psicologia online

Psicologia online: quando e onde fazer?

Posted on Posted in Profissões e Psicanálise, Psicanálise

Por muito tempo, precisávamos de alguém a quem recorrer em momentos difíceis, mas não conseguíamos verbalizar nosso sofrimento. A ideia de se abrir com um psicólogo, um estranho, assusta a muitos, mesmo que ele guarde sigilo sobre a consulta. Sendo assim, descubra mais sobre a Psicologia online e onde fazer uma consulta.

Sobre a Psicologia online

O mercado de saúde mental tem se flexibilizado bastante na última década. Desde a sua criação, a Psicologia propunha que o paciente encontrasse um profissional que o atendesse em um consultório. A ideia de se abrir com um desconhecido ainda assombra muitos indivíduos. Contudo, independente da escolha e lugar, a ética profissional protege o paciente e evita a exposição de sua vida.

Novos métodos e questionamentos surgiram com o passar dos anos e a Psicologia sempre se manteve presente. Da mesma forma que sempre teremos problemas psicológicos, poderemos recorrer a um tratamento seguro e eficaz para saná-los. O consultório sempre será um abrigo às angústias e o psicólogo nos atenderá sempre que precisarmos.

Como um adendo, a terapia se tornou virtual agora. Através da internet, terapeuta e paciente podem se comunicar de forma segura e facilitada. A Psicologia online permite uma maior exposição dos problemas, permitindo aos dois um vislumbre de como reagimos a alguns estímulos. A distância não diminui a qualidade do procedimento.

Quando fazer uma consulta online?

Sempre que sentir que não consegue estruturar sua mente sozinho. Como dito linhas acima, muitos pacientes têm receio de se colocarem diante de um estranho. Por falta de aproximação, temem serem julgados e avaliados de forma negativa. Ao invés de uma ajuda, moldam em suas mentes um tribunal com um único júri, juiz e executor.

Entretanto, essa imagem errônea de um psicólogo é o que contribui a um agravamento do problema. Como se recusa a procurar ajuda, seu mal-estar entra em uma crescente, corrompendo aos poucos sua vida. A partir disso, passe a ver um terapeuta e o seu ambiente de trabalho como um caminho à limpeza.

Independente do momento e da hora, a ajuda de um profissional pode te dar subsídios para encontrar a resposta de que precisa. Seu contato externo com o problema pode identificar padrões que você mesmo não consegue. O olhar clínico dele pode fazer um raio-x de suas emoções e te ajudar a trabalhá-las melhor. Graças à consulta online, você tem um alcance imediato de ajuda e solução.

Benefícios da Psicologia online

A Psicologia online é uma excelente saída para dar uma virada em sua vida. Tal como a terapia presencial, você pode analisar seu problema sob outra perspectiva, buscando ferramentas para lidar melhor com ele. Entretanto, a Psicologia online difere da modalidade presencial em alguns pontos bastante benéficos a você. São eles:

Praticidade

Nem sempre, mesmo que necessário, você não consegue ir longe para buscar ajuda por conta da rotina. Um psicólogo online facilita o seu contato e tratamento. Sempre que puder, poderá contatar o profissional, independente de onde esteja. O canal entre os dois se encurta e possibilita sessões sempre que necessário.

Conforto

A terapia pode ser feita em sua casa, por exemplo. Se este é o ambiente onde se sente em segurança no momento, por que não trabalhar a terapia nele? Ademais, por que não tornar a sua casa o seu consultório pessoal? Separe um ambiente para que isso ocorra e aguarde as instruções do psicólogo.

Preço

Em geral, consultas online costumam ser mais baratas que as presenciais. Essa informação de modo algum deve servir como um estímulo para não visitar as clínicas pessoalmente, nada disso. Contudo, às vezes não dispomos do valor que seria necessário para ter uma consulta presencial ou as consultas públicas demoram a serem realizadas. A Psicologia online permite um conforto maior quanto aos gastos e a urgência do seu caso.

Leia Também:  Entendendo Psicanálise de 5 grandes autores

Sobre a consulta

A Psicologia online não inibe em momento algum o contato do paciente com o psicólogo. Podemos ver a consulta como uma conversa menos informal do que as que temos com os amigos via webcam. Assim como no consultório, o psicólogo pedirá que exponha as emoções que sente. Fará suas observações por escrito e as devolverá após você finalizar o que tem a dizer.

Mesmo que distante, os profissionais são treinados para dar suporte aos pacientes. O ambiente virtual não impede que o mesmo se sinta amparado e confortável com a situação. O terapeuta entenderá a sua angústia e te ajudará a trilhar um caminho seguro para a sua resolução.

Juntos e através da web, podem traçar planos e metas para que retorne mais vívido e saudável ao mundo externo. Você se sentirá em paz consigo e poderá obter uma clareza maior quanto à sua existência e os gatilhos que experimenta. A Psicologia online é a engrenagem de retorno que precisa.

Onde fazer?

Felizmente, há vários canais para recorrer à Psicologia online. Diversas instituições se especializaram nessa modalidade de tratamento e ofertam aos pacientes um ambiente seguro e acolhedor. Cada uma possui o modo de trabalho diferente, cabendo a você escolher qual a melhor à sua necessidade. Veja alguns exemplos:


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Vittude

Para simplificar, a Vittude funciona como um “tinder da saúde mental”. No site https://www.vittude.com/, você pode encontrar um psicólogo que se adeque ao que precisa com base em horários e localização. O cadastro é bem simples e a plataforma oferece todo o apoio que precisará.

CVV

O CVV, Centro de Valorização da Vida, é uma linha de voluntários capacitados que ajudam quem precisa de apoio. De forma gratuita, se disponibilizam para atender quem possui angústias, temores e até vontade de suicídio. Acessando www.cvv.org.br, você pode conhecer mais do trabalho da corrente ou ligando para o número 188.

Psicologia Viva

A plataforma telemedicinal une pacientes e psicólogos de diversas partes do mundo. O contato virtual pelo https://www.psicologiaviva.com.br/ abre as portas para que um indivíduo encontre o apoio que precisa. As consultas são mantidas sob sigilo e segurança e você pode se consultar sempre que precisar.

Considerações finais: Psicologia online

A Psicologia online permite uma nova abordagem aos nossos problemas. Usando uma das facetas benevolentes da internet, consegue unificar comodidade, segurança e tratamento em um único canal. Graças a isso, conseguimos quebrar a barreira que nós mesmos construímos, permitindo uma melhor visualização do que nos afeta.

Os psicólogos de prontidão são próximos o suficiente para entender e ajudar a identificar a natureza dos seus empecilhos. Sendo assim, não perca mais tempo. Sua paz está a um clique de distância. Escolha quem melhor se adequa à situação e inicie sua jornada de retorno.

Aproveitando que estamos falando em Psicologia online, um curso de Psicanálise como ferramenta adicional pode ajudar você a elaborar relacionamentos e problemas pessoais. Ainda que seja educado a lidar com pacientes, tudo o que recebe das aulas serve para você mesmo. Através do nosso curso de psicanálise clínica 100% online, você tem à mão muitas ferramentas indispensáveis ao seu bem-estar e dessenvolvimento. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =