Quando a Psicanálise é Indicada? 7 Exemplos

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

Ainda que tenha sido difundida em larga escala nas últimas décadas, muitos ainda não compreendem o papel da Psicanalise. Ao mesmo tempo em que a psicoterapia ajuda milhares de indivíduos, outros tantos ainda se perguntam como podem ser ajudados. Sendo assim, veja quando a Psicanálise é indicada e veja o momento certo para procurar ajuda.

Para aqueles que carregam uma questão pessoal

Muitos psicanalistas recebem clientes cuja perspectiva de suas vidas parece nublada e pouco agradável. Os mesmos declaram que sentem um vazio, como se algo não estivesse ali ou faltasse encaixe. Em meio a tantas buscas, eles acabam se deparando com questionamentos que com o passar do tempo, tomam forma e tamanho desproporcionais.

Para descobrir quando a Psicanálise é indicada, se atente à existência de clareza no que diz respeito ao desenvolvimento de sua vida. Você acredita que tem pleno controle da forma como enxerga a vida para que obtenha respostas adequadas sobre ela? Se a resposta for não, um psicanalista pode intervir de forma positiva e te ajudar a esclarecer essa dúvida.

Quando algo não vai bem em sua vida pessoal

Nem sempre estamos em nosso melhor momento e tudo bem. Afinal de contas, é praticamente impossível viver bem sempre. Contudo, esse quadro pode se estender de forma contínua e trazer grande mal-estar na vida de um indivíduo. É como se uma nuvem cinza pairasse sobre si e ele não conseguisse entender o motivo.

Felizmente, é nesses momentos que se descobre quando a Psicanálise é indicada. A psicoterapia consegue trazer reflexões profundas para qualquer pessoa, de modo que ele repense sobre sua vida. Com isso, ela acaba fazendo um caminho inverso à direção em que os problemas caminham. Assim, entende-se o que está atrapalhando e descobre-se como resolver o problema.

Quando algo não vai bem no trabalho

As relações mantidas no trabalho também podem prejudicar profundamente a sua perspectiva sobre ele e sobre si próprio. Sem que perceba, algo interfere em seu desempenho e satisfação, fazendo com que você mude sua postura ali dentro. Isso não passa despercebido, já que fica evidente por conta de questionamentos externos, como por exemplo, o de seu chefe.

Com isso, saber quando a Psicanálise é indicada é essencial para ter uma vida laboral mais saudável. Assim que esta intervir, você poderá trabalhar questões de:

Relacionamento

Aos poucos, sua relação com os colegas de trabalho vai ficando infrutífera e bastante desconectada. O que antes era fácil de ser feito, agora encontra uma barreira natural. Sem o seu engajamento, vontade e disposição para socializar, dificilmente fará com que o grupo avance como antes. Ao passar pela psicoterapia, esse tipo de questão será trabalhada.

Desempenho

Se está decaindo em seu trabalho, precisa averiguar o que afeta seu desempenho ali dentro. Em geral, as causas sem encontram na forma como se relaciona com as pessoas e as projeta no que faz. A ideia da psicoterapia é que enxergue isso e veja como se manifesta. Assim, pode olhar para quando começa a desacelerar e caminhar na direção contrária.

Satisfação

Por fim, você refletirá o bastante e se perguntará se esta satisfeito ai ou não. Fará indagações a respeito da própria função, equipe e empresa como um todo, refletindo em você. Dessa forma, pensará se esse contato geral está te deixando feliz e realizado e poderá tomar medidas para resolver isso.

Quando precisa de apoio

Infelizmente, nem todos possuem um ombro amigo para se abrir no tocante às dores que muitas vezes é necessário carregar. Isso não significa que essas pessoas sejam totalmente solitárias, embora isso seja uma consequência possível. Trata-se de um desconforto em se abrir tão intimamente com alguém pelo medo de acabar sendo julgado. Ainda que o confidente seja seu amigo, o temor da exposição é real.

Quando se procura um psicanalista profissional, esse tipo de problema é inexistente. A formação deles inclui uma cláusula de não deixar que nada da sessão seja divulgado ao ambiente externo. Com isso, quem precisa de auxílio sempre terá a ajuda e sigilo do psicoterapia ao passar por dificuldades.

Diante de enigmas

À medida em que vamos crescendo e adquirindo experiência, levantamos questionamentos a respeito de nossas vidas. Algumas peças parecem desconexas e sem função aparente, causando incômodo. Ao verificarmos quando a Psicanálise e indicada, percebemos que temos uma ponte para descobrir isso.

Com a psicoterapia, a ideia não é só se questionar, mas fazer isso da forma correta. Você se alimenta dos ingredientes que podem levar a isso, sendo a reflexão, dedicação e aceitação alguns deles. Com o passar do tempo, ficará mais fácil obter respostas para o que você procura.

Frente aos impasses

Por vezes, temos barreiras tão grandes em nossas vidas que não achamos forças para escalar. A tomada de decisões fica mais árida, já que não temos conhecimento adequado de como nos portar nessas situações. Com isso, a Psicanálise pode ajudar a:

Verificar efeitos a longo prazo

Muitas pessoas costumam não se atentarem ao efeito cascata de suas escolhas. Com isso, podem tomar decisões que podem prejudicá-los por pequenos detalhes. A psicoterapia indica a observação de como cada ato seu pode impactar em sua vida. A partir daí, você percebe como suas opções reverberarão e pode se preparar a elas.

Na escolha

Após observar como cada caminho atingiria você, hora de fazer a sua decisão. Livre de pensamentos angustiantes e sufocantes, terá espaço suficiente para respirar e fazer escolhas corretas. Com a clareza mental que a Psicanálise proporciona, você entende o que será melhor para você.

Quando perde um ente querido

Para finalizar os exemplos de quando a Psicanálise é indicada, encontramos uma das maiores dores enfrentadas pela humanidade. Por mais que alguém esteja preparado para a morte de um ente querido, sofre da mesma forma quando o momento chega. A dor impele o indivíduo a ficar recluso, sofrendo em silêncio com o luto.

Como dito acima, a psicoterapia o ajuda a enfrentar as fases naturais do evento e focar na última: a aceitação. Ao aceitar a existência da morte e a nossa impermanência aqui, entendemos que tudo faz parte de um curso. Assim, valorizar os momentos que tiveram juntos passa a ser alimentado como forma de valorização da vida e bons momentos.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ


Comentários finais sobre a compreensão de quando a Psicanálise é indicada

Os exemplos acima ajudam as pessoas a entenderem quando a Psicanálise é indicada e servem para mostrar a pluralidade dos resultados de um tratamento. Independente da questão que carregue, com o seu apoio, pode obter a resposta que procura. Como a psicoterapia é um processo imersivo, esteja preparado para mergulhar em si, mas não tenha medo do que encontrar.

Assim que quiser trabalhar determinada peça em sua vida, solicite a ajuda de um psicanalista. Como leu aqui, o mesmo te ajudará a encontrar o conforto que necessita para trabalhar questões pessoais. Independente de quais sejam, elas podem ser vistas e alcançadas.

A propósito, que tal você mesmo iniciar sua formação em psicoterapia com nosso curso de Psicanálise 100% online? O curso oferta reflexões profundas na sua própria natureza, a fim de esclarecer o motivo de agir da forma que faz. Com esse autoconhecimento cultivado, você pode obter respostas sempre que necessitar.

Com nossas aulas online, você estuda quando e onde for melhor para você. Essa flexibilidade permite que aprenda em seu próprio ritmo, cultivando as bases necessárias no tempo certo para que as absorva. Mesmo com horários flexíveis, você tem a ajuda de tutores especializados na área e que estão interessados em explorar o seu potencial.

Assim que finalizar as aulas, receberá em casa o certificado impresso com cada competência adquirida. Garanta a chance de observar de perto quando a Psicanálise é indicada. Faça nosso curso!

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =