pessoa rancorosa

Rancor: 7 características da pessoa rancorosa

Posted on Posted in Comportamento

O rancor. Esse sentimento que nos enche de dor, raiva e ressentimento, capaz de nos paralisar e enrugar o coração. Apesar disso, o importante é tornar essas emoções temporárias e dar lugar a outros sentimentos menos tóxicos.

Todos nós sabemos que o ressentimento acumulado pode acabar prejudicando não apenas aqueles que estão ao nosso redor, mas principalmente a nós mesmos.

O que é rancor?

O rancor é um tipo de aborrecimento ou dano moral que nos impede de ficarmos calmos e em paz, não só mental, mas emocionalmente. E que muitas vezes pode culminar em necessidade de vingança.

Isso acontece com muitas pessoas, só que nem todos expressamos da mesma forma. Uma vez que uma série de fatores relacionados à nossa personalidade e ao nosso ambiente entram em jogo. No entanto, podemos identificar alguns traços que definem pessoas especialmente rancorosas.

Mas o que caracteriza uma pessoa ressentida? Como podemos reconhecer esses tipos de indivíduos? Veja abaixo traços ou atitudes que os caracterizam.

Não há perdão ou esquecimento

Em geral, as pessoas rancorosas não se permitem perdoar quem as magoou ou feriu. E, claro, também não esquecem o que aconteceu.

Então, eles ficam presos em um lugar do qual não podem sair e isso só os faz odiar aquela pessoa cada vez mais. Vindo a ter o sentimento de ressentimento intacto por muitos anos.

Sejamos honestos, esquecer é impossível. Pior, se pudermos, é conceder perdão ou, como último recurso, simplesmente virar a página.

Eles estão muito orgulhosos

Esse é um traço distintivo de uma pessoa rancorosa, pois seus sentimentos podem mais do que seu raciocínio. Quando o orgulho é mais forte do que você, nem sempre você viverá como deseja.

O mais comum é que se escondam atrás do orgulho para não se mostrarem fracos ou como são. Mas você sabe o que? O orgulho não leva você a lugar nenhum, ou bem, ele o afasta do que você deseja.

Eles se ofendem facilmente

Isso é mais comum do que você pensa! Quando você é uma daquelas pessoas que se ofendem facilmente e que acredita que todos o atacam e que deve ficar na defensiva, então você sabe que certamente tende a ser rancoroso.

Eles sempre querem estar certos

Vejamos, todos nós queremos estar certos na maioria das coisas. Mas devemos entender que nem sempre será assim e, em certas ocasiões, temos que entender que a variedade faz o mundo.

Não podemos todos pensar o mesmo, sentir o mesmo ou qualquer coisa igual. Além disso, como humanos, é nossa essência cometer erros, então está tudo bem se não estivermos certos. Mas quando você não aceita isso, é aí que surge o problema.

Eles não aprendem com o passado

Como dissemos antes, a ideia dessas situações é que elas nos ensinam certas lições. Mas quando você continua cometendo os mesmos erros e não encontra o significado, então você sempre experimentará as mesmas situações continuamente. Portanto, você viverá cheio de ressentimento para sempre.

Eles sempre querem estar no controle

As pessoas rancorosas geralmente são aquelas que querem ter tudo sob controle. Não se sentem seguros ao falar e não aceitam que os outros tenham sua opinião e gostos diferentes. Como disse antes, eles são irreconciliáveis ​​e tudo deve se encaixar em sua percepção do mundo perfeito.

A vida é um drama para eles

Quando temos raiva em nossos corações, a vida não é um lugar agradável, porque você constantemente se lembra do que foi feito a você. E, em vez de superar, você está se recriando nele.

Pessoas rancorosas tendem a ser relutantes em situações que sentem que não podem controlar. O que transforma assim suas vidas em drama.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Considerações finais sobre o rancor

    Se você conhece pessoas ressentidas ou se tem alguma das características descritas acima, não se preocupe. Uma mudança de atitude pode fazer você ver a vida de uma cor diferente e melhorar suas circunstâncias pessoais.

    Leia Também:  O que é Compulsão? 10 tipos de compulsão

    Se você perceber que tem mais problemas do que o esperado para resolver essa atitude, você sempre pode procurar um psicoterapeuta que pode te ajudar. O prognóstico de uma terapia psicológica é muito favorável para tratar pessoas ressentidas e melhorar sua qualidade de vida.

    Chegamos ao fim e esperamos que tudo sobre o rancor tenha ficado claro para você. Conheça o Curso de psicanálise clínica e se prepare para descobrir novos horizontes que mudarão sua vida! Seja um profissional desta área excepcional!

    15 thoughts on “Rancor: 7 características da pessoa rancorosa

    1. Muito interessante o artigo…
      Penso que uma pessoa rancoroso sofre muito.Por manter no seu cérebro tantas emoções negativas…

    2. Não me acho rancoroso. Mas tenho uma memória muito boa. Como boa canceriana. Porisso hoje me chamaram de rancoroso. Porque lembrei um fato que á pessoa fez a outra e achei falta de caráter. Vieram perguntar sobre e fale. Acho que não tem caráter. ??? Que acham

      1. TB sou canceriana e odeio quando uma pessoa diz que sou rancorosa pq fez alguma coisa extremamente ridícula e acha que eu tenho que esquecer, quando isso que a pessoa fez, ela pode fazer de novo comigo e eu sofrer sempre por isso, então prefiro manter minha posição de dizer vc está errado e eu estou magoada e fiquei magoada e vou demorar a perdoar isso e pronto!

    3. Eu sou muito assim como foi descrito acima, tento mudar mas não consigo, sou rancoroso , dramático, bah queria mudar isso em mim , só me faz mal mesmo.

      1. Entregue a sua vida a Jesus Cristo que ele limpa o teu coração: o rancor só te prejudica, peça a Deus para te libertar deste mal.
        Eu tbm senti rancor no passado mas Cristo me libertou.
        Jesus te ama muito

    4. O amor da minha vida e de escorpião fala que me perdoa, mas esta sempre trazendo as coisas do passado de volta. Mudei toda a minha forma de lidar e viver, para não comter os mesmos erros. Quero muito continuar com ela, mas não sei mais o que fazer.

      1. Esse tipo de pessoa jamais mudará. Passei um inferno por conta disso. Escorpião é um signo extremamente rancoroso e vingativo. O melhor a fazer é se afastar por mais dolorido que possa ser e evitar envolver-se com gente desse signo.

    5. Sou rancoroso ao extremo. Agora, estando mais equilibrado e lúcido. Reconheço, e sei que me faz mal. Não consigo ser diferente. Esse texto me descreve integralmente. Coincidência ou não, sou câncer com ascendente em câncer. Não consigo esquecer e perdoar e pra mim isso é uma tortura. Revivo tudo novamente, e em uma discussão posso ser a pior pessoa possível. Também sou dramático e vingativo, e reativo ao extremo, sensível demais. O tipo de amor que vivencio em uma relação é o amor pragma. Acho que vou terminar só. Sou orgulhoso, acho que preciso de ajuda mas ao mesmo tempo acho bobagem e acho que consigo controlar sozinho. Vida infeliz. Pensamentos suicidas. Preciso de dicas de como melhorar isso.

      1. Quando fomos criado por Deus, Ele nos deu uma capacidade incrível de superação, poder de administração e governo, temos dentro de nós essa condição.
        Perdoar é uma escolha, o que nos falta é descobrir que temos essa capacidade dentro de nos e querer colocar em pratica, isso vai requerer um certo esforço, mas não fará um bem danado.
        Uma sugestão; – Eu tiraria a palavra NÃO CONSIGO de sena.

    6. Meu casamento hoje em 2022 está por um fio. Minha esposa trás coisas do passado que eu fiz e que não lembrava mais, tipo assim algo que eu disse lá atrás e que vem a tona e ela joga na minha cara. Percebo o ódio acumulado nela por mim. Me expulsou do quarto e hoje durmo no quarto do meu filho.Vim perceber isso 15 anos depois quando comentei com uma colega de trabalho e a mesma me disse que minha esposa é rancorosa.Sabendo disso, hoje eu meço minhas palavras e atitudes. O pior é que a vida está passando e isto está prejudicando minha felicidade.

      1. Eu estou passando pelo mesmo problema seu amigo não sei oque fazer alguém pode nos ajudar ,estou sofrendo diversas acusação do meu passado da minha esposa

    7. Eu sou totalmente rancorosa guardo mágoa muito fácil fico remoendo aquilo por muito tempo, sofro muito por ser assim

    8. Acho que quando vc lembra do fato ,fala sobre o acontecido,e isso não altera o sentimento, não é rancor e sim cautela p não permite que alguém a magoe novamente.,. Só acho

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.