psicologia do dinheiro

Psicologia financeira: 15 dicas da psicologia em finanças

Posted on Posted in Comportamento, Conceitos e Significados

O dinheiro tem um grande ponto de psicologia e por isso hoje nós trouxemos dicas da psicologia financeira. Essa psicologia inclui muitos conceitos que vão ajudar você a mudar sua situação financeira e a assumir o controle de seu dinheiro antes que o dinheiro o leve sobre você. Além disso, ela traz o conceito também de como você deve fazer para alcançar a tão esperada liberdade financeira e sua felicidade.

Revive sua própria mente

É a sua mente que decide os passos que você vai seguir, consciente ou inconscientemente, na sua relação com o dinheiro. Nesse sentido, expanda e desenvolva sua mente em relação ao dinheiro, alcançando inteligência financeira. Pelo menos 80% da riqueza vem de sua mente.

Relações interpessoais

As pessoas que conhece e que tem no seu ambiente mais próximo são um ponto de apoio muito importante para aceder a grandes conhecimentos. Elas vão lhe dar possibilidades econômicas que lhe abrirão as portas que necessitará a curto, médio e longo prazo.

Crie seu próprio sistema

Alcançar a liberdade financeira não é uma tarefa fácil, então você deve ser consistente e manter um comportamento financeiro estável. Para isso, você deve criar seu próprio sistema, que provavelmente aprendeu primeiro com outra pessoa. Nesse sentido, você pode criar novos investimentos imobiliários ou estratégias de negociação.

Bem-estar físico e mental

Essa é uma regra prática. A saúde é uma das bases mais importantes para a liberdade financeira. Ou seja, a maioria das pessoas que enriquece diz que cuidar da saúde, da boa forma e da dieta alimentar é de vital importância para ser financeiramente livre.

Seu tempo não tem preço

O tempo é muito valioso e por isso você tem que valorizá-lo. As pessoas que alcançaram a liberdade financeira têm usado muito bem o seu tempo graças às oportunidades que lhes foram apresentadas. Portanto, aproveite cada iniciativa porque o tempo não pode ser comprado e é desperdiçado com muita facilidade.

Tempo livre e de lazer

Cada pessoa pode escolher o que fazer no seu tempo livre. Mas apenas aquelas pessoas que alcançaram a liberdade financeira são aquelas que melhor usaram seu tempo livre.

Em vez de perder tempo com tarefas de baixo rendimento, como assistir televisão, eles optaram por construir sua futura riqueza. Graças ao fato de um dia terem sacrificado seu tempo investindo, agora são grandes exemplos de negócios.

Educação Financeira

A riqueza é aprendida. Aquelas pessoas que na época decidiram investir na própria formação levam uma vantagem muito grande sobre aqueles que pensam que os estudos limitam.

Tanto a formação escolar como a financeira devem durar a vida toda. É necessário estar em constante aprendizagem e, graças à formação, terá assegurado um grande sucesso.

A importância da reputação

Embora possa não ter passado pela sua cabeça, a reputação é fundamental para obter uma maior possibilidade de encontrar novos parceiros, investidores e grandes oportunidades que o levem aos objetivos que se propôs. Sua reputação é seu grande valor, é sua carta de recomendação. Por isso, não perca ela de vista.

Leia Também:  Ab-reação: significado na Psicanálise

Hábitos

Sejam eles bons ou maus, não devemos desprezar nossos próprios hábitos. Com os hávvitos vamos construindo, ao poucos, a liberdade financeira que tanto almejamos.

Experiência e erros

Cada uma das situações pelas quais passamos para chegar onde queremos nos deu uma experiência e um ponto de apoio. Este é um dos motivos mais notáveis, já que às vezes teremos cometido erros, Portanto, detectar os erros, compreender e corrigir é a nossa missão principal.

Esses erros nos ajudam a aprender a não cometê-los novamente.Uma pessoa de sucesso é aquela que cometeu mais erros, mas que corrigiu cada um deles. Nesse sentido, é importante estar sempre atento a eles.

Neuroeconomia e Psicologia Financeira: Como evitar que as emoções nos façam perder dinheiro?

Curto prazo vs longo prazo

De modo geral, todos nós queremos ser recompensados o mais rápido possível e adiar as tarefas mais desagradáveis. Por exemplo, se for perguntado em 1º de fevereiro se você prefere fazer um trabalho desagradável de sete horas em 1º de abril ou um trabalho desagradável de 8 horas em 15 de abril, as pessoas irão preferir o trabalho menor em 1º de abril.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Porém, se você fizer a mesma pergunta no dia 1º de abril pela manhã, a maioria preferirá adiar o trabalho até o dia 15, mesmo que isso signifique trabalhar mais. Levadas ao investimento, as pessoas preferem ganhar imediatamente 50,000 em vez de ganhar 100,000 em dois anos.

    Pelo contrário, quase ninguém prefere ganhar 50,000 em 4 anos em vez de ganhar 100 em seis anos e, no entanto, o resultado é o mesmo do caso anterior, mas com um horizonte temporal deslocado para quatro anos.

    Autocontrole

    Se você quer fazer dieta, o mais adequado é que, quando for ao supermercado, não compre aqueles doces, pãezinhos ou refrigerantes que te impedem de perder peso.

    Com os investimentos, você tem que fazer o mesmo: detectar o que pode nos influenciar negativamente e evitar isso. Por exemplo, se ficar nervoso ao olhar para o mercado de ações diariamente, porque você não pode suportar perdas, é recomendável que você olhe para eles uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês.

    Criar regras

    Se você propõe que no dia 5 de cada mês contribua com dinheiro para o fundo, fique com ele. Se você propôs economizar 10% de sua renda por ano e está apaixonado por algo, lembre-se de que você propôs esses 10%.

    Dicas para liberdade financeira

    • Controle de gastos
    • Tenha lápis e papel à mão sempre. Isso pode parecer arcaico, mas é importante contabilizar cada dinheiro que entra e sai. Hoje em dia existe também muitos aplicativos que são eficientes para isso.
    • Cuidado com o uso de cartões de crédito
    • Gere renda passiva! E importante para que você possa ficar na cama, mas sabendo que há algo que está produzindo.
    • Pense a longo prazo e não enlouqueça gastando tudo em um minuto como se o amanhã não existisse. Compras compulsivas podem ser perigosas e por isso é importante pensar no amanhã.
    • Olha para onde vai o seu dinheiro. De que forma ele vai embora? Lembre-se como foi dificil consegui-lo e se pergunte se realemente vale a a pena gastar imediatamente com coisas que depois você nem vai lembrar. Nesse sentido, use em algo que ajude a você a continuar crescendo.
    • Observe seu padrão de gastos: qual é a primeira coisa que você faz quando o dinheiro chega às suas mãos? Se isso não for lucrativo, tente mudar. Você chegou a tempo de examinar seu comportamento e se transformar.
    Leia Também:  O Segredo da Mente Milionária: resumo do livro

    Considerações finais sobre psicologia financeira

    Além dessas dicas, lembre-se de se recompensar de vez em quando. Nem tudo pode ser austeridade. Quando sobrar algum dinheiro grátis e você tiver todo o resto segurado, vá tomar um sorvete com sua família! Nesse sentido, você estará feliz em saber que está com as finanças em dia e tem como aproveitar a vida também.

    Nada é mais gratificante do que gastar um pouco sabendo que tudo está sob controle e que as finanças não serão afetadas. Isso se chama liberdade financeira! saber que você pode usar um pouco do que você tem e nada vai acontecer se você se entregar.

    Espero que você tenha gostado do texto sobre psicologia financeira. Conheça o Curso de psicanalise clínica e se prepare para descobrir novos horizontes que mudarão sua vida. Seja um profissional desta área excepcional!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *