qual é o símbolo da paz

Qual é o símbolo da paz? Significado e história

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Psicanálise e Cultura

Você sabe qual é o símbolo da paz? Neste post, iremos falar sobre o que significa e a história desse sinal que é muito famoso no mundo. Então, confira agora mesmo.

Qual é o símbolo da paz?

Para entendermos melhor sobre o símbolo da paz, precisamos voltar no tempo e saber a origem dele. O desenho foi criado pelo artista plástico britânico Gerald Holtom, em 1958, e serviu de logo para o Comitê de Ação Direta Contra a Guerra Nuclear (1957 – 1961).

Além disso, o símbolo da paz foi usado pela primeira vez na primeira grande marcha antinuclear de Londres a Aldermaston. Nos anos 1960, teve outras edições dessa marcha e o desenho ficou mais conhecido como um símbolo da Campanha pelo Desarmamento Nuclear.

Por fim, além dos hippies, outros grupos utilizaram o símbolo da paz como emblema. Por exemplo, os ouvintes do gênero musical reggae e o tradicional bloco-afro de Carnaval Olodum.

Entenda mais

Segundo o criador do desenho, o símbolo tem as letras:

D: desarmamento;
N: Nuclear.

Essas letras estão em código semafórico. Mas o que é isso? É um sistema de comunicação internacional que tem como base as movimentações de duas bandeiras. Ficou confuso? Imagine uma pessoa que está segurando duas bandeiras pequenas que podem se movimentar para qualquer lado.

Logo, cada posição define alguma letra. Então, para formar a letra D, uma é direcionada para baixo e a outra para cima, ambas na vertical (formando tipo uma “barra”). E para fazer a letra N, as duas bandeirinhas precisam ficar para baixo e na diagonal.

Outra explicação

Em outro momento, Holtom acrescentou algo importante sobre a origem do símbolo da paz. Ele disse que o desenho seria uma imitação de um camponês do famoso quadro do pintor espanhol Francisco de Goya.

A obra a que Holtom se refere é o “Três de Maio de 1808”. O quadro é sobre uma repressão que aconteceu em Madri depois de levantes populares contra as invasões napoleônicas na Espanha.

Porém, há um erro na fala do criador do símbolo da paz. Para ele o personagem estaria com as duas mãos para baixo na diagonal, mas na verdade o camponês está com os braços para cima.

Dúvidas

Não se sabe ao certo se ele se referia, por acaso, a um camponês morto. O corpo está no primeiro plano, tem uma aparência bem parecida com o logotipo da CND.

Mas a mensagem de Holtom foi passada. O símbolo de certa forma naquele momento queria passar sobre o horror da violência das armas, seja qual for, bombas nucleares ou fuzis.

O que o símbolo da paz significa?

Parece meio óbvio, pois a primeira coisa que vem à nossa mente é que o símbolo da paz se refere à paz! Mas como podemos ver na sua origem, ele surgiu para impedir as armas nucleares na Inglaterra.

Uma vez que naquela época, o mundo tinha acabado de sair da Segunda Guerra Mundial e os países tinham planos para iniciar uma corrida armamentista.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Aliás, Holtom acreditava que esse símbolo era uma representação das ideias e dos sentimentos das pessoas naquele momento. Por isso, ele nem registrou os direitos do desenho e logo, a imagem esteve presente em outros manifestos.

    Leia Também:  Educação e sociedade: 7 formas de influência

    Nos dias atuais

    Ao longo do tempo, o símbolo ganhou esse significado de paz e calma. E acabou substituindo o que ele significava antes: desespero e medo de uma guerra nuclear destruir o mundo pós-guerra.

    Paz e amor

    Essa virada de significado ocorreu, principalmente, no movimento de contracultura na Inglaterra, nos anos 60: o famoso “paz e amor”. Essa manifestação tinha como objetivo prezar um modo de vida com um espírito de comunidade.

    Ou seja, ter um estilo de vida mais nômade, mais ligado com a natureza e com um espírito mais livre. Aliás, os seus adeptos eram fortemente contra qualquer tipo de guerra. Por isso, eles pregavam tanto o lema de “paz e amor”

    Saiba mais…

    O movimento hippie foi responsável por imortalizar esse símbolo da paz. Por isso, o logo representou muito esse grupo, pois eles buscavam que os direitos civis fossem respeitados. Além disso, promoveram manifestações pela igualdade e o antimilitarismo.

    Por fim, os hippies eram a favor da campanha pelo Desarmamento Nuclear. Esse mesmo movimento foi o que deu o pontapé inicial para a criação do símbolo da paz.

    Outros símbolos da paz

    Além do desenho criado na Campanha do Desarmamento Nuclear que vimos ao longo do post, tem outros símbolos usados para representar a paz. Por isso, vamos ver os mais famosos e utilizados na nossa sociedade:

    Pomba branca

    Esse animal é muito utilizado na religião cristã. A pomba branca aparece em dois momentos na bíblia. Primeiro, no Antigo Testamento, com um ramo de oliveira no bico. O pássaro veio anunciar o fim do dilúvio e, por isso, virou um símbolo da paz e do perdão.

    No segundo momento foi no batizado de Jesus Cristo. Na ocasião, o animal anunciou que ele era o salvador prometido. Além disso, a pomba branca representa o Espírito Santo e a sua brancura é a pureza de Deus.

    Paz e amor com os dedos

    O sinal com os dois dedos foi adotado pelos hippies e os adeptos da contracultura na década de 1960. Além disso, é bastante conhecido por todos até os dias de hoje. O gesto é feito com o dedo indicador e o dedo do meio, ambos ficam levantados e separados; os demais recolhidos.

    Além de significar paz e amor, especialmente pelos hippies em manifestações pacifistas, o gesto já foi utilizado em conflitos armados. O principal motivo era para comemorar as conquistas nessas guerras. Isso porque o sinal forma a letra “V” que inicia a palavra vitória em vários idiomas.

    Por fim, este “V” de vitória ficou conhecido durante a Segunda Guerra Mundial. O gesto foi muito usado pelo estadista britânico Winston Churchill para celebrar as conquistas dos militares das tropas aliadas.

    Bandeira branca

    De modo geral, a cor branca tem muitos significados, e isso varia conforme a cultura e o tempo. Mas a bandeira branca virou um símbolo de trégua e que todos conhecem.

    Na Primeira Convenção de Genebra (1864) regulamentou o uso do objeto para interromper o conflito. Porém, essa ação não significa uma paz duradoura entre os combatentes, mas uma pequena “interrupção” na batalha.

    Considerações finais sobre qual é o símbolo da paz

    Em suma, o símbolo da paz serve para manifestar tudo aquilo que nós desejamos: uma sociedade mais pacífica. A sua origem se deu para impedir as bombas nucleares em um momento em que o mundo não precisava mais disso. Mas nos dias de hoje o desenho está estampado em vários lugares, como roupas, e presente nas artes do cotidiano.

    Leia Também:  Lista de arquétipos em psicologia

    Se você gostou do nosso post sobre qual é o símbolo da paz, te convidamos a conhecer o nosso curso de Psicanálise Clínica. Com as aulas 110% online, você terá acesso a um conteúdo que irá desenvolver as suas habilidades e conhecimentos. Então, não perca essa chance!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *