como aplicar a técnica de Rapport

Rapport: o que é, como aplicar a técnica?

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Quando nós somos capazes de criar conexão com alguém geramos a sensação de empatia e acolhimento. Por isso, compreender as outras pessoas e as suas necessidades pode abrir muitas portas para você. Sendo assim, o tema da nossa conversa de hoje é o significado de rapport, como criá-lo e os seus benefícios.

O que é rapport?

Segundo a Psicologia, o rapport é uma técnica para criar empatia com as outras pessoas. Originário da palavra francesa rapporter, o termo indica a conexão natural que se cria entre indivíduos. Assim é possível gerar confiança durante a comunicação, fazendo com que quem a recebe interaja e fique mais receptivo.

A técnica de rapport é bastante utilizada pelo coaching que deseja se aproximar com naturalidade dos clientes. Para tanto ele precisa de coordenação, positividade e atenção simultâneas. Desse modo, o indivíduo pode construir laços de compreensão com opiniões receptivas e respeito de valores pessoais.

Como exige um interesse genuíno pela opinião e pensamentos dos outros, é impossível você forçar essa técnica. Apenas indivíduos que conhecem os elementos necessários conseguem se conectar com as pessoas sem parecerem falsos. Mas não se preocupe, pois ensinaremos como praticar.

Como criar rapport?

Você pode aprender como criar rapport entendendo os elementos que o compõem e não depender apenas das palavras. Em suma, os elementos são:

Contato visual

Olhar nos olhos da outra pessoa permite que você entenda o que as palavras dela não revelam.

Fisionomia

As expressões faciais não nos deixam mentir e você consegue descobrir o que ela tenta dizer, mas não consegue. Por isso, a fisionomia é um dos elementos mais importantes.

Postura

Com a ajuda da postura corporal é possível entender se a pessoa está confortável, incomodado, resistente ou receptivo a uma ideia.

Equilíbrio emocional

Observar os sentimentos, inclusive o seu equilíbrio emocional, vai te ajudar a entender como os outros estão se sentindo.

Timbre

Preste atenção no tom de voz da outra pessoa e, se necessário, espelhe o outro para que haja uma conexão. As pessoas quando se irritam são mais agressivas ou quando estão felizes demonstram alegria na fala.

Timing

Se a conexão entre duas pessoas é feita da maneira correta a conversa faz ambos “perderem a noção do tempo”.

Intensidade vocal

Em suma, é quando você percebe se o outro fala muito alto ou baixo para espelhar a sua voz, gerando identificação.

Comunicação verbal

Procure entender o que o outro diz, qual mensagem deseja transmitir e busque compreendê-lo. Um modo de fazer essa tarefa é tentar mostrar um discurso semelhante ao dele.

Gestos

As nossas ações sempre vão dizer mais do que as nossas palavras. Com o intuito de gerar identificação, tente repetir alguns gestos que o outro indivíduo fez sem que ele perceba.

Técnicas

Existem algumas técnicas bastante conhecidas para quem deseja aprender o rapport. Alguns exemplos são:

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Reciprocidade

    A técnica da reciprocidade consiste em dar algo para o outro, mas sem esperar nada em troca. Em outras palavras, se trata do compartilhamento de interesses em comum com a outra pessoa. Desse modo é possível conquistar a confiança das pessoas com rapidez e de modo natural.

    Leia Também:  Mitologia Tupi Guarani: mitos, deuses e lendas

    Espelhamento

    Resumindo, você vai aprender a linguagem corporal do outro e repetir discretamente a postura, expressão facial e gestos dele. Assim é possível criar empatia e deixar ele mais confortável.

    Evite julgamentos

    Para que você pratique o rapport é preciso abrir mão de julgamentos a respeito das pessoas. Se você colocar os seus preconceitos à frente da sua comunicação com certeza a conexão não será estabelecida.

    Entenda que julgar as pessoas nos afastará delas, evitando um aprendizado ou desenvolvimento pessoal. A fim de utilizar a técnica com eficácia nos seus relacionamentos pare de fazer julgamentos. Cada ser humano possui suas particularidades, principalmente falhas e com você não é diferente.

    Rapport e Coaching

    Assim como no cotidiano, o coaching precisa criar um vínculo para se comunicar da melhor forma possível com os clientes. O coaching não só deve entender as necessidades do coachee, mas também entender seu modo de agir e dar auxílio na conquista de suas metas.

    Além de ficar à vontade, o cliente nas sessões de coaching vai comentar as suas ideias e considerar a dos outros. Logo, o coaching e coachee se conectarão, gerando respeito e afinidade entre eles. Essa técnica pode ser aprendida e aplicada tanto pessoal, quanto profissionalmente.

    Benefícios do rapport

    Ao conquistar a atenção e o envolvimento de um cliente em potencial, o relacionamento de vocês receberá algumas vantagens. Os benefícios de saber usar o rapport incluem:

    • Confiança mútua e instantânea, permitindo que o indivíduo sinta segurança na hora de adquirir um serviço.
    • Relacionamento duradouro, gerando preferência pela sua marca.
    • Credibilidade, de modo que você e sua empresa se torne uma referência para o cliente.
    • Melhora a conversão, aumentando a captação de novos clientes e lucro.

    Como criar rapport por telefone?

    Ao desenvolver o rapport por telefone você já perde o contato visual e algumas ferramentas que ajudariam na conquista do cliente. Entretanto, existem algumas técnicas utilizadas em chamadas que costumam funcionar, criando ligação entre as pessoas, como:

    Entender o cliente em potencial

    Para criar conexão via telefone é muito importante que você saiba quem é que está do outro lado da linha. Estude o perfil da pessoa, os interesses dela e as possíveis necessidades que ela tem. Assim você desenvolverá um atendimento personalizado e com grandes chances de ser bem-sucedido.

    Roteiro

    Depois de reunir informações a respeito do cliente, monte um roteiro para direcionar a conversa. Assim você consegue antecipar respostas para dúvidas ou rejeições que o outro possa ter. Não só terá mais segurança, mas também evitará surpresas.

    Fluidez

    A conversa por telefone deve ser fluída, natural e acessível para atrair o outro para o que você explica.

    Palavras simples

    Use um vocabulário que o indivíduo possa entender e que seja agradável para não gerar estranheza. Uma dica é você repetir algumas palavras que o seu cliente costuma utilizar.

    Tom amistoso

    Além da cordialidade, busque manter a sua voz em tom neutro, nem muito alto ou baixo, sendo amigável.

    Seja empático

    Demonstre empatia, de modo que a outra pessoa se sinta compreendida. Frases como “Eu entendo o quanto isso é importante para você” ou “Eu compreendo você pensar desse modo” dão mais confiança à conversa.

    Considerações finais sobre o rapport

    Entender o uso correto do rapport no seu cotidiano pode ajudar na criação de parcerias confiáveis e produtivas. Ou seja, se você vende um serviço e usa essa técnica as chances de um retorno positivo aumentam consideravelmente.

    Leia Também:  Psicofarmacologia na redução do sofrimento psíquico

    Talvez você já praticou essa técnica nos seus relacionamentos, mesmo que não tenha percebido. Assim que você entender como cada indivíduo pensa, os seus relacionamentos poderão ser mais felizes e objetivos realizados.

    Além do rapport você pode obter essas conquistas com a ajuda do nosso curso online de Psicanálise. Invista no seu potencial enquanto desenvolve o seu autoconhecimento para gerar transformações em sua vida. Conheça o nosso curso de Psicanálise, o mais completo e acessível do mercado.

    One thought on “Rapport: o que é, como aplicar a técnica?

    1. Muito bom o artigo, entretanto é interessante corrigir o termo “coaching” vinculado ao sujeito, coaching é a ação, o processo, coach é o profissional que atua, e coachee (que está correto no artigo) é quem participa do processo.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *