o que é Psicoterapia Psicanalítica

O que é Psicoterapia Psicanalítica

Posted on Posted in Uncategorized

A Psicoterapia Psicanalítica é como um processo terapêutico que se baseia na teoria psicanalítica e que ajuda a resolver e elaborar os diferentes problemas do cotidiano. Assim, essa modalidade oferece uma aproximação em relação ao anseio e desejo do sujeito.

Embora não ofereça soluções rápidas, ela promove ainda a compreensão das dificuldades e promove mudanças profundas na qualidade de vida dela.

Elementos relevantes na psicoterapia

A psicanálise não é apenas um método de tratamento de problemas psicológicos, mas também uma forma para investigar processos psíquicos inconscientes..

Dessa forma, o processo psicanalítico pode ajudar sujeitos que manifestam sofrimento na mente, mas também aqueles que se sentem tímidos em seu desenvolvimento pessoal. Além  disso, ajuda também aqueles que desejam alcançar uma maior qualidade de vida através de uma melhor compreensão de seu mundo interno.

Portanto, um dos elementos mais relevantes é que não se limita a um propósito apenas terapêutico, mas também promove um aumento do bem estar, da capacidade de trabalhar e do amor. Gera ainda um espaço onde o sujeito se encontra, no qual ele pode pensar, se ouvir e se falar sobre seus desejos.

Benefício da prática psicoterapêutica

Um espaço terapêutico que leva o sujeito a se encontrar sempre e traz benefícios. No que se refere à Psicoterapia Psicanalítica, os sujeitos que podem se beneficiar são aqueles que consideram que os conflitos que se manifestam na vida pessoal e profissional têm uma causa interna.

Portanto, essas dificuldades implicam em sofrimento que os impede de ter uma vida boa de acordo com seus desejos. Por isso contam como recurso a possibilidade de um espaço terapêutico. Assim, o interesse pela própria vida e o desejo de aproximação consigo mesmo são fatores importantes para o início nesse processo.

Resumindo

A Psicoterapia Psicanalítica pode ser realizada por aqueles sujeitos que têm um problema emocional específico ou por aqueles que desejam apenas explorar a si mesmos. Crianças, jovens, adultos e idosos podem iniciar um processo terapêutico. Da mesma forma, casais, famílias, grupos, ou até mesmo se for um assunto individual, também pode iniciar.

Entender porque somos como somos implica em uma sensação de bem-estar e um maior senso de identidade. Embora esse tipo de psicoterapia talvez seja menos útil para quem busca terapias rápidas, os resultados alcançados gera mudança de vida.

Como a psicoterapia psicanalista trabalha?

Na Psicoterapia Psicanalítica o trabalho é feito face a face e o psicanalista tem maior participação no desenvolver das sessões. É um trabalho a dois entre o paciente e seu analista.

Sendo assim, tanto o terapeuta quanto o paciente trabalham em equipe para descobrir as causas que impedem o sujeito de desfrutar de todas as suas potencialidades e de todo o seu bem-estar.

Como ocorre as sessões de Psicoterapia Psicanalítica

O psicanalista escuta o desconforto e o sofrimento e observa os padrões de pensamentos e comportamentos. Além disso, observa também as situações significativas na vida do sujeito em busca das causas do que o aflige.

Além de ouvir, você pode usar outras técnicas para aprender sobre essas potenciais causas de tal desconforto, por exemplo: livre associação de ideias ou pensamentos, transferência, contratransferência, interpretação, esclarecimento, apontar, construções, etc.,

Leia Também:  Complexo de Vira-lata: significado e exemplos

Em uma sessão e ao longo do processo, o paciente pode esperar que ocorra um encontro consigo mesmo, obtendo benefícios como autoconhecimento, aumento da autoestima, vínculos saudáveis e uma autoimagem mais positiva.

Quanto tempo costumam durar as sessões?

As sessões no processo de Psicoterapia Psicanalítica têm duração variável, mas costumam durar cerca de quarenta e cinco minutos, com frequência de uma vez por semana, podendo ser acordada a realização de mais sessões semanais.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    De acordo com a dinâmica que se abre e se joga no espaço terapêutico no decorrer de uma sessão, o “recorte” de cada sessão não se dá em relação ao relógio. Mas sim ao material que o paciente traz para ela, já que o sujeito o tempo não é o tempo cronológico e o inconsciente é atemporal.

    Entendemos por “corte” da sessão o momento em que o analista encerra a sessão a partir do processo de cura onde se coloca em jogo o que o sujeito deve compreender fora do tempo da sessão; isso porque em psicanálise falamos de processo e, portanto, o encontro do paciente consigo mesmo não se limita ao tempo que compartilha com o analista, mas é um trabalho que acarreta uma continuidade, tanto no tempo da sessão quanto fora dela.

    Quando é a hora de buscar a ajuda de um psicanalista?

    Todos os motivos usuais para alguém consultar um profissional de saúde são bons motivos para consultar um psicanalista para obter aconselhamento adequado sobre o problema.

    Dessa forma, podem ser ansiedade, depressão, ataques de pânico, obsessões e compulsões, traços de personalidade que interferem na vida, vida pessoal e profissional, entre outros.

    A psicanálise ajuda as pessoas a lidar com transtornos mentais e conflitos internos e aumenta o autoconhecimento e a liberdade.

    Vantagens: o que a psicanálise pode me oferecer?

    A Psicoterapia Psicanalítica oferece a possibilidade de tratamento adequado para uma ampla variedade de problemas psicológicos e emocionais.

    Sendo assim, contribui positivamente para a saúde mental do sujeito, em sua sensação de bem-estar e em sua capacidade de desenvolver sua vida de uma forma mais satisfatória.

    Considerações finais

    A psicanálise não é apenas um método de tratamento de distúrbios neuróticos, é também um procedimento para investigar processos psíquicos inconscientes e é uma teoria da vida psíquica.

    Desse modo, a cura psicanalítica pode ajudar as pessoas que sofrem algum sofrimento psíquico, mas também aquelas que se sentem inibidas em seu desenvolvimento pessoal ou que desejam adquirir maior liberdade interior por meio de uma melhor compreensão de seu mundo interno.

    Conquiste sua liberdade emocional participando do nosso curso online de psicanálise clínica, trataremos de conteúdos semelhantes a psicoterapia psicanalista. Portanto, venha fazer parte desse universo repleto de oportunidades que transformara a sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *