melhor filme de Tarantino

Quentin Tarantino: biografia e resumo de 7 melhores filmes

Posted on Posted in Filmes

Quentin Tarantino é um dos maiores realizadores e diretores de fotografia. Aliás, já ganhou dois Oscars de melhor roteiro original. Por isso, listamos os melhores filmes de Quentin Tarantino, além de trazer uma pequena biografia do diretor americano. Confira agora mesmo!

Quentin Tarantino: quem é?

Quentin Tarantino nasceu em 27 de março de 1963 na cidade de Knoxville, Tennessee, nos Estados Unidos. Ele é considerado um dos maiores inovadores do cinema atual, em especial após ter escrito e dirigido “Cães de Aluguel” e “Pulp Fiction – Tempo de Violência”.

Desde muito jovem já frequentava as exibições de filmes e logo tornou-se um grande admirador de filmes alternativos. Aliás, escreveu seu primeiro roteiro aos 22 anos, intitulado de “Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit”.

Saiba mais…

Embora tenha tentado estudar para ser um ator, ele seguiu o rumo de roteirista e diretor de filmes. Após dirigir os primeiro longas, como “Amor à Queima-Roupa” e “Assassinos por Natureza”, foi convidado para trabalhar em Hollywood. Contudo, ele preferiu isolar-se em Amsterdã a fim de desenvolver outro filme, o famoso: “Pulp Fiction – Tempo de Violência”.

Por fim, no mundo do cinema, Tarantino admite que tem bastante influência de filmes de faroeste, de artes marciais, do cinema inglês. Sua estética cinematográfica é considerada ousada e bastante inovadora, com traços de humor e violência.

Filmes de Tarantino: resumo do 7 melhores

1 – Era uma Vez em… Hollywood (2019)

O primeiro melhor filme de Tarantino é um dos mais recentes, Era uma Vez em… Hollywood que tem Margot Robbie, Brad Pitt e Leonardo DiCaprio. O enredo do filme se passa em Los Angeles no final dos anos 60, em uma história alternativa. Rick Dalton é um ator em decadência que busca se tornar relevante de novo, ao lado de seu amigo e dublê, Cliff Booth.

A obra é baseada no brutal assassinado de Sharon Tate, que ocorreu em agosto de 1969, ocasionada pela família Manson. Vale ressaltar que Tarantino não só homenageou a sua cidade de infância, Los Angeles, mas também a uma era mágica de Hollywood.

2 – Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994)

O segundo resumo filme Quentin Tarantino que trouxemos aqui é um dos mais influentes da década de 1990, Pulp Fiction – Tempo de Violência. A produção conta a história de Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson).
Os dois são assassinos profissionais que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames) que é um poderoso e temido gângster. Vega recebe a missão de entreter Mia Wallace, a esposa do seu chefe, enquanto ele está em uma viagem.

Saiba mais…

Além dessa trama, há outras duas histórias ocorrendo no filme, tudo em uma narrativa não-linear. Uma delas é do Butch Coolidge (Bruce Willis), um pugilista, que precisa se virar para sair do apuro com o chefe do crime, pois ganhou uma luta que deveria perder. A outra história é de um casal que está planejando o próximo assalto que irão fazer.

Leia Também:  Filmes sobre adoção: lista com 7 melhores

No final, todas as histórias são amarradas, o que traz coesão e coerência para o filme. A obra é cheia de referências à cultura pop, há muito humor duvidoso, tiros e drogas. Por isso, Pulp Fiction ganhou uma Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de melhor roteiro original.

3 – Cães de aluguel (1992)

Cães de aluguel é o filme de estreia de Tarantino, que além de dirigir de maneira primorosa, ele também atua. A obra conta a história de um experiente criminoso, Joe Cabot (Lawrence Tierney) que reúne seis bandidos para um grande roubo de diamantes. Contudo, ninguém sabe o nome dos demais e cada um usa uma cor como codinome.

Quando o assalto dá completamente errado, Mr. Orange (Tim Roth) e Mr. White (Harvey Keitel) fogem para um armazém onde todos precisavam se reunir novamente. Entretanto, quando Mr. Pink (Steve Buscemi) chega, ele convence os presentes que há um policial disfarçado entre eles. Em clima de desespero e acusações, a gangue irá se desfazendo de forma gradual.

4 – Kill Bill: vol. I e II (2003 e 2004)

Embora haja dois volumes, o filme, inicialmente, era para ser apenas um, pois devido a longa duração, Tarantino decidiu dividir a obra em duas partes. Na primeira parte, somos apresentados à Noiva (Uma Thurman), que é uma perigosa assassina de um grupo do Bill. Quando ela fica grávida, decide escapar dessa vida de violência e casar-se.

Contudo, ela é atacada por seus antigos colegas no dia do seu casamento e fica em coma por quatro anos. Quando ela acorda, também desperta um desejo de se vingar. Então, decide matar as cinco pessoas que acabaram com a sua vida, começando pelas temidas assassinas O-Ren Ishii (Lucy Liu) e Vernita Green (Vivica A. Fox).

No segundo filme, Noiva começa a sua vingança contra Bill (David Carradine), sua antiga paixão. Ele foi o mandante da tentativa de matá-la no dia da cerimônia. Neste encerramento, há muitas doses de diálogo, que acrescenta ao enredo cheio de ação do estilo Tarantino.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    5 – Django Livre (2012)

    Django Livre é o primeiro filme faroeste de Tarantino, aliás filmes desse tipo são uma grande fonte de inspiração para o diretor. A produção conta a história de Django (Jamie Foxx), um ex-escravo que foi libertado pelo caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz).

    Schultz precisa da ajuda de Django para localizar três fugitivos. Depois dessa missão, ele se torna um grande caçador de recompensas que decide resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa. Entretanto, ele enfrenta o temido Calvin Candie (Leonardo DiCaprio) para poder libertá-la.

    6 – Os oito odiados (2015)

    Os Oito Odiados apresenta:

    • a prisioneira Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh);
    • o caçador de recompensas Marquis Warren (Samuel L. Jackson);
    • o carrasco John Ruth (Kurt Russell);
    • o xerife Chris Mannix (Walton Goggins).

    Todos eles buscam abrigo em um pequeno armazém durante uma nevasca. Lá, mais quatro pessoas desconhecidas já estão abrigadas. Durante o longa, cada um deles vai revelando os seus segredos que os levam ao conflito.

    7 – Bastardos Inglórios (2009)

    Por fim, falaremos de Bastardos Inglórios que é um dos melhores filmes de Tarantino. O longa se passa na 2ª Guerra Mundial, em que o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é encarregado de uma grande missão. Ele deve reunir soldados de origem judaica para realizar uma missão suicida contra os alemães na França: matar nazistas.

    Leia Também:  Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças: análise do filme

    Enquanto isso, Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) vê quando a sua família é executada pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz). Então, ela foge para Paris e planeja uma forma de se vingar. Vale ressaltar que o filme não se preocupa com a veracidade da história, Quentin Tarantino entrega um final alternativo que todos queriam muito para essa guerra.

    Considerações finais sobre Quentin Tarantino

    Se você gostou do nosso post sobre Quentin Tarantino, te convidamos a conhecer o nosso curso online de Psicanálise Clínica. Com as nossas aulas você poderá saber mais sobre essa área tão rica do saber humano. Então, não perca essa grande oportunidade. Inscreva-se já e comece ainda hoje!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *