psicodinâmica

Psicoterapia Psicodinâmica: princípios e técnicas

Posted on Posted in Teoria Psicanalítica

A Psicoterapia Psicodinâmica é um processo terapêutico que visa auxiliar as pessoas no desenvolvimento emocional. O profissional utilizará de técnicas psicanalíticas para que os que aspectos mentais inconscientes sejam levados à consciência do paciente.

Nesse sentido, o psicanalista atua para identificar padrões comportamentais inconscientes, auxiliando o paciente para desenvolver a capacidade de compreendê-los e modificá-los. Assim, a Psicoterapia Psicodinâmica, auxiliará a pessoa em sua evolução pessoal, e, se for o caso, no tratamento de transtornos psicológicos. 

O que é Psicanálise?

Como a psicoterapia psicodinâmica é um processo terapêutico da Psicanálise, primeiramente precisa saber o que é a Psicanálise em si. Conceitualmente, a Psicanálise se refere a uma construção teórica, que, na forma hermenêutica, tem como campo de estudo a explicação de significados implícitos às coisas.

Simplificando, a Psicanálise pode ser entendida como uma ciência da interpretação, que busca trazer significados para além do objeto, para coisas que não são interpretadas de forma óbvia.

Sobretudo, a Psicanálise se caracteriza por um conjunto de conhecimentos teóricos sobre a psique humana, quanto a sua estrutura e funcionamento, trazendo explicações de como a mente reflete na vida do indivíduo.

Pode-se dizer que a Psicanálise foi criada por Sigmund Freud (1856-1939), iniciando suas teorias com o livro A Interpretação dos Sonhos (1900). Ao longo do tempo surgiram diversos teóricos psicanalíticos, tornando então a aplicação da psicanálise um dos métodos mais utilizados em sessões de terapia por profissionais da saúde mental.

Dentre as teorias psicanalíticas freudianas mais famosas estão o modelo topográfico, o Ego, Id e Superego, teoria da sexualidade e desenvolvimento psicossexual, interpretação dos sonhos, dentre outros.

Nesse ínterim, Freud demonstra que na mente inconsciente estão as informações sobre nós mesmos, desconhecidos pela nossa mente consciente. Assim, ingressando na mente inconsciente, é possível encontrar as causas para os sofrimentos psíquicos, inclusive atuando no tratamento de transtornos mentais.

O que é psicoterapia psicodinâmica?

De antemão, saiba que esse modelo de psicoterapia objetiva, primeiramente, ajudar o paciente a lidar com problemas, fortalecendo suas defesas pessoais. Assim, melhora suas habilidades de adaptação, enfrentando melhor situações de estresse.

Além disso, visa a construção do ego do paciente, ajudando-o a encarar sua realidade de forma mais precisa, melhorando seus comportamentos e julgamentos.

psicoterapia psicodinâmica esquema

As técnicas da Psicoterapia Psicodinâmica envolve sentimentos, impulsos, desejos, fantasias vivenciados pela pessoa, que, sobretudo de maneira inconsciente, afetam sua vida. Neste tipo de terapia há um processo flexível na relação entre terapeuta e paciente, onde de emprega maneiras conduzir a sessão de forma individualizada.

Ou seja, conforme sentimentos, emoções e experiências do paciente, com um método integrador, o psicoterapeuta encontrará estratégias para soluções de suas questões psicológicas.

Qual abordagem da psicoterapia psicodinâmica?

A abordagem da psicoterapia psicodinâmica mostra que o comportamento humano tem influência nos processos químicos realizados na mente inconsciente, que passamos a repetir, no geral, desde a infância.

Desse modo, se busca entender como se deu a formação da personalidade do paciente, para que, assim, se possa promover a melhora de seu autoconhecimento, encontrando maneiras para atingir sua evolução pessoal.

Em suma, a psicoterapia psicodinâmica visa o desenvolvimento pessoal do paciente, através do autoconhecimento, compreenderá seus sentimentos, emoções e comportamentos. Em terapia, a pessoa conseguirá entender quais são os seus gatilhos emocionais, que influenciam na forma como se relaciona com os outros e consigo mesmo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Com isso, o paciente terá a compreensão do que precisa mudar, pessoalmente, conseguirá compreender melhor seus pensamentos. Em resultado, lidará melhor com seus conflitos internos, melhorando sua qualidade de vida.

    Principais características da psicologia psicodinâmica

    A psicoterapia psicodinâmica possui diversas formas, a depender do paciente que está em terapia, em razão da sua forma ampla de abordagem. Entretanto, no geral, possui as seguintes características:

    • foco na interpretação dos conflitos da mente inconsciente da pessoa, para ajudá-la em seu autodesenvolvimento.
    • identificar quais são as defesas pessoais em situações que lhes são conflitantes;
    • interpretação de como questões da infância influenciam na vida adulta;
    • utilizada da associação livre para exploração de conflitos internos.

    Na prática, como funciona a terapia psicodinâmica?

    Sessões de psicoterapia psicodinâmica têm com enfoque o desenvolvimento emocional do paciente, desde a sua infância. Se entende que nosso infância traz referências sobre as decisões tomadas na vida adulta. Ou seja, a forma como o adulto se relaciona, pessoal e socialmente, é aquela em que aprendeu em sua infância.

    Durante a infância é onde se aprende o que é certo ou errado, não havendo qualquer influência do exterior. Porém, na vida adulta que os conflitos internos começam a surgir, pois o que antes era tido como verdade absoluta, pode ser colocado em evidência ao se deparar com certas realidades.

    Leia Também:  Movimento Psicanalítico: Freud e Seguidores

    Neste contexto, questionamentos que nem sequer existiam, podem passar a fazer parte da pessoa quando atinge a maturidade, influenciando negativamente em seus comportamentos e relações interpessoais.

    Comumente as pessoas carregam traumas infantis, ainda que de forma inconsciente, e acabam por refletirem em sentimentos prejudiciais em sua maturidade, como inseguranças, baixa autoestima, medos ou fobias.

    psicoterapia psicodinâmica terapia resumido

    Então, é sob este enfoque que a psicoterapia psicodinâmica atua, onde a pessoa conseguirá entender os motivos para suas emoções e compreender sua individualidade. Ou seja, esta terapia trabalha, precipuamente, no desenvolvimento do autoconhecimento e autoestima. Dentre as técnicas mais utilizadas pelo terapeuta estão:

    • Interpretação: objetiva trazer à consciência algo que antes era inconsciente;
    • Observação: analista encontra um padrão comportamental do analisando;
    • Confrontação: abordagem sobre algo ou alguma situação que o paciente evita;
    • Clarificação: auxilia o paciente a expor algo que possui dificuldade de expressar em palavras;
    • Intervenções psicoeducacionais: terapeuta partilha informações técnicas sobre questões psicológicas trazidas em terapia;
    • Aconselhamento: o terapeuta dá sugestões diretas para ajudar o paciente com seus conflitos.

    Como funciona a psicoterapia psicodinâmica breve?

    A terapia psicanalítica tradicional, psicanálise ortodoxa, praticada por Freud e seus seguidores, era realizada por longos períodos de tratamento, que envolviam cerca de cinco sessões por semana, por vários anos. Esta alta frequência se dava para eliminação das resistências da mente inconsciente.

    Ao passo que na psicoterapia psicodinâmica, frequência e duração do tratamento terapêutico são menores. No geral, ocorrem de uma a duas sessões por semana, ao longo de cerca de dois anos, a depender do paciente. Neste modo terapêutico o enfoque é na dinâmica entre paciente e terapeuta, com sessões breves e objetivas.

    Como saber se preciso de terapia?

    Ainda que muitos não demonstrem, todos nós temos nossos conflitos emocionais relacionados a autoconfiança, autoestima, medos. Sentimentos normais, que fazem parte da natureza humana, que nos remetem a comportamentos na vida. Porém, deve sempre existir um equilíbrio entre sentimentos e comportamentos.

    Nesse ínterim, o desenvolvimento deste autocontrole pode ser difícil para alguns, conforme seu contexto de vida e características pessoais. Daí a importância de se procurar ajuda de um profissional especializado em saúde mental, que utilizará técnicas para lhe auxiliar na compreensão de suas atitudes e emoções.

    Contudo, se você chegou até o final deste artigo se interessa pelo estudo da mente humana, sobremaneira da mente inconsciente. Desse modo, convidamos você a conhecer nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, 100% EAD. Com este estudo terá benefícios como: a) Aprimorar o Autoconhecimento: A experiência da psicanálise é capaz de proporcionar ao aluno e ao paciente/cliente visões sobre si mesmo que seria praticamente impossível obter sozinho; (b)  Melhora o relacionamento interpessoal: Entender como funciona a mente poderá proporcionar um melhor relacionamento com os membros da família e do trabalho. O curso é uma ferramenta que ajuda o estudante a entender os pensamentos, sentimentos, emoções, dores, desejos e motivações de outras pessoas. 

    Por fim, se gostou deste conteúdo, curta e compartilhe em suas redes sociais. Assim, nos incentivará a continuar produzindo conteúdo de qualidade para nossos leitores.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.