Os 5 psicanalistas famosos que você precisa conhecer

Posted on Posted in Formação em Psicanálise, Psicanálise

Abrindo as portas a um dos métodos terapêuticos mais famosos da historia, Freud conseguiu um excelente grupo de seguidores. Os mesmos implementaram ideias próprias que acabaram por enriquecer ainda mais a Psicanálise. A seguir, veja uma lista com cinco dos psicanalistas famosos que mais são lembrados atualmente.

Wilfred Bion

Um dos psicanalistas famosos da lista teve uma infância bastante complicada. Isso porque a sua educação e relação familiar eram bastante rígidas, afetando a formação deste diretamente. Ironicamente se consultou com Melanie Klein, especialista na dinâmica entre mãe e filho quando maior. Graças à sua vivência, ajudou a criar o conceito de sessão grupal.

Isso provocava a repulsa de Klein, embora ela tenha aceito a veracidade do trabalho dele posteriormente. A dinâmica de grupo foi amplamente eficaz para tratar combatentes da guerra, servindo de grande exemplo em sua defesa. Ainda que muitos o contestassem, Bion interligava seu trabalho diretamente à Psicanálise de forma clara.

Melanie Klein

Continuando a lista de psicanalistas famosos, trazemos um dos maiores nomes feminino da historia. Melanie Klein é de origem austríaca, tendo conhecido o trabalho de Freud aos 24 anos. Voltada à área infantil, Klein construiu o seu legado com a ajuda do trabalho psicoterapêutico em crianças. Com isso, acabou criando o conceito de:

Mundo interno

Para Klein, o mundo externo e interno da criança tem pesos idênticos, não se diferenciando em relevância. Tal lugar se formaria a partir de suas mais tenras manifestações sociais, incluindo a amamentação. Assim, cada ansiedade, fantasia inconsciente e defesa estruturariam sua subjetividade.

Projeção, introjeção e identificação

O ego da criança vai se formando à medida em que esta cresce. A mesma buscará se defender da ansiedade através de alguns mecanismos de defesa, principalmente projeção e introjeção. Ademais, a libertação de angústias seria feita por meio de identificação projetiva.

Fantasias

À medida em que o pequeno cresce, ele vai formando seu conhecimento sobre a realidade. Isso se influenciaria pela dor e prazer que eventualmente este sentirá. É com a ajuda destes que a sua percepção mudaria e se desenvolveria a fim de interpretar algo como bom ou mau.

Donald Woods Winnicott

Na lista de psicanalistas famosos, trazemos um que usava de suas experiências pessoais para trabalhar. Winnicott acabou por criar a teoria onde deveríamos priorizar os cuidados maternos. Sendo assim, nossas mães serviriam de principal rota de caminhada para que pudéssemos alcançar nosso potencial quando crianças.

De acordo com seu trabalho, nosso potencial está vinculado ao amadurecimento e integração social. Entretanto, sozinhos, não temos garantias de que acontecerá. Nesse momento, nossas mães entrariam como agentes interventores da mudança. Por meio delas, nossas necessidades estariam supridas e isso nos permitiria alcançar nosso desenvolvimento.

Jacques Lacan

Sendo um dos psicanalistas famosos de mais renome na área, Lacan foi um dos principais sucessores de Freud. Ainda que tivesse ajudado a mudar a história da psicoterapia, se mantinha perto do mentor para se manter perto das raízes. Graças ao seu empenho, ganhou passe livre e se tornou um dos tradutores do trabalho Freudiano.

Mesmo após tanto tempo, seu trabalho necessita de tempo para ser absorvido. Ainda que em forma física, na sua escrita, por exemplo, é difícil compreender o que este pensava. Ademais, em determinadas situações, sua própria postura ondulava e se mostrava insegura. Por exemplo, enquanto retornava ao trabalho de Freud, abdicava da ciência que usava.

Isso fica claro quando tocamos no:

Inconsciente

Lacan também dava valor à existência do inconsciente da mesma forma que Freud. O mesmo afirmava que nós repelíamos nossas vontades e desejos a um lugar de pouco acesso, sem julgamentos alheios. Contudo, a ideia ganhava mais força quando a repressão alimentava distúrbios e outros problemas comportamentais incapacitantes.

Imaginário

Basicamente, segundo Lacan, nós procuramos alguém que nos complete, falando diretamente de amor. Contudo, ninguém é obrigado a responder a qualquer expectativa que criamos e alimentamos.

Linguagem

Assim como Freud, Lacan acreditava que a linguagem era a ferramenta perfeita para a obtenção de respostas. A mesma serve de âncora para que percebamos determinadas impressões por meio da fala dos clientes. Com isso, ficaria mais fácil encontrar cada mal-estar que nos açoita e a solução correspondente.

André Green

Para fechar a lista de psicanalistas famosos, trazemos um que bebia da fonte de todos acima. André Green carregava uma fidelidade quase que cega pelos caminhos que Freud percorreu. Isso se reflete muito no trabalho dele, dando margem a uma postura mais permissiva, diversificada e um pouco intransigente também.

Leia Também:  20 frases de Osho para você se inspirar

De certa forma, Green foi um psicanalista famoso por sua audácia em preferir uma renovação constante. O mesmo era conhecido por resgatar ideias antigas e dar uma nova roupagem para elas. Com isso, carregava um simbolismo modernizado e flexível. Assim, permitiu que elementos decisivos ao sucesso e fracasso da terapia se estabelecessem.

Além disso, o mesmo se mostrava um excelente protetor da obra criada por Freud. Há relatos de que ele defendia de forma calorosa qualquer argumento que protegesse a obra do seu mentor indireto. Isso também acabava atingindo outros seguidores que acabavam por se desviar dos princípios do trabalho Freudiano.

Graças à forma como impactou o mundo da psicoterapia, era evidente que Freud deixaria um imenso legado. O mesmo passou a ser repassado a frente por dedicados seguidores que viam na sua obra a chance de incrementá-la. Por conta dos psicanalistas famosos, hoje temos diversas abordagens sadias, diretas e inteligentes para trabalhar.



Considerações finais sobre alguns psicanalistas famosos

Ainda após tanto tempo, os mesmos acabam sendo consultados a fim de esclarecerem dúvidas que só suas obras são capazes. Cabe ressaltar que a lista acima não foi construída por ordem de excelência ou qualificações, nada disso. Cada psicoterapeuta carrega sua relevância única e intransferível.

Dessa forma, independente de quem sejam, eles têm papel vital na investigação da psique humana. Indico a leitura procura de cada um deles a fim de unificar os pontos em comum que trabalham. Talvez isso permita a clareza de ideias que necessita em algum momento e não sabe por onde começar a cultivá-la.

Além disso, por que você mesmo não se inscreve em nosso curso de Psicanálise Clínica? O mesmo se mostra a ferramenta perfeita para acompanhar e entender os mecanismos que influenciam em nossos impulsos comportamentais. Dessa forma, você aprende a alimentar o seu autoconhecimento e descobre como aplicá-lo de forma consciente na sua vida.

Nosso curso é totalmente virtual, dando a chance de que qualquer pessoa no país possa estudar. Graças à forma de trabalho, você pode estudar quando e onde quiser, sem se preocupar com deslocamentos exaustivos. Basta ter um computador conectado à internet que qualquer lugar e horário viram sua sala de aula.

Mesmo com toda essa dinâmica flexível, pode contar com a ajuda de nossos professores qualificados em tempo integral. Os mesmos se encarregarão de lapidar seu potencial, propondo exercícios e desafios instigantes. Com a ajuda deles, concluirá o curso com louvor e recebera um certificado impresso em casa com cada uma de suas competências.

Garanta a chance de conseguir a chave de mudança em sua vida. Inscreva-se o quanto antes em nosso curso de Psicanálise.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =