Você sabe o que é o poder da concentração? Pois, saibe que é essencial. Então, confira o nosso post agora mesmo para saber mais!

O Poder da Concentração: aprenda como se concetrar

Posted on Posted in Comportamento

Você sabe o que é o poder da concentração? Pois, na correria do dia a dia é importante tirar um tempo para nós mesmos e refletir sobre as coisas ao nosso redor. Por isso, ter esse poder é essencial nas nossas vidas. Então, confira o nosso post agora mesmo para saber mais!

Técnicas de concentração: por que são importantes?

Muitas vezes fazemos algumas tarefas no “modo automático”. Contudo, algumas outras, em especial as que estão relacionadas ao trabalho e estudo, necessitam da nossa concentração. Mas nos dias atuais, parece muito difícil ter esse tipo de hábito, seja por conta da correria ou da disponibilidade de várias distrações que o mundo traz.

Um estudo apontou que no início do século XXI, as pessoas conseguiam se concentrar por 12 segundos. Entretanto, em 2015 esse tempo caiu para 8.25 segundos. Só para termos uma comparação, essa mesma pesquisa constatou que um peixe dourado se concentra por mais ou menos 9 segundos.

Claro que nos dias de hoje nós temos o hábito de cair na tentação do multitasking, que consiste em realizar várias atividades ao mesmo tempo. Por isso, confira nos próximos tópicos algumas dicas para te ajudar a ter poder da concentração no seu cotidiano.

Poder da concentração: como se concentrar para os estudos?

Com o tempo atual em que as aulas estão ocorrendo de forma online, é importante que os estudantes procurem se concentrar para estudar. Então, veja algumas orientações que nós listamos para te ajudar na hora do seus estudos.

1. Mantenha o celular bem longe

Esta é a primeira dica e, talvez, a mais importante para você se concentrar melhor nos estudos. Caso você seja o tipo de pessoa que se distrai muito rápido e de maneira fácil, é fundamental reduzir essas distrações, como o celular.

Então, a dica é desligá-lo e deixá-lo bem longe para que não tenha a tentação de querer pegá-lo, após ouvir alguma notificação. Além disso, há vários aplicativos para celular que bloqueiam essas notificações e só voltam ao normal quando você entra nos minutos de descanso.

Por isso, experimente desativá-las durante os momentos de estudo.

2. Desconecte-se das redes sociais

Outro ponto importante é desligar as redes sociais, afinal é necessário ter foco e disciplina para ter um melhor rendimento nos estudos. Aliás, as aulas online que ocorrem muito neste período e nos cursos EAD não exigem a presença física do aluno. Por isso, é muito fácil cair na tentação de ficar no Instagram, por exemplo.

Por conta disso, estabeleça um limite de horário para usar as redes sociais. Claro que muitas pessoas dão uma olhadinha no Facebook, por exemplo, e não afeta nas suas tarefas. Contudo, para aquelas que têm dificuldades para se concentrar, essa rotina não é o ideal para que não se disperse.

Leia Também:  Motivação e Automotivação: guia de boas práticas

3. Alimente-se e descanse bem

Ter uma boa noite de sono é um ótimo aliado que te ajuda a concentrar para os estudos. Por isso, uma dica é assistir a um filme ou um episódio de uma série, ou, ainda, ler um livro antes de ir dormir. Com isso, você ficará menos ansioso, além de te ajudar a fixar os conteúdos estudados no dia.

Também é importante deixar um lanche por perto enquanto estiver concentrado nos seus estudados. Aliás, opte por ter uma alimentação mais saudável e evite o consumo exagerado de açúcar e carboidratos.

4. Tenha um cronograma de estudos

Para ter um bom rendimento escolar, é importante ter um cronograma de estudos que, aliás, irá te ajudar na concentração. Então, divida o período de estudos para cada matéria e separe um momento para o descanso.

Assim, prezar por estes momentos de descanso é fundamental para quem estuda sozinho, pois servem para recarregar as energias. Aliás, mesmo que você queira muito, o nosso cérebro não consegue ficar bastante tempo concentrado.

Por isso, é bom proporcionar uma folga, como caminhar ou tomar café para que a mente se recupere e volte com mais atenção.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    5. Estude em um lugar adequado

    Por fim, a última dica para quem deseja usufruir do poder da concentração no estudo é o lugar. Afinal, não adianta querer estudar se não há um ambiente adequado para isso. Por isso, estude em um local bem tranquilo, em que você possa focar nos seus estudos.

    Ademais, não estude perto ou na sua cama, para não cair na tentação de querer deitar um pouquinho. Portanto, uma boa dica é ter um lugar fixo, pois assim te ajuda a condicionar a sua mente a entender quais são os momentos de estudar.

    Poder da concentração: como me concentrar para o meu trabalho?

    Já para você que deseja ter mais concentração no trabalho, segue algumas dicas essenciais para te ajudar neste processo.

    1. Divida a sua jornada de trabalho

    Como já sabemos, o nosso cérebro não consegue permanecer totalmente focado em alguma coisa. Por isso, uma boa técnica é dividir a jornada em blocos. Ou seja, trabalhe de forma ineterrupta e, depois, faça pequenos intervalos.

    2. Treine o seu cérebro

    Manter a atividade cerebral é importante no processo de concentração como raciocínio lógico, charadas, Sudoku e palavras-cruzadas.

    Pois, essas ferramentas te ajudam a aumentar a capacidade de concentração. Aliás, na internet há várias opções de jogos para o cérebro, e também temos algumas indicações nesse post.

    3. Elimine as distrações

    Assim como nos estudos, é fundamental manter bem longe as distrações. Então, no momento do trabalho desligue ou deixe no silencioso o celular e evite olhar as redes sociais.

    4. Estabeleça as suas prioridades

    É muito comum no nosso trabalho temos várias tarefas e, por conta disso, há muita dificuldade de saber por onde começar. Apostar numa definição de prioridade é a melhor saída. Então, uma dica é classificar as atividades em:

    • gravidade: impacto que o problema terá, em médio e longo prazo, se não for resolvido;
    • urgência: o prazo para a solução.

    5. Tenha hábitos saudáveis para ter poder da concentração

    Por fim, ter hábitos saudáveis influencia na nossa capacidade de foco e produtividade. Então, aposte em uma alimentação rica em legumes, grãos e proteínas leves. Além disso, não deixe de manter-se hidratado quando for realizar as suas tarefas, pois a água facilita no raciocínio.

    Leia Também:  Como manter a calma: 10 dicas para situações extremas

    Conheça os benefícios da concentração

    Há várias vantagens do poder da concentração no nosso dia a dia, afinal, ao termos mais atenção para realizar tarefas, podemos ser mais produtivos. Logo, podemos sentir bem-estar com nós mesmos. Além disso, outros benefícios são:

    • auxilia na diminuição das distrações do cérebro;
    • melhora a cognição;
    • diminui a ansiedade;
    • aumenta a satisfação com a mente e o corpo.

    Considerações finais sobre o poder da concentração

    Esperamos que você tenha gostado do nosso post e que tenha te ajudado a entender como ter poder da concentração no dia a dia. Então, para saber mais sobre o assunto, conheça o nosso curso online de Psicanálise Clínica. Desse modo, você aprofundará seus conhecimentos sobre a mente humana.

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *