psicologia positiva

PERMA: Método de Psicologia Positiva

Posted on Posted in Comportamento

Voce sabe o que é PERMA? Todos parecem estar em busca da felicidade hoje em dia! Mas e se tivéssemos um modelo como o PERMA para nos guiar?

Existem muitas maneiras de alcançar a felicidade, incluindo treinar sua mente para ela, gastar dinheiro com os outros e seguir as diretrizes apresentadas aqui para alcançar o bem-estar.

Nós mostramos neste texto o significado de PERMA e quais são os elementos reais que promovem a felicidade dentro de cada um de nós. Além disso, mostraremos como podemos promover comunidades que priorizam humanos que prosperam juntos.

Método PERMA Martin Selligman

Martin Seligman, um dos fundadores do método de psicologia positiva PERMA, desenvolveu cinco elementos principais de bem-estar psicológico e felicidade. Seligman acredita que esses cinco elementos podem ajudar as pessoas a trabalhar em direção a uma vida de realização, felicidade e significado.

As instituições também podem usar esse modelo para desenvolver programas que ajudam as pessoas a descobrirem e usarem novas ferramentas cognitivas e emocionais.

Exploramos cada um desses elementos a seguir.

P – Emoção Positiva

Este elemento é, talvez, a conexão mais óbvia com a felicidade. Focar nas emoções positivas é mais do que sorrir: é a capacidade de permanecer otimista e ver o passado, o presente e o futuro sob uma perspectiva construtiva.

Uma visão positiva pode ajudar nos relacionamentos e no trabalho, além de inspirar outras pessoas a serem mais criativas e arriscar mais. Na vida de todos, existem altos e baixos. Focar “nos pontos baixos” aumenta suas chances de desenvolver depressão, embora a equação para depressão seja muito complicada.

Em vista disso, o otimismo e a positividade trazem muitos benefícios à saúde.

Saiba mais…

Como podemos distinguir entre prazer e gozo para isso? O prazer está relacionado à satisfação das necessidades corporais de sobrevivência, como sede, fome e sono. Considerando que o prazer vem do estímulo intelectual e da criatividade.

Quando uma criança completa um carro de lego complexo que exige concentração, por exemplo, ela pode brilhar de alegria e satisfação com seu trabalho.

Esse tipo de emoção positiva é crucial. Pode ajudar as pessoas a aproveitarem as tarefas diárias em suas vidas e perseverar nos desafios que enfrentarão, permanecendo otimistas sobre os resultados finais.

E – Engajamento

As atividades que atendem à nossa necessidade de envolvimento inundam o corpo com neurotransmissores e hormônios positivos que aumentam a sensação de bem-estar. Esse engajamento nos ajuda a permanecer presentes, bem como sintetizar as atividades onde encontramos calma, foco e alegria.

As pessoas se divertem em coisas diferentes, seja tocando um instrumento, praticando um esporte, dançando, trabalhando em um projeto interessante no trabalho ou exercitando apenas um hobby.

Quando o tempo realmente “voa” durante uma atividade, provavelmente é porque as pessoas engajadas estavam experimentando essa sensação de envolvimento.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Todos nós precisamos de algo em nossas vidas que nos absorva no momento atual, criando um “fluxo” de imersão feliz na tarefa ou atividade. Esse tipo de “fluxo” de engajamento amplia nossa inteligência, habilidades e capacidades emocionais.

    R – Relacionamentos

    Relacionamentos e conexões sociais são cruciais para vidas significativas.
    Muitas vezes, a busca da felicidade tem esse viés ocidental de “individualidade”, em que cada pessoa leva seu navio de felicidade pessoal para a costa. Isso não é realista.

    Leia Também:  Fases da sexualidade na teoria de Freud

    Somos animais sociais programados para se relacionar e depender de outros humanos. Daí a necessidade básica de relacionamentos saudáveis. Vale a pena inclusive se afasta das pessoas que te fazem mal com a sua violência ou apatia.

    Prosperamos em conexões que promovem o amor, a intimidade e uma forte interação emocional e física com outros humanos. Relacionamentos positivos com os pais, irmãos, colegas, colegas de trabalho e amigos são um ingrediente-chave para a alegria geral. Relacionamentos fortes também fornecem suporte em tempos difíceis que exigem resiliência.

    M – Significado

    Ter uma resposta sobre “por que estamos nesta terra?” é um ingrediente chave que pode nos levar à realização. A religião e a espiritualidade fornecem significado a muitas pessoas, assim como trabalhar para uma boa empresa, criar filhos, ser voluntário por uma causa maior e nos expressar de maneira criativa.

    Infelizmente, a mídia adora o glamour e a busca por riqueza material, fazendo com que muitas pessoas sintam que o dinheiro é a porta de entrada para a felicidade.

    É fato que precisamos de dinheiro para pagar as necessidades básicas. No entanto, uma vez que essas necessidades básicas sejam atendidas e o estresse financeiro não seja um problema, o dinheiro não é o que proporciona felicidade às pessoas.

    Entendendo o impacto do seu trabalho

    Entender o impacto do seu trabalho e o porquê de você ter escolhido “aparecer no escritório” pode ajudá-lo a aproveitar as tarefas e ficar mais satisfeito com o que você faz.

    Quer você trabalhe em um escritório ou não, pense no que você passa a maior parte do tempo fazendo. O que essa atividade oferece para você?

    A – Realizações

    Ter objetivos e ambições na vida pode nos ajudar a alcançar coisas que podem nos dar uma sensação de realização.

    Você deve estabelecer metas realistas que possam ser alcançadas e apenas se esforçar para alcançá-las. Assim, essa atitude pode te dar uma sensação de satisfação quando você finalmente alcançar essas metas. Isso porque você experimentará orgulho e realização quando atingir seus objetivos.

    Ter realizações na vida é importante para nos esforçarmos para prosperar e florescer.

    Como aplicar o modelo PERMA em sua vida

    Para começar o modelo PERMA, recomendamos que você consulte os 5 elementos do modelo com frequência. Assim, encontre as coisas que o deixam feliz e que podem torná-lo totalmente engajado. Não deixe de tomar essa atitude para poder aproveitar o melhor dessa vida!

    Você pode até estabelecer metas para se desafiar nas atividades de que gosta. Portanto, concentre-se em seus relacionamentos com sua família e amigos e encontre maneiras de se conectar com outras pessoas, mesmo que não seja natural para você no início.

    Descubra o significado da sua vida e o que lhe dá um senso de propósito. Isso é diferente para cada pessoa.

    Considerações finais

    Estar ciente do modelo PERMA pode ajudá-lo a considerar o significado e a satisfação de sua vida. Assim, o próximo passo é integrar esse modelo ao seu dia a dia e aproveitá-lo o máximo possível.

    O modelo teórico de felicidade PERMA nos ajuda a entender esses elementos e o que podemos fazer para maximizar cada elemento para alcançar uma vida cheia de felicidade.

    Gostou do artigo que escrevemos especialmente para você sobre PERMA? Se tiver se interessado, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise clínica. Afinal de contas, essa é uma ótima oportunidade para aprimorar o seu conhecimento profissional e pessoal. Portanto, aproveite esse curso para conseguir o seu certificado e, assim, poder ajudar outras pessoas a descobrirem como viver da melhor forma possível!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *