Como ser um Psicanalista de Sucesso?

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Mapear e estudar o inconsciente de alguém é uma tarefa árdua e difícil, não sendo de fácil acesso a qualquer um. Assim sendo, são a dedicação e a paixão por sua complexa profissão que vão ajudar você a se destacar dos demais para se tornar um psicanalista de sucesso.

Por que se tornar um psicanalista?

Posso iniciar a resposta dessa pergunta com “é um caminho sem volta”. Assim, ainda que o ser humano seja uma máquina complexa da natureza, ele não é tão adaptável às mudanças quanto quer. Somos focados em perceber mais o que está à frente dos nossos olhos do que atrás de nossas cabeças. Na verdade, queremos esconder os motivos de nossas angústias por medo ou vergonha.

Entretanto, esse comportamento acaba por prejudicar a nossa saúde. Nesse contexto, a repressão contínua é a fonte para as atitudes destrutivas que tomamos no mundo externo. Relegar um pensamento ou ideia à escuridão da mente faz com que se forme um “efeito estilingue”. Assim sendo, quanto mais nos esforçamos para esconder tais características, mais elas interferem em nosso nosso modo de vida.

Nesse posto, o papel do psicanalista é de suma importância. Nesse contexto, cabe a ele descobrir o que aflige o paciente e como essa repressão está impactando em sua vida. O profissional é a chave para que o paciente encare esses desejos, medos e receios. Vivenciar essas experiências ao longo da carreira incrementam no seu portfólio e te ajudam a ser um psicanalista de sucesso.

10 características de um psicanalista de sucesso

Todo bom profissional é lembrado por particularidades únicas. Assim, são elas que o afastam do espectro geral do restante da profissão, mudando a impressão de um profissional genérico. Isso o ajuda a se destacar dos demais e se manter à frente na preferência de seus pacientes. Confira algumas das características de um psicanalista de sucesso:

1. Ter boa Comunicação

Ainda que necessite manter uma postura formal diante de um paciente, um psicanalista precisa saber se comunicar. É através disso que ele pode compreender, questionar e pontuar as falas do seu paciente. Assim, ser claro e correto quanto à fala, adaptando o conteúdo conforme a necessidade, é uma das chaves para conseguir sucesso na profissão.

Saiba como melhorar suas habilidades de comunicação clicando aqui!

2. Saber escutar o paciente

Ter a iniciativa de acolher o paciente devidamente constrói uma aura humanizada na sessão. Não há a necessidade de se envolver com ele, mas, sim, abrir caminho para que este se sinta acolhido e confortável durante o tratamento. Estabelecer uma ligação sadia para entender suas angústias e acatar o pedido por atenção naquele momento de necessidade.

3. Saber que aquele espaço é do paciente

O profissional deve erguer um campo resiliente para poder tolerar as frustrações e agressões oriundas de seus pacientes. Nesse contexto, ele deve entender que aquele é o campo onde o paciente pode se expor e despejar tudo o que guarda. Assim sendo, esse esforço maior é para garantir que o visitante seja compreendido e alcance o bem-estar que tanto precisa e busca.

4. Ter Empatia

Um bom profissional sabe se colocar no lugar de seu paciente até certo ponto. Isso porque ele sabe que isto poderá deixá-lo mais próximo da realidade onde o visitante se encontra. Nesse contexto, ser empático o leva a entender o motivo da angústia abatê-lo daquela forma. Isso também o motiva a não cometer julgamentos e condenações.

5. Atuar com Ética

Um psicanalista de sucesso transmite a ideia de segurança, confiança e honestidade na aparência e postura. Ressalto que isso não se assimila a um comportamento robótico, visto que a sua personalidade também contribui ao tratamento. Um paciente que sente essas características se torna mais receptivo ao que o terapeuta tem a dizer e mostrar.

6. Aprimorar os Estudos

Um bom profissional é reflexo direto da sua busca pelo conhecimento. Isso porque ele se mantém atualizado quanto a estudos e pesquisas na sua área de trabalho. Desse modo, tem uma capacidade maior para entender todos os problemas que chegam até o seu consultório.

Através desses estudos, ele acompanha a evolução de ideias antigas e quebras de paradigmas impostos anteriormente. Assim, essa nova consciência o mantém em estado de alerta, tornando os seus esforços no consultório mais flexíveis e eficazes. Ser interessado e envolvido com a sua profissão o coloca sempre a um passo adiante dos demais.

7. Ser Supervisionado e Permanecer em Análise

Durante a formação e após, o Psicanalista deve não só continuar estudando, como também deve:


Leia Também:  Como Deixar de Ser Pessimista? 12 dicas de terapeutas

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD


  • Ser Supervisionado: ter um outro psicanalista (de preferência, mais experiente) a quem reportar os casos que estiver atendendo, recebendo assim um olhar “de fora”.
  • Permanecer fazendo análise pessoal: o psicanalista deve permanecer em constante análise por outro psicanalista. Isto é, o psicanalista deve tratar suas próprias questões, na condição de analisado / paciente.

 

Faça com que te vejam

Não é absurdo deixar a timidez e mostrar que você é um profissional que faz diferença. Saber fazer um bom marketing de você mesmo é o caminho para o promover o excelente trabalho que opera. Isso o colocará no mapa e o leva a se tornar uma referência no meio.

As redes sociais, por exemplo, são um canal rápido e direto para se chegar em milhares de pessoas. Por que não as usa para mostrar o seu trabalho? Você pode escrever artigos com pautas bastante atuais e de alta relevância, impactando diretamente no dia do leitor. As informações precisas e bem escritas ajudarão a construir e manter uma imagem de respeito sobre você.

Dicas de Aperfeiçoamento um Psicanalista de Sucesso

Para ser reconhecido como psicanalista de sucesso, antes de tudo, é necessário bastante esforço. Assim, os tijolos erguidos ao longo de sua caminhada serão a base do futuro promissor que conquistará ao longo do trabalho. Como dito acima, você encontrará desafios em sua carreira, mas eles servirão apenas para mostrar o quão firme você é com o seu trabalho.

Nesse contexto, anote mais essas dicas que ajudarão a te firmar como um psicanalista de sucesso:



1. Congressos

Ir a congressos é um excelente caminho para agregar conhecimentos. Esses encontros sempre mostram o que está vigente na área e disponibilizam novas ferramentas à atuação do profissional. Além do mais, é uma excelente oportunidade ao networking. Um profissional também é reconhecido quando é visto e mantém contato com outros terapeutas.

2. Artigos

Mantenha-se atento à publicação de novos estudos. É por meio deles que você tem acesso imediato às tendências do mercado, bem como a tratamentos inovadores. Assim, manter-se atualizado garante a recarga de conteúdo obtido ao longo da sua vida profissional.

3. Cursos

Mesmo que a disponibilidade financeira no momento não seja tão grande, dá para manter-se à frente com projetos gratuitos. Nesse contexto, várias instituições ofertam cursos gratuitos e online de forma complementar ao currículo do profissional. Os certificados são válidos em todo o território e são a prova de que você procura se atualizar sempre que pode.

Não há como fugir disso. Para se tornar um psicanalista de sucesso, a dedicação e foco devem ser primordiais na escalada da profissão. Assim, são eles que nos mantém na trilha que projetamos e garantem que não haverá desvios no caminho. É exaustivo, mas recompensador quando o reconhecimento chega.

O selo de um psicanalista de sucesso é o respeito que este impõe onde está. Dessa forma, sua opinião é consultada, pedida. Assim, outras pessoas podem se sentir mais seguras quanto ao papel que ocupam. Nesse contexto, você terá autoridade quanto ao que diz e faz, sendo exemplo para muitas pessoas.

E se você quer se tornar um psicanalista de sucesso, por que não se alia a nós? Podemos te ajudar com o nosso curso de Psicanálise. A grade curricular inclui atividades práticas e conteúdo bastante imersivo, refinando o seu tratamento quanto às adversidades oriundas dos pacientes.

Através das aulas totalmente online, você encontra o momento certo para aprender o conteúdo e ao final do curso, receberá o certificado atestando suas competências. Seu futuro pode ser brilhante e queremos te ajudar nisto.

Assim, torne-se um psicanalista de sucesso ao iniciar sua formação conosco. Clique para conhecer o Curso de Psicanálise, Formação 100% Online para novos psicanalistas.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

2 thoughts on “Como ser um Psicanalista de Sucesso?

  1. Infelizmente faltou a primeira e imprescindível ferramenta de um bom analista: sua análise pessoal. Sem a experiência de estar em análise não se constrói um analista.

    1. Olá, Mauro, tudo bem? Gratidão pela sua sugestão, que foi incluída no conteúdo do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 11 =