7 características de uma pessoa assertiva

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

A precisão e a construção segura são objetos muitos almejados pela maioria das pessoas. Por meio deles, podem afirmar sua capacidade de independência e inteligência, já que sempre conseguem o que querem e imaginam. Descubra o que significa assertividade e sete características que tornam uma pessoa assertiva.

O que é assertividade?

Assertividade é a qualidade de quem costuma ser bastante claro e objetivo em suas ideias. Com isso, um indivíduo mostra mais confiança quanto aquilo o que fala, se mostrando direto quanto ao que defende. A ideia aqui não é se tornar agressivo ou invasivo, nada disso. Porém, viabilizar um maior entendimento entre quem fala e quem escuta.

Em geral, uma pessoa assertiva costuma ser confiante quanto aquilo sobre o que conversa. Ela costuma passar segurança autêntica por meio de sua fala, abrindo possibilidades de reflexão e respostas para os demais. Sem barreiras para se expressar adequadamente, consegue definir uma posição, evitando assim qualquer dúvida.

Uma pessoa assertiva é confiante, mas não significa que está certa ou errada sobre aquilo que defende. A assertividade aqui serve apenas para defender suas ideias mais vigorosamente, mostrando proatividade e positividade quanto para elas. Ademais, mesmo que seja incisiva, respeita ao máximo o ouvinte e a opinião que este venha a ter.

Como se constrói uma pessoa assertiva?

Eventualmente, podemos constatar que alguns indivíduos já nascem com a habilidade de assertividade. A sua tendência psíquica o conduz a um maior esclarecimento porque, intuitivamente, ele entende que este é o melhor caminho. Aliado com sua construção social, tal aspecto acaba sendo reforçado. Em suma, se trata de uma tendência natural moldada.

Contudo, quase todos os indivíduos aprendem a serem pessoas assertivas. Seja pelo trabalho, formação ou convivência com os demais, eles passam a moldar seu comportamento. Mesmo quem não é assertivo, consegue assimilar características e exercê-las durante sua rotina. Com o tempo, tal habilidade se mostra mais natural.

Ainda que você não tenha nascido com ela, pode construí-la e implementá-la em sua vida. Pense na assertividade como um imenso músculo a ser aquecido e de início será difícil trabalhá-la, mas isso muda gradualmente. Trabalhando frequentemente esse aspecto no ambiente externo, você o assimila e se sente confortável com ele, tornando peça vital sua.

Ingrediente ao sucesso se usado na dose certa

Ainda que ser uma pessoa assertiva faça bastante diferença em sua vida, é preciso se atentar aos limites. Como dito acima, são pessoas com a confiança elevada no que dizem e no que fazem, defendendo naturalmente suas posições. Ainda que a maioria consiga respeitar as opiniões dos demais, outros entregam uma postura mais arrogante e se traem.

É preciso ter em mente que uma postura mais agressiva pouco condiz com a imagem de uma pessoa assertiva. Nossas palavras e comportamentos se tornam nocivos quando afetam os direitos dos demais. Note que violentamos suas crenças quando nos sobrepomos a elas. Mesmo que não concordemos, devemos relevar o ponto de vista dos demais.

Benefícios

Ser uma pessoa assertiva costuma ser bastante vantajoso a quem pratica tal comportamento. Com isso, abrimos portas que podem nos ajudar a um processo de evolução social e profissional. Embora não seja uma obrigação, todos nós devemos nos dispor a ser mais assertivos. Graças a isso, podemos:

Nos expressar melhor

Com a clareza de ideias e argumentos, podemos nos comunicar de forma mais clara. Em suma, não existem rodeios a fim de elaborar alguma ideia. Somos diretos, concisos e certeiros. Isso contribui bastante com a nossa imagem.

Leia Também:  Resiliência em 7 passos: atitudes da pessoa resiliente

Conflitos

Às vezes, a origem do conflito se trata unicamente de uma falta de comunicação adequada entre as partes. Quando uma pessoa assertiva intervém na história, o problema está mais perto da solução. Todas as ideias são colocadas na mesa e avaliadas em conjunto, acabando com a pendência.

Negociação

Com argumentos concretos e verdadeiros, negociar se torna bastante fácil e prazeroso. Isso porque, antecipadamente, você levanta alternativas para qualquer empecilho. Mesmo que alguém se mostre contrário inicialmente, você pode convencê-lo a seguir pelo melhor caminho possível.

Sete características de pessoas assertivas

Para ir treinando como se tornar uma pessoa assertiva, preste atenção aos sete sinais abaixo. Eles são a prova de como as ligações internas dos indivíduos funcionam adequadamente. A partir deles, passe a treinar e moldar seu comportamento. Comece com:

Respeito

Contrariando qualquer aspecto violento, os assertivos procuram respeitar os outros e a si mesmos. Isso se condensa, por exemplo, em preservar a dignidade de ambos quando se tem um conflito vigente. Com isso, trabalhe a tolerância e o entendimento ao outro e a si mesmo.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Apreço pela própria companhia

Isso porque se entendem, se aceitam e se apreciam, dada à autoconfiança que carregam. Não existe desconforto em ficar sozinho ou se avaliar quando é preciso.

Sinceridade

Os assertivos desvalorizam totalmente o sentido de hipocrisia nas suas relações. A sinceridade ocupa valor de destaque e é prezada constantemente a qualquer contato. Dessa forma, se mostram mais claramente e sem barreiras.

Cultivo da comunicação

Como dito acima, a comunicação se torna um problema para a maioria. Entretanto, os assertivos usam e abusam dela de forma positiva. Eles fazem o uso correto das palavras, permitindo mais conforto numa conversa.

Autocontrole

Assertivos regulam suas emoções, de modo a tomarem uma postura mais serena. Com isso, se desarmam emocionalmente e evitam espasmos emocionais que podem comprometê-los. A raiva se torna o último objeto de uso, por exemplo.

Independência emocional

Assertivos são mais resilientes às rejeições ou indiferenças das demais pessoas. Com isso, se mostram mais independentes das opiniões e crenças alheias. Não rivalizam com sua própria consciência e princípios.

Sabedoria para impor limites

Com o uso correto das palavras, você se inibe da culpa ao dizer “não” a quem precisa. Por conta disso, pode refrear comportamentos nocivos a você e outras pessoas.

Comentários finais: pessoa assertiva

Uma pessoa assertiva fica mais próxima das metas que ela estipula na sua vida. Isso porque permite uma ponte mais segura entre ela e a outra pessoa com quem se comunica. Não que ela abuse dessa capacidade, nada disso. Contudo, converge adequadamente os desejos de ambos a um ponto em comum.

Portanto, faça exercícios diários a fim de desenvolver adequadamente essa capacidade. Ela pode ser crucial no seu crescimento pessoal e profissional, de modo que você se coloque mais à frente diariamente. Seja a ponte entre você, os outros e os próprios caminhos.

Ademais, procure pelo nosso curso de Psicanálise Clínica online e combine os caminhos. Por meio dele você pode entender o comportamento de si mesmo e dos outros, elaborando estratégias para o seu crescimento como indivíduo e profissional.

Nossas aulas são online, dando mais liberdade para que estude quando e onde achar mais confortável. Ainda que elabore seus próprios horários, professores qualificados te ajudarão a lapidar o seu potencial. Assim que terminar com louvor o curso, terá em mãos um certificado protegendo sa formação como psicanalista.

Leia Também:  Sentimento de Tristeza: 7 dicas para identificar e combater

Encontre já a chave ao seu futuro. Comece a sua trajetória como uma pessoa assertiva ao fazer nosso curso a fim de ser tornar psicanalista. Dessa forma, também será possível ajudar outras pessoas a fazer o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 2 =