O Poder da Persuasão: 8 dicas efetivas

Posted on Posted in Conceitos e Significados

A princípio, muitos de nós acreditamos que não somos capazes de influenciar alguém. Porém, é provável que nós não saibamos as habilidades necessárias para convencer as pessoas. Por isso, hoje nós conversaremos a respeito do poder da persuasão. Ainda, traremos oito dicas para você desenvolvê-lo.

O que é poder de persuasão?

Uma pessoa com o poder de persuasão é alguém capaz de convencer os outros para um propósito. Dessa forma, ela pode fazer com que alguém acredite nela ou aceite as suas ideias. Logo, uma pessoa capaz de persuadir alguém pode fazer os outros tomarem atitudes que ela deseja.

Saiba que pessoas com o poder da persuasão se comunicam de forma estratégica. Em outras palavras, elas sabem como desenvolver argumentos simbólicos ou lógicos para alcançar um objetivo. Desse modo, é importante que nós melhoremos a nossa capacidade de argumentar. Assim como a retórica para influenciar as pessoas.

Além disso, é importante que pessoas em posição de liderança saibam como persuadir e convencer os outros. Dessa forma, o líder será mais capaz de dar instruções e apontar caminhos adequados para os subordinados.

Saiba criar conexões

As pessoas, com certeza, não confiam em quem não sabe gerar empatia e age de forma falsa. Mesmo que nós saibamos de muitas coisas, só conseguiremos a atenção de alguém quando demonstrarmos que ele é importante.

Pessoas que sabem usar o poder de persuasão criam conexões emocionais com facilidade. Dessa forma, é importante que nós saibamos os desejos dos outros e como nos alinhar a eles. Assim, nós conseguiremos negociar com os outros e fazer com que percebam que somos aliados.

O livro “Poder da Persuasão”

No livro “O Poder da Persuasão”, Robert B. Cialdini mostra como algumas pessoas conseguem convencer as outras com facilidade. Como resumo de poder de persuasão, o autor também ensina como o leitor pode superar os influenciadores e se tornar um persuasor ainda mais habilidoso. Com o livro você aprenderá a:

  1. Aumentar a sua influência em um meio social;
  2. evitar ser influenciado por todos;
  3. ser persuasivo de forma discreta;
  4. utilizar os segredos da persuasão de forma eficaz;
  5. dizer “não” em vez de ceder e dizer “sim” para tudo;

Saiba usar a sua escuta

Muitas pessoas talvez confundam o significado de escutar e ouvir. Ouvir é quando nós percebemos um som, mas não prestamos atenção a ele. Escutar significa prestar atenção ao que é dito pelas pessoas, sendo capaz de argumentar e respondê-las.

Quando se trata das pessoas, nós não devemos ficar em silêncio enquanto elas falam até que nós possamos falar. Se você presta atenção ao que dizem demonstra que está interessado naquela conversa. Dessa forma, você saberá como fazer comentários e interagir de forma mais ativa e assertiva.

Leia Também:  A Tábua de Esmeralda: a mitologia e o disco

Quando você aprender o poder de persuasão saberá como se concentrar em uma conversa a fim de obter ótimos resultados.

O poder de persuadir com credibilidade

Após você desenvolver a sua escuta, saberá melhor como reconhecer as necessidades das pessoas. Em seguida, você estará mais à vontade para dar sugestões. Para você desenvolver o seu poder de persuasão de forma adequada, é preciso transmitir credibilidade nas suas palavras.

Você consegue ter credibilidade quando:

  1. conversa a respeito de um tema que conhece e domina;
  2. não sabe um assunto, mas pesquisa antes para saber como conversá-lo;
  3. é comprometido em relação aos acordos que combinou com as pessoas, sempre cumprindo o que prometeu;
  4. sabe negociar de modo que ambos os lados de uma negociação ficam satisfeitos.

Reconhecer o que as pessoas precisam

O poder de persuasão ajudará você a entender melhor as necessidades das pessoas. Se alguém divide os problemas que tem, é porque está procurando por uma solução. Logo, você deve reconhecer as necessidades do outro a fim de ajudá-lo, conquistando a confiança dele em troca.

Ademais, você nunca deve oferecer qualquer solução somente porque é mais fácil para resolver essa crise.

8 dicas para você desenvolver o poder da persuasão

1. Conheça o contexto e timing das situações

Você sempre deve avaliar as pessoas e o momento para decidir se é a hora de influenciá-las. Por exemplo, você não pedirá um aumento de salário quando o seu chefe está discutindo ou nervoso, correto? Saiba melhorar o seu timing com o objetivo de se aproximar das pessoas no momento adequado.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    2. Dê valor às imagens

    É importante que nós saibamos causar uma ótima primeira impressão a fim de melhorar a nossa persuasão. Dessa forma, você deve oferecer as pessoas uma ótima experiência quando se conhecerem.

    3.  Desenvolva gatilhos de urgência

    Quem sabe você não melhora o poder de persuadir as pessoas criando gatilhos de urgência para que elas tomem decisões rápidas? Se nós não estivermos interessados em adquirir algo no presente, talvez não mudemos de ideia no futuro.

    4. Diga o que querem ouvir

    É possível afirmar que as pessoas pensam muito em si mesmas e nas necessidades básicas, como dinheiro, saúde e relacionamentos. Sendo assim, é importante que você aprenda a demonstrar interesse pelo que os outros dizem e querem para se conectarem.

    5. Persuadir é diferente de manipular

    Você nunca deve confundir manipulação com persuasão. Quando você manipula alguém está coagindo essa pessoa a fazer algo que ela não quer. Todavia, persuadir uma pessoa fará com que ela faça algo que a interessa, mas que beneficia a você também.

    6. Poder da persuasão: seja simples e flexível

    Evite ter uma postura rígida no seu cotidiano, de forma especial quando estiver negociando algo. As pessoas que sabem ser flexíveis têm mais chances de conseguir o que desejam e causar boa impressão. Outro ponto importante é ter uma comunicação mais simples para que as outras pessoas compreendam a sua mensagem mais rápido.

    7. Seja sincero ao cumprimentar as pessoas

    Sempre que você cumprimentar as pessoas seja sincero, ressaltando as conquistas e qualidades delas. Todos nós ficamos mais disponíveis para pessoas que transmitem sensações positivas, nos tornando receptivos às demandas delas. Ademais, fazer algo pelos outros ajuda a melhorar a reciprocidade, já que quem recebeu o favor quer retribuir a gentileza.

    Leia Também:  Conceito de normalidade: o que é ser normal para Freud

    8.Tenha persistência

    É necessário que você mantenha o seu foco para alcançar alguns objetivos. Nem sempre você demonstrará valor para as pessoas de primeira, por isso deve persistir.

    Considerações finais sobre o poder da persuasão

    Assim que as pessoas compreendem o poder de persuasão elas aprendem como ser mais influentes. Para muitos de nós é provável que falte a habilidade e os conhecimentos necessários para alcançar uma meta. Quando nós aprendemos a ser mais influentes podemos mobilizar as pessoas a fim de atingir um propósito.

    Lembre-se que persuadir uma pessoa é muito diferente de manipulá-la para o que você quer. Afinal, você deve deixar claro que é alguém de confiança e que o outro tem a ganhar trabalhando com você.

    Você pode desenvolver o seu poder da persuasão com o nosso curso online de Psicanálise. O nosso curso te ajudará a desenvolver o seu autoconhecimento, permitindo que você explore com confiança o seu potencial interno. Assim, você será capaz de descobrir como influenciar pessoas e fazer a diferença em todas as áreas da sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *