressão

Caso a pessoa adote a positividade no dia a dia, os efeitos positivos no organismo podem ajudá-la a combater problemas de saúde mental. Assim, como a ansiedade e a depressão, que são as principais patologias na atualidade. Sendo, assim, suas principais caracterírticas são:

  • negativismo;
  • autocobrança;
  • sentimentos de culpa;
  • tristeza profunda.

Vale destacar que a positividade pode te ajudar a lidar com esses problemas. Contudo, reforçamos a importância de buscar ajuda psicológica! Por isso, saiba que você não está sozinho,

Promove o bem-estar

Ao adotar o pensamento positivo, a pessoa já elimina algumas emoções ruins, como medo, raiva e ansiedade. Aliás, a positividade tem ligação com os hormônios do bem-estar, como a ocitocina e a serotonina, por exemplo.

Assim, em outras palavras, ter este hábito promove uma sensação física muito mais leve. Ademais, a vida fica mais trabnquila sem tantas preocupações.

Aumenta a imunidade

Até a o nosso sistema imunológico está relacionada com a positividade. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa realizada pela University of Wisconsin-Madison. Desse modo, os pesquisadores observaram mais de 50 pessoas.

Eles solicitaram que as pessoas pensassem em alguma experiência que os deixaram ou muito tristes ou bastante felizes.

Depois, essas pessoas tomaram uma dose de vacina contra a gripe. Em seguida, receberam um acompanhamento pelos 6 meses seguintes. Por fim, chegou-se a conclusão de que o resultado está relacionado com os lados do cérebro.

Então, quem pensou em um momento negativo, foi ativado o lado direito do córtex pré-frontal. Por isso, o sistema deles desenvolveu menos anticorpos após tomar a vacina.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Faz bem para o coração

    Por fim, até o nosso coração agradece pelos pensamentos positivos. Isso porque a relação com o sistema cardiovascular é a mesma do estresse. Ou seja, a pessoa que alimenta a positividade ajuda a controlar melhor a pressão arterial. Logo, o coração se torna mais saudável.

    Leia Também:  10 Habilidades Interpessoais para a Psicologia

    Dessa maneira, um estudo realizado pela Duke University com mais 800 pacientes com doenças cardíacas ajuda a entender essa dinâmica.

    Isso porque a pesquisa apontou que as pessoas com emoções mais positivas tinham 20% mais chances de terem uma vida longa. Ou seja, se comparado com aquelas que apresentaram uma visão mais negativa sobre a vida.

    Aprenda a alimentar pensamentos positivos

    Vimos até agora que a positividade contribui para uma vida mais saudável. E, com isso, ela tende a nos ajudar a ser mais felizes. Por isso, segue algumas dicas de como ter pensamentos positivos. Então, confira os tópicos abaixo.

    Reflita sobre as suas realizações e tenha pensamentos positivos

    Um dos primeiros passos para ter pensamentos positivos é adotar o hábito de refletir sobre as suas realizações. Isso mesmo, você já parou para pensar sobre as coisas que você já conquistou? Isso porque temos o costume de não reservar tempo para isso.

    Aaliás, nem sempre reconhecemos tudo o que conquistamos nessas experiências. Então, é muito importante sempre reconhecer o lado bom das coisas que fazemos no nosso dia a dia. Afinal, essa constatação promove uma vontade de atingir as metas e os objetivos.

    Seja engajado

    Outro comportamento que as pessoas devem adotar para terem mais positividade na vida é engajar-se em alguma coisa. Por exemplo, projetos sociais, atividades colaborativas ou trabalho voluntário.

    Isso porque essas ações são um ótimo exercício para a pessoa se sentir bem consigo mesma. Além disso, ajuda a elevar os pensamentos positivos.

    Aposte na meditação e relaxamento

    Tanto a meditação, quanto os exercícios de relaxamento possuem efeitos positivos no nosso corpo. Pois, ajuda-o a se preparar para as aflições e o cansaço diário.

    Então, sempre procure relaxar a sua mente. Portanto, nem que seja por alguns minutos, mas todos os dias. Assim, logo você verá esses aspectos favoráveis na sua vida.

    Pratique atividades físicas

    Todos nós sabemos como é importante praticar atividades físicas com frequência. Então, os exercícios físicos são fundamentais para cultivar os pensamentos positivos. Afinal, quando movimentamos o corpo, o nosso organismo libera substâncias que promovem as boas sensações.

    Ademais, não esqueça que a prática de atividades físicas também ajuda a acabar com as dores musculares. Aliás, promove mais saúde e provoca uma melhora na autoestima.

    Aposte em metas ambiciosas e seja ousado(a)

    É muito importante a gente sempre procurar provar a nós mesmo que somos capazes de fazer ou alcançar o que quisermos. Por isso, desafie-se todos os dias para atingir as suas metas. Ainda, procure melhorar os seus resultados.

    Afinal, esse sentimento de estar sempre sendo desafiado possui um papel motivador para cumprir tarefas. Portanto, lance pequenos desafios no seu dia a dia. Assim, conforme for passando o tempo, vá aumentando esses estímulos.

    Pensamentos positivos: aproveite as coisas boas da vida

    Por fim, depois de todas essas dicas, dê uma folga para si mesmo. Ou seja, faça o que gosta ou esteja com as pessoas que você ame. Por isso, sempre encontre nessas situações os pequenos prazeres. De modo semelhante, compartilhe boas conversas e encontre os seus amigos.

    Contudo, não só isso. Aprenda a curtir até a sua própria companhia. Desse modo, você também aprende a densansar a mente.

    Considerações finais sobre pensamentos positivos

    Esperamos que o nosso post tenha te ajudado a entender sobre a importância da positividade. Pois, é com ela que lidamos com as situações dia a dia. Além disso, trouxemos algumas dicas para você desenvolver esse aspecto. Logo,  melhorar o seu bem-estar.

    Leia Também:  Dar e receber: cada um oferece o que tem

    Então, para te auxiliar ainda mais nesta jornada, temos um convite para você. Conheça o nosso curso online de Psicanálise. Dessa maneira, você aprenderá mais sobre a mente humana. E ainda, como cultivar pensamentos positivos. Por isso, não perca essa chance e inscreva-se já!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *