pessoas dramáticas

O que são pessoas dramáticas: 20 sinais

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Psicanálise

Com toda a certeza você deve conhecer alguém que faz uma performance para conseguir o que deseja. Em muitas ocasiões, a convivência com este indivíduo pode se tornar delicada e até incômoda devido ao seu comportamento. Descubra o que são pessoas dramáticas e 20 sinais que as caracterizam.

O que é uma pessoa dramática?

Uma pessoa dramática é aquela que pratica ações comoventes envolvendo aflição e sofrimento com exagero e frequência. É literalmente fazer drama, tornando suas queixas maiores do que são para sensibilizar alguém. Abaixo estão listadas 20 características que explicam bem a ação desse grupo.

Agressividade com os outros ou consigo

Um dos sinais mais comuns em pessoas dramáticas é a sua agressividade. Isso porque suas emoções são muito intensas e podem se valer da força bruta para esvaziá-las. Assim, tendem a quebrar coisas, bater com os pés no chão ou até agredirem alguém.

Instabilidade

Há uma certa imprevisibilidade em quem costuma fazer drama constantemente. Podem mudar facilmente suas metas, se queixando dos acontecimentos e demonstrando carência como consolo. Neste ponto se instala o “tempestade em copo d’água”, já que podem ficar felizes ou rapidamente estarem tristes.

Vaidade

Certamente já pôde perceber que este grupo gosta de externar o momento em que está vivendo. Por isso que gostam de se vestirem de acordo com o seu estado emocional. A exemplo, quem está mais feliz usa roupas mais confortáveis, chamativas e coloridas.

Tentar chamar atenção através de um comportamento embaraçoso

Para conseguir o que deseja ou chamar atenção de alguém, um dramático não se fará de rogado. Com isso, se valerá de comportamentos constrangedores para que todos se voltem para ele. Isso é impulsionado pela:

Carência

Esse indivíduo tem uma necessidade clara em ser visto. Por conta disso que vai extrapolar qualquer barreira do ridículo para receber a atenção que acha que merece.

Ciúmes

Em muitos casos, o comportamento será um sinal de possessão em relação a uma pessoa. Isso costuma ser bastante comum em crianças ou indivíduos pouco desenvolvidos emocionalmente.

Fantasiam bastante

Infelizmente, as pessoas dramáticas são pessimistas imaginativos de larga escala. Em suma, confundem a fantasia com a realidade, alimentando coisas inatingíveis e difíceis. Tentam sempre viver o diferente, sendo os únicos nesses cenários.

Melancolia

Uma tendência depressiva circunda a ação e pensamento desses indivíduos. Mesmo que estejam felizes, ainda alimentam um sentimento entristecido em relação a si mesmos ou à própria vida.

Nunca se satisfazem

Parece que, para eles, sempre há alguma peça faltando em suas vidas e se sentem infelizes com esse vazio. Isso acaba por criar uma montanha russa emocional, fazendo com que vivam altos e baixos. Além disso, se incomodam quando alguém está feliz, sentindo inveja por isso.

Atitudes infantis

Um dos pontos mais constrangedores nas pessoas dramáticas é a famosa birra. Um adulto agindo dessa forma indica uma má criação emotiva e desequilíbrio interno. Pense comigo: certamente este cresceu tendo suas vontades atendidas com birras e acredita que terá sucesso ao continuar dessa maneira.

Amor desmedido

Esse é um ponto marcante a ressaltar, já que muitos romantizam o amor enlouquecido. Essas pessoas tendem a se apaixonar perdidamente, mesmo que conheçam alguém há pouco tempo. Alimentam uma paixão louca, mas facilmente se magoam com isso.

Vitimismo

Um dos aspectos mais incômodos nessas pessoas é a sua tendência ao vitimismo. Sempre que podem se colocam como vítimas pois querem que outras pessoas possam salvá-los. Todavia, isso acrescenta gradualmente um sentimento de culpa em relação à situação forçada.

Pensa e age como se o mundo estivesse acabando

O fatalismo em palavras e ações são usados para ressaltar o que é dito ou feito. É por meio disso que os dramáticos conseguem colocar mais peso nas pequenas coisas que vivenciam. Esse exagero pode ir para algo negativo ou positivo, sendo parte do seu comportamento extremista.

Manipulação

Esse grupo também consegue ser bastante manipulador quando for conveniente para ele. Por isso que influenciam outras pessoas para que comecem a agir de acordo com o que o dramático deseja. Tudo se trata de fazer conquistas interpessoais para alcançarem seus objetivos.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Perversão

    Como dito linhas acima, esse grupo tende a recorrer às manipulações para alcançarem o que querem. Por exemplo as crianças que utilizam até de mentiras para terem o objeto de desejo. Em relação aos adultos é ainda mais grave, já que estão plenamente cientes de suas ações.

    Assim, utilizam de comportamentos mais baixos para terem o que querem ou apenas por diversão, como:

    Fofocas

    Podem implantar informações falsas em pontos estratégicos. Isso é vital quando a barreira entra ela e o desejo é uma pessoa avessa às suas vontades.

    Gostam de assistir “o circo pegar fogo”

    Além da fofoca, os efeitos das palavras pouco impactam no dramático. Na verdade, muitos até gostam de ver uma situação explodir por puro prazer.

    Impulso em conversar

    Outro sinal marcante das pessoas dramáticas é o descontrole em começar a falar de si mesmas. Nisso, passam a compartilhar opiniões próprias sem qualquer filtro. Mesmo que isso cause consequências, não se importam tanto com essas ondulações.

    Narcisismo

    Possuem uma tendência irrefreável a falarem de si mesmos, do que querem e dos problemas. Ao que parece, as necessidades de outras pessoas não existem ou pouco importam.

    Esgotam facilmente as pessoas ao redor

    Graças às explosões emotivas das desses dramáticos, outros indivíduos próximos se sentem desgastados sempre que se encontram. Não é fácil lidar com alguém que constantemente extrapola a si mesmo e acaba arrastando quem estiver por perto. Independente se é o dramático ou não, esse círculo não é bom para ninguém.

    Comportamento neurótico

    Seu raciocínio acaba criando facilmente diversos cenários de suposições pouco concretas. Ainda assim, pode gastar seu tempo e energia em situações que beiram a ansiedade. Alguns aspectos anteriores se somam aqui, como o pessimismo, instabilidade e agressão.

    Frustração

    É comum o sentimento de frustração em relação aos eventos ruins que acontecem. Em suma, surge um sentimento relativo a inevitabilidade das coisas negativas que o atingem. Tudo acontece mesmo que ele seja parcialmente culpado.

    Chantagem

    Muitos dramáticos recorrem à chantagem emocional para se manterem em preferência de alguém. Isso acaba por recorrer ao quesito da infantilidade abordada anteriormente. Ao extremo, alguns chegam a afirmar que o parceiro não o ama mais ou prefere outras coisas.

    Rancoroso e facilmente irritável

    Por fim, um dos maiores sinais das pessoas dramáticas é a facilidade para guardar rancor e se irritar. Acham que tudo deve ser levado ao lado pessoal. Consequentemente, ficam contrariados com qualquer aversão contra eles.

    Considerações finais sobre pessoas dramáticas

    As pessoas dramáticas têm noção do seu exagero pois é um artifício para conseguirem o que querem. Isso acaba por demonstrar um lado manipulativo onde as emoções dos outros são ingredientes para suas conquistas. Apesar de parecer inocente, é um tipo perigoso de pessoa a se relacionar.

    Caso seja um dramático, é preciso que entenda o quanto o seu comportamento corrompe e desgasta um relacionamento. Por mais que alguém o ame, ninguém suportará para sempre essa postura volátil e maliciosa. Se esse tipo de conduta não fica bem em crianças, imagine em alguém crescido e com responsabilidades?

    Para que possa maturar isso ou ajudar alguém a fazê-lo, se inscreva em nosso curso online de Psicanálise. A proposta do curso é que possa se conhecer, se livrando do que não agrega e alcançar o seu potencial. O autoconhecimento adquirido evita que faça parte desse grupo de pessoas dramáticas e tóxicas e que prejudicam a si e aos outros.

    10 thoughts on “O que são pessoas dramáticas: 20 sinais

    1. Minha vó é exatamente assim. Sempre tem uma história de alguém que tava prestes a morrer, mas ela fez um chá ou pegou uma planta tal e salvou a pessoa da morte. Se deixar ela passa as 24h do dia falando de si própria. Ela sempre se faz de vítima e é agressiva, já agrediu pessoas e quebrou o para-brisa do carro do meu tio, Ela esgota quem convive com ela. Eu amo ela, mas preciso de paciência e forças pra lidar.

    2. Nossa, que péssimo.
      Pq algumas pessoas são assim né?

    3. Ester Ávila disse:

      Estou procurando ajuda e informação, uma pessoas muito próxima começou a demonstrar sinais de narcisismo e ser dramático, como o episódio já ocorreu outras vezes, eu preciso entender o que acontece pois prefiro lidar com isso sem me desgastar, ou sair de vez disso.

    4. Eliane Aparecida Olavo Pereira disse:

      Urgente:: Como lidar com pessoas deste jeito?

    5. Carla de sousa disse:

      Minha mae é exatamente assim.Consegui transformar pequenos problemas em GRANDES.As vezes nem é nada e ela fala como se fosse o fim do mundo e isso acaba estressando os outros ao redor dela

      1. A Mãe do meu filho e assim ! Agira fez 18 anos e está comigo!
        Está fraco! E como se a fosse sugado pelos dramas…exemplo a Mãe deixou faltar comida para fazer drama nítido! Bastava meu filho me ligar ! Mas ele disse que nao quis me importunar por causa que eu já pagava pensão….pegou o Drama! Coisa que 50 reais resolvia …absurdos sem lógica…Agora ele vai morar comigo até ela fazer o Drama…Filho filho meu filho …para ele se comover …eu te Amo filho e bla bla bla …dipoid de dizer.que não ficaria no Ap que eu dei ..iria vênder…Bla Bla Blá….só Dramas…vítima ! Não consigo emprego …por que escolhe demais ! Detalhe tem um namorido a e diz não conto com ele pra nada..o cara faz tudo !

    6. Elisa Ketlyn disse:

      Me sinto mal por ser assim, mas como ninguém valida meus sentimentos, não consigo sair desse estado, não me orgulho disso, é desgastante para mim e para os outros…

      1. Você já deu um passo enorme, ou seja, reconhecer o comportamento dramático (que pode ser sinal de algo mais amplo, como um transtorno de personalidade). O próximo passo é desenvolver estratégias para você (e não os outros) lidar com as dificuldades. Por exemplo, quem disse que você precisa “ser validada” por alguém? Você precisa ser validada por voce! Talvez, e para mim fica claro, pelo teu comentário, que você precisa trabalhar a autoestima (estratégia de combate a essa necessidade de validação).

      2. Fernanda Franco disse:

        Misericórdia, após ler esses 20 sinais de alguém dramático, é como se me olhasse no espelho! Estou assustada; tomo remédio pra depressão, mas creio não ser so esse caminho; com certeza é necessário fazer terapia. Infelizmente encontrar bons terapeutas, só particular
        Fico grata se puderem me orientar de alguma forma, não quero ser assim! Muito obrigada

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *