solidão-na-era-digital

Solidão na era digital: O que é e como evitar?

Posted on Posted in Psicanálise e Cultura, Transtornos e Doenças

Com o passar dos anos, você começou a se sentir mais sozinho? Notou que suas amizades já não são mais as mesmas, ou que os passeios com os amigos diminuíram drasticamente? Muitas pessoas têm se sentido sozinhas ultimamente, principalmente após 2010, com o avanço das redes sociais. Você sabe o que é a solidão na era digital e como evita-la? Continue a leitura e descubra!

O que é a Solidão na Era Digital?

Com o passar dos anos, os computadores e a internet foram se modernizando. Com isso, muitos novos atrativos foram criados, como bate-papos on-line, jogos interativos e, junto disso, as redes sociais.

Assim, nós passamos a ficar mais tempo em frente às telas do computador, e isso gerou algumas consequências. Por exemplo, muitas crianças dessa nova geração não brincam na rua. Ao invés disso, passam o dia de folga em seus aparelhos eletrônicos, brincando com outras crianças, porém, de longe.

Além disso, nós, adultos, também passamos a evitar a vida social “ao vivo”. Com o “boom” das redes sociais, iniciado em 2004, com o Orkut, nós passamos a priorizar o contato on-line, tanto pela praticidade quanto pela eficiência do contato.

Porém, isso criou uma grande consequência: a solidão na era digital. Essa solidão é um pouco diferente do conceito em si. Isso porque você está sempre rodeado de pessoas na internet, entretanto, não há nenhum amigo ao seu lado para as horas difíceis.

Agravantes da solidão on-line

Com a criação da plataforma Instagram, as pessoas começaram a dar mais importância para o engajamento (curtidas e comentários) de uma foto do que para a interação social em si. Com isso, muitas pessoas passaram a criar uma vida diferente da realidade, apenas para mostrar para os outros.

Isso gerou um distanciamento maior das pessoas na realidade. Ninguém mais tem interesse em chamar outra pessoa para passear na praça, quando pode apenas postar algo na internet e receber um “feedback” de sua vida “perfeita”. Ademais, ninguém mais quer mostrar que tem fraquezas ou problemas, e isso tudo pode ser escondido pela internet.

Assim, as pessoas se isolam cada dia mais, perdendo laços que antes eram cultivados diariamente. Isso gera uma solidão enorme, já que a pessoa sente que não tem com quem contar, mesmo tendo centenas de pessoas conectadas a ela.

Consequências da Solidão na Era Digital

O ser humano tem a tendência de ser sociável, além de depender muito psicologicamente da interação humana. Por isso, ao se privar da comunicação real e passar apenas para a interação online, o indivíduo passa por problemas psíquicos que podem ser leves ou graves.

Por exemplo, a solidão da era digital pode gerar a depressão em algumas pessoas. Além disso, há outras que desenvolvem o vício em jogos, por passarem muito tempo diante das telas. Com o vício, a pessoa pode perder tudo que construiu, como um bom emprego ou a vaga na universidade. Portanto, o uso indiscriminado da internet é perigoso, e as pessoas devem ter atenção para evitar problemas.

A “solidão acompanhada”, como muitos chamam, também pode fazer com que a pessoa crie paranoias ou neuroses, já que mexem com a mente do ser humano.

Há quem fique com fobia do contato social, ou crie uma ideia de que não é mais capaz de socializar pessoalmente. Ademais, há quem entre em depressão profunda ou apresente o quadro deTranstorno da Ansiedade Generalizada. Além disso, também existem casos de pessoas que desenvolvem vícios em álcool e drogas, o que prejudica sua vida pessoal.

Leia Também:  Desenvolvimento Humano: Conceito na Psicanálise

Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata do uso da internet e das redes sociais, pois a ideia falsa de uma vida perfeita cria a sensação de fracasso nas outras pessoas. E as pessoas se sentem muito frustradas ao se sentirem fracassadas, o que aumenta ainda mais a solidão na era digital.

Como diminuir essa sensação de solidão?

De início, é importante que a pessoa entenda que o uso da internet está criando problemas para sua vida. Após isso, ficará mais fácil dela mudar hábitos e buscar ajuda.

Assim, para iniciar o processo da diminuição da solidão na era digital, o indivíduo deve diminuir seu tempo diário nas redes sociais e na internet. Com isso, ele evitará comparações de sua vida real com a vida criada por outras pessoas.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Além disso, a pessoa deve procurar se envolver em atividades no mundo real, como esportes, cursos e viagens. Assim, ela estará em contato com outras pessoas, criando novos vínculos e amizades. Há muitas páginas que oferecem serviços de excursão em grupo, nas quais a pessoa que se sente sozinha pode encontrar novas relações.

Além disso, é muito importante que a pessoa busque fazer terapia para melhorar a sua relação com sua mente. A Psicanálise é muito recomendada para auxiliar nesse processo de melhora da solidão. Com a terapia, você tem acesso a conteúdos inconscientes que podem explicar suas ações atualmente.

Conclusão

Por fim, é importante entender que existe uma linha tênue entre o saudável e o problemático. Por isso, fique atento ao seu comportamento usual na internet e não hesite em buscar ajuda ou mudanças caso sinta a necessidade. Se você estiver se sentindo muito sozinho, procure seus amigos de infância ou faça novas amizades. Além disso, busque a Psicanálise para te ajudar nesse processo de recuperação!

Gostou do artigo? Então conheça nosso blog e se aprofunde mais nas questões acerca da Psicanálise. Quer aprofundar seus conhecimentos sobre a terapia? Então inscreva-se no nosso curso, 100% online, de Psicanálise Clínica!

One thought on “Solidão na era digital: O que é e como evitar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 9 =