psicólogo online

Psicólogo Online: regras para atendimento virtual

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

Em meio à pandemia de COVID-19, muitos de nós estão encerrados em casa. Isso não afeta tanto quem já trabalha no modelo home office. Contudo, vários profissionais que fazem atendimento presencial estão sofrendo para se adaptar ao novo estilo de vida com o qual teremos de conviver nessa quarentena involuntária. Tendo isso em vista, é importante saber como ficam as terapias. É possível ser atendido por um psicólogo online?

A hora do psicólogo online: nunca o atendimento online foi tão necessário

Sabemos que aqui no Psicanálise Clínica profissionais de diversas áreas nos acompanham. Isso engloba tanto os curiosos que querem saber mais sobre psicanálise quanto os psicanalistas formados que continuam aprendendo coisas novas. Considerando que você, leitor, possa se enquadrar em algum desses dois grupos, falaremos sobre o atendimento com psicólogo online tanto para o terapeuta quanto para o paciente.

Nunca esse tipo de versatilidade foi tão necessária. Duvidamos que no dia primeiro de janeiro você estivesse pensando no estouro de uma pandemia que fosse obrigar as pessoas a ficarem em casa. De repente, quem não sabia nada de tecnologia está precisando adotar novos formatos de trabalho para não perder os clientes. Por outro lado, quem faz terapia não pode interromper o tratamento por tempo indeterminado.

Para o terapeuta

Se você é psicólogo, provavelmente sabe que há uma regulamentação para fazer o atendimento online. Assim, se você ainda não está por dentro dos passos necessários para fazer isso, é importante tratar do assunto com a maior urgência. Muitos edifícios comerciais já fecharam as portas por determinação do governo e você poderá ter grandes prejuízos financeiros caso não se adapte.

Para o paciente

Caso você esteja fazendo terapia com um psicólogo e ele não possa mais lhe atender, é crucial perguntar para o profissional como prosseguir com o tratamento. A tecnologia para isso pode ser tão simples quanto uma ligação por WhatsApp. Contudo, é importante se certificar que o seu psicólogo cumpre com os requisitos legais para fazer esse tipo de atendimento.

Psicólogo online: fique por dentro dos aspectos da legislação

Aproveitando que falamos em requisitos legais, é hora de falar um pouco sobre o Conselho Regional de Psicologia e o Conselho Federal de Psicologia. Estas são entidades que regulamentam a atuação dos psicólogos no Brasil, então é importante que o profissional escolhido por você trabalhe de acordo com o que está proposto legalmente. Isso vale inclusive para o atendimento do psicólogo online, que está temporariamente livre.

Os órgãos oficiais autorizam o quê?

Em tempos normais, para um psicólogo fazer o atendimento online, teria de fazer o cadastro no CFP. No entanto, como estamos vivendo em um momento atípico, esse cadastro não será fiscalizado durante os meses de março e abril. Assim sendo, se você quiser começar a atender seus pacientes online, não precisa se preocupar com isso agora.

Por outro lado, é possível que você acabe se esquecendo de fazer o cadastro e acabe perdendo credibilidade perante alguns pacientes e o próprio Conselho. Assim, se não tiver tempo para fazer o seu cadastro hoje, agende algum tempo para regulamentar sua situação depois.

Nessa conjuntura, você que está fazendo terapia, mas não sabe se o seu psicólogo está cadastrado, pode fazer a consulta no site oficial do CFP.

Leia Também:  O que é carência afetiva? Teste para saber

Limites

No que tange os limites do atendimento online, há algumas coisas que o psicólogo deve evitar. Quando o paciente está em casa, próximo à família, isso abre margem para muitas situações que não aconteceriam em um atendimento presencial. Tendo isso em vista, é bom estabelecer alguns limites entre o que pode ou não ser feito.

Em um atendimento com o psicólogo online, muitas pessoas acabam trazendo uma pessoa extra para a sessão. Por exemplo, uma mulher com problemas no casamento acaba arrastando o marido para conversar com um profissional que ele nem conhece. Dessa forma, o psicólogo fica com uma situação super desconfortável para contornar.

Ademais, por ter o contato do psicólogo, pessoas que estão sofrendo violência doméstica usam o número para fazer denúncias ou pedir socorro. Com essa ponderação, não queremos dizer que uma pessoa sofrendo não deva denunciar os abusos da relação. O problema é que a situação de crise e violência fica vedada justamente porque a vítima acha que isso substitui uma denúncia oficial que realmente vai impedir o problema de acontecer novamente.

Prós e contras para o atendimento do psicólogo online

Para o psicólogo

Prós

Você pode atender do conforto de sua casa sem necessariamente ter nenhuma perda financeira. É possível combinar com os clientes que os pagamentos serão feitos via transferência bancária. Além disso, tudo o que você vai precisar para atender são um notebook ou um smartphone com acesso a internet e uma boa câmera.

Contras

Por outro lado, é possível que você não veja tanto sentido em continuar pagando o aluguel do consultório. Principalmente agora que está tudo fechando e você não vai precisar ir para lá. Além disso, é mais difícil conseguir fazer um atendimento de qualidade em sua casa. Caso tenha crianças pequenas ou um lar barulhento, pode ser bom investir em um fone de ouvido que bloqueie ruídos e tenha um microfone.

Para o paciente

Prós

Você pode ficar tranquilo sendo atendido por um psicólogo online, pois sua terapia não será interrompida. Assim como é cômodo para o terapeuta ser pago via transferência, você também não precisa sair de casa para fazer o pagamento. Se tiver um smartphone e um lugar reservado para conversar francamente com seu psicólogo online, sua rotina praticamente não será alterada.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Contras

Não ter um local e tempo para a terapia pode ser um problema. Pais que trabalham estão com muitas dificuldades para equilibrar o cuidado das crianças e o trabalho home office. Assim, não desligam o tempo inteiro. Nesse contexto, fica difícil encontrar um tempo na semana para se concentrar nas próprias necessidades.

Isso pode ser muito perigoso para você, portante é totalmente desaconselhável. Pense em como ter tempo para o seu tratamento!

Considerações sobre o atendimento com psicólogo online

Em tempos de pandemia, muitas das atividades que fazemos regularmente estão prejudicadas. Isso vale para o trabalho, para encontros com os amigos, o cinema de final de semana e a terapia. Seja lá você paciente ou o terapeuta, já sabe o que fazer se quiser encarar a modalidade de atendimento com psicólogo online. Para saber mais sobre isso, matricule-se em nosso curso de Psicanálise Clínica 100% EAD!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + vinte =