pnl significado

PNL: significado e resumo da teoria

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Você já se perguntou por quais caminhos percorre para que consiga construir uma ideia elaborada e funcional? Ao longo do tempo o ser humano vem desenvolvendo técnicas para que a sua comunicação se torne estruturada e produtiva. Vamos entender melhor sobre PNL significado, e como usá-lo em nosso favor.

PNL: significado

Quando tratamos de PNL significado, falamos a respeito de ferramentas de comunicação utilizadas em conjunto para se atingir objetivos na vida. A conexão entre entre processos neurológicos, linguagem e padrões de comportamento resulta em um modelo comportamental construtivo e produtivo.

Esse tipo de recurso comunicativo é amplamente utilizado por administradores, consultores e empreendedores. Isso porque ajuda a aumentar o poder de influência que esse grupo necessita para empenhar suas profissões. Desse modo, eles se tornam mais persuasivos, respeitados e indispensáveis nas áreas que atuam, assim como você.

Esse recurso psicoterapêutico surgiu em 1970 na Califórnia e tem conseguido excelentes resultados desde então. De forma simplista, é como se você reorganizasse a sua essência e pudesse entregar o melhor de si aprimoradamente. Essa reprogramação visa fixar aspectos positivos, construtivos e bem evoluídos de sua persona.

Neuro

No PNL significado entendemos que a técnica é dividida em três partes, sendo a primeira a neuro. Esse campo credita o pensamento de que nossos comportamentos derivam diretamente da parte neurológica, incluindo os 5 sentidos. Assim, a parte da visão, olfato, tato, paladar e audição tomam papel importante no processamento de vida.

Em suma, nós compreendemos uma informação e depois passamos a agir a partir dela. Isso acaba englobando não somente os processos mentais invisíveis, como também as reações fisiológicas a acontecimentos e ideias. Desse modo, fica evidente que a reconstrução é feita de forma plena e de dentro para fora.

Nota-se que a mente e o corpo se unem como unidades que não podem ser separadas uma da outra. Elas são os componentes vitais que constroem a totalidade do ser humano. Nisso, fazendo um ótimo condicionamento delas, podemos alcançar o nosso potencial máximo e fazer diferenças significativas em qualquer ambiente.

Linguística

Outro ponto a se discutir na PNL significado é a respeito da linguagem que utilizamos cotidianamente. Em primeira instância, a linguagem serve para fazer uma ponte com os nossos pensamentos. A relação entre eles determina a forma como imaginamos o mundo à nossa volta e reagimos a ele.

Em segunda instância vem a parte comportamental, de como reagimos a essas exposições. A linguagem utilizada e percebida por nós impacta diretamente em nosso modo de agir em variadas situações. Por exemplo, pessoas treinadas em PNL costumam ser mais sensatas, cuidadosas, articuladas e metódicas, principalmente se possuem objetivos.

Por fim, a prática afeta nossa própria comunicação, isto é, a forma como expressamos nossas ideias. Fazer a coordenação correta dessa emissão caracteriza quem somos e define o que queremos. Se quiser fechar negócios com alguém, precisará convencer essa pessoa, fazê-la confiar em você e sentir-se seguro nas palavras escolhidas.

Programação

No PNL significado, a programação abraça a forma como ajeitamos nossas ações para criar resultados. Tudo o que conseguimos aqui depende diretamente da nossa evolução por meio do que recebemos ao longo da vida. Através de nosso histórico, criamos uma forma de pensar e agir que mantém uma constante positiva ou não na vida.

O papel da PNL é trabalhar a estrutura de nossa experiência humana de forma subjetiva. Ela olha diretamente para tudo aquilo que nos organizamos através de nossos sentidos. Lembre-se que também usamos caminhos pouco racionais para interpretarmos o mundo e as pessoas ao nosso redor.

Leia Também:  Freud e Jung: diferenças e semelhanças das teorias

Além disso, também estuda como descrevemos os fenômenos assistidos por meio da linguagem que utilizamos. Sem contar a forma que agimos, sendo esta consequência das formulações mentais criadas. A ação é o que conta afinal de contas, já que a ideia é produzir resultados, sendo estes positivos e agregadores.

Clareza, valores e prioridades

De forma honesta, responda: você tem algum comportamento que não gosta e quer mudar, não é? Todos nós somos dotados de imperfeições, algumas sendo funcionais, mas outras podem ser destrutivas. Entendendo melhor o PNL significado você pode ressignificar esse comportamento e se tornar um indivíduo mais produtivo.

A eficácia da ferramenta se encontra no uso específico do que causa esse comportamento destrutivo, o modo como funciona internamente. Se serve como ajuda, pense nos remédios que agem diretamente na dor. Assim que isso for identificado, você poderá mudar o gatilho e sem ele cessa esse comportamento sem valor evolutivo.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Basicamente, compreendendo o PNL significado você vai interromper com padrões comportamentais que não te ajudam. Ademais, saberá quais os caminhos que precisa trilhar para substituí-los por outros que te coloquem a frente de um objetivo. Trata-se de reeducar-se, reinventar-se usando a linguagem. É uma mudança que leva alguém a uma mudança de comportamento e adoção de pensamentos mais claros e objetivos.

Aplicações

Ao descobrir o PNL significado, acredite, ficará mais fácil de fazer tudo fluir ao seu redor. O que chama a atenção é que a Programação Neurolinguística possui aplicações em números grandiosos. A princípio, podemos citar:

Melhorar seus relacionamentos familiares, pessoais e profissionais

Você pode lidar com as pessoas ou lidar com as pessoas adequadamente, então o que prefere? Por meio da PNL você pode melhorar exponencialmente os relacionamentos que mantém, sejam eles pessoais ou profissionais. Com isso, desenvolve as características de pessoas influentes e queridas.

Orientação vocacional

Principalmente para os mais jovens, encontrar suas diretrizes de vida pode ser algo difícil. Pessoas imersas em tantas dúvidas e sem muita consistência quanto ao futuro ficam confusas sobre suas vocações. Através da PNL, você pode obter clareza, entendendo o que valoriza suas qualidades naturais e como elas farão a diferença no mundo.

Inteligência emotiva e social

Saber trabalhar as suas emoções ajuda a construir relações mais equilibradas e produtivas com outras pessoas. Isso se mostra vital posteriormente para construir a nossa inteligência social, já que nos livra de emoções limitadas ou exacerbadas demais. Entendendo como usar suas habilidades emotivas, alimentará sua empatia e sincronia com os demais indivíduos com quem convive.

Benefícios

Obviamente que o PNL significado resume bem os benefícios que carrega. Pode ser visto em:

Livrar-se de repetições que te atrasem

Qualquer comportamento errático que atrapalhe seu desenvolvimento pode ser reprogramado e melhorado.

Percepção para priorizar suas metas

A partir de agora você entende quais são as reais metas de sua vida e o que precisa fazer para alcançá-las.

Alimentar a sua sede de se desenvolver

A PNL te ajuda a reconhecer as escolhas e perspectivas que tem em relação à sua vida. Isso é o suficiente para trabalhar a eficácia em suas ações, de modo que seja certeiro em suas decisões.

Considerações finais sobre PNL significado

O PNL significado trabalha a representação que fazemos da realidade em nossas próprias consciências. A partir daí, conseguimos fazer elaborações sobre como podemos dar um passo à frente em qualquer ambiente. Trata-se da descoberta, percepção e alteração dessa consciência para que consigamos alcançar nossas metas desejadas.

Leia Também:  Sociopata: 12 características da sociopatia

Assim, caso queira buscar seu aprimoramento, não deixe de recorrer à PNL. Bem além da formação adquirida a fim de impulsionar a sua carreira, essa ferramenta te ajudará a encontrar suas capacidades pessoais. Entendendo a si mesmo, você pode entender os outros e criar os movimentos certos para fazer tudo fluir ao redor.

Além dela, outro modo de se aperfeiçoar é através do nosso curso de Psicanálise 100% online. O curso te ajuda a construir uma versão melhor de si mesmo com autoconhecimento, plenitude, controle e capacidade. Além de trabalhar o PNL significado, a Psicanálise te ajuda a concentrar tudo aquilo que é relevante em sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =