Você já se perguntou qual o significado de gratidão e porque ela é essencial para desenvolver a nós mesmos? Confira as respostas neste artigo!

Significado de Gratidão no dicionário e na psicologia

Posted on Posted in Conceitos e Significados

Você já se perguntou qual o significado de gratidão? Qual motivo ela se tornou parte de nossa vida diária? Por que a gratidão é essencial para desenvolver a nós mesmos? Então, neste artigo, você encontrará as respostas a essas e outras perguntas sobre um dos aspectos mais importantes para as pessoas: a gratidão.

Significado de gratidão no dicionário e na vida

A palavra gratidão tem suas raízes em latim, grata ou gratia; que significa um bom pensamento que você teve. Muitas vezes, diante das coisas desagradáveis da vida, nos sentimos incapazes de reagir e entramos em uma espiral negativa. Assim, pode até levar a verdadeiras manifestações patológicas, como a depressão.

Dessa maneira, somos levados a pensar que nosso estado de espírito depende de eventos externos. Portanto, nem mesmo tentamos cultivar um estado interior diferente.

Contudo, existem alguns estados emocionais que podem ser induzidos de maneira voluntária. Ademais, eles têm uma influência positiva em como reagimos aos eventos da vida.

Dessa forma, a gratidão é o primeiro exemplo de uma atitude para com o mundo que nos protege mesmo nas situações mais difíceis. E  aqui estamos não estamos falando de simples boas maneiras ou de agradecimento. Mas de uma percepção genuína de que em qualquer situação há algo pelo qual ser grato.

O que significa gratidão na Psicologia?

Na psicologia positiva, a gratidão é bem pesquisada como um sentimento de forte felicidade. Assim, é uma emoção positiva derivada de uma mentalidade saudável. Ou seja, isso o torna mais resiliente e o motiva a atingir seus objetivos.

Em vista disso, é também o que conecta você às pessoas em sua vida. Pois, nem sempre podemos dizer isso de maneira explícita, mas muitas vezes somos gratos por algo ou alguém.

Portanto, de acordo com a psicologia positiva, agradecer aos outros, agradecer a nós mesmos, à Mãe Natureza ou ao Todo-Poderoso. Isto é, a qualquer forma de gratidão pode iluminar a mente e nos fazer sentir mais felizes. Sendo assim, a  gratidão em todas as formas está associada à felicidade.

Assim, quer digamos ‘obrigado’ a alguém e sejamos reconhecidos, o sentimento que isso traz é de puro encorajamento e satisfação. Logo, expressões de gratidão ajudam a construir e sustentar relacionamentos de longo prazo, lidar com adversidades e recuperá-las com força e motivação.

Psicologia: por que a gratidão é importante?

Os psicólogos descobriram que, com o tempo, sentir gratidão aumenta a felicidade e promove a saúde física e psicológica. Por conseguinte, mesmo entre aqueles que já lutam com problemas de saúde mental. Ainda, estudos apontam que a prática do agradecimento limita o uso de termos que expressam emoções negativas.

Em outras palavras, a gratidão desvia a atenção interior de sensações negativas, como ressentimentos e inveja. Desse modo, diminui a perspectiva de ruminar, que é uma marca registrada da depressão.

Além disso, pessoas que são gratas sentem menos dor, menos estresse, sofrem menos de insônia e têm um sistema imunológico mais forte.

Veja como desenvolver gratidão na vida

A gratidão nem sempre é um sentimento inato, mas uma escolha que você faz. Assim, isso pode ser desenvolvido com o tempo. Por isso, existem muitas maneiras de desenvolver gratidão em sua vida diária. Aqui estão algumas maneiras de orientar você na direção certa:

Leia Também:  Falta de empatia: reflexões a partir do filme Coringa

1. Diga ‘obrigado’ mais vezes

Esta é a maneira mais esquecida e a mais fácil de expressar sua gratidão. Por isso, agradeça a seus pais, seus amigos e a todos que o ajudam, mesmo nos mínimos detalhes.

Ademais, reconhecer seus colegas de trabalho também é importante porque pode ajudá-lo a construir um relacionamento forte com seus gerentes, colegas e juniores.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Em virtude disso, envie uma nota de agradecimento ou um e-mail ao final de uma reunião ou conversa para agradecer o tempo dispensado. Então, faça um esforço para reconhecer o que os outros fazem por você.

    2. Reconheça os esforços de outras pessoas

    Às vezes, quando as pessoas fazem coisas por nós, tendemos a não dar valor. Por exemplo, as pessoas que mais negligenciamos são nossos pais. Mesmo quando sua mãe lhe entrega um copo d’água, você deve transmitir que é grato pelo esforço dela.

    No trabalho, se um colega próximo o ajudar em suas tarefas, expressar sua gratidão fortalecerá seu relacionamento. Então, lembre-se de sair de seu caminho para reconhecer o esforço deles. Pois, se você não transmitir isso de alguma forma, eles nunca saberão que você é grato por sua ajuda.

    3. Desenvolva uma mentalidade positiva

    Começar sua manhã com uma nota positiva mudará o curso do seu dia. Portanto, se você quer ser feliz, precisa tomar certas decisões que o levam nesse caminho. Você pode imaginar que é mais fácil falar do que fazer. Mas e se começarmos a nos construir em vez de nos rebaixar?

    Nesse sentido, muitas pessoas recorrem às afirmações diárias como forma de cultivar uma mentalidade positiva. Logo, algumas dessas afirmações são “eu vou conseguir”, “eu sou minha própria pessoa”, “eu sou suficiente”. Lembre-se: as possibilidades são infinitas!

    Por isso, diga a si mesmo que você está em um bom lugar e que tem o que é preciso, não importa as circunstâncias!

    4. Significado de gratidão: aceite-se

    No momento em que você começar a se construir, aprenderá a aceitar quem você é. Por isso, para o seu crescimento pessoal, você precisa cuidar de si mesmo e ser grato pela pessoa que se tornou.

    Antes de começar a valorizar os outros, você deve valorizar seus próprios esforços. Pois, você trabalhou duro para chegar onde está e lembrar-se disso é muito importante. Ademais, você não tem que provar a ninguém além de si mesmo. Ou seja, só você precisa saber o quanto trabalhou duro!

    Outras dicas para promover a gratidão

    Existem muitos exemplos de gratidão que você pode expressar em sua vida cotidiana. Aqui estão alguns:

    • mantenha um diário ou, de alguma forma, anote as grandes e as pequenas alegrias da vida diária;
    • escreva “três coisas boas”: identifique três coisas que deram certo para você e identifique a causa;
    • faça notas de agradecimento para outras pessoas;
    • pense nas pessoas que o motivam e no que elas têm de mais significativo;
    • envolva-se em “subtração mental”, ou seja, imagine como seria sua vida se algum evento positivo não tivesse ocorrido.

    Considerações finais sobre o significado de gratidão

    Como vimos, o significado de gratidão é lindo e pode trazer luz e serenidade à vida de quem a percebe. No entanto, a gratidão não é algo com que nascemos, não é determinada pela genética, mas é uma virtude que cada um de nós podemos cultivar com uma série de práticas.

    Leia Também:  Mente sã Corpo são: como isso funciona?

    Dito isto, saiba mais sobre a importância do significado de gratidão no dia a dia para atingir seus objetivos. Então, se inscreva agora em nosso curso online de psicanalise clínica. Por isso, embarque nessa nova jornada de autoconhecimento e descubra como transformar a sua vida.

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *