Significado de Resiliência: como ser resiliente?

Posted on Posted in Comportamento

Todos nós devemos conhecer o significado de resiliência, a fim de termos uma vida melhor. Afinal, pessoas resilientes encontram em si a segurança emocional para lidar com situações complexas. Sendo assim, hoje nós entenderemos o que é resiliência, o que te impede de desenvolvê-la e como ser resiliente.

Índice de Conteúdos

Os 7 maiores erros das pessoas que não sabem o significado de resiliência

A princípio, muitas pessoas desconhecem o significado de resiliente como deveriam. Logo, cometem atitudes que prejudicam o desenvolvimento emocional. Isso porque poderiam lidar melhor com os problemas. Portanto, confira os sete erros mais comuns de pessoas que não são resilientes.

1. Não lidar com as próprias emoções

Nós sempre devemos nos esforçar para conhecer as nossas emoções. Caso o contrário, ficaremos presos aos conflitos emocionais que as situações difíceis criam.

2. Não valorizar suas conquistas

Mesmo que nós devamos ser mais humildes, não significa que devemos diminuir as nossas vitórias. Entretanto, muitas pessoas não entendem que, para ser resiliente, é necessário reconhecer as próprias conquistas. Por isso, reduzem o próprio potencial, porque não se valorizam o suficiente.

3. Não ser responsável por suas falhas

Pessoas que assumem as próprias falhas são mais conscientes das próprias atitudes. Dessa forma, as pessoas que jogam as próprias responsabilidades nos outros jamais desenvolverão resiliência. Além disso, uma pessoa que culpa outra por suas ações é bastante imatura.

4. Ser uma pessoa inflexível

Se você é uma pessoa inflexível, é provável que não desenvolveu a sua resiliência emocional como deveria. Nesse sentido, pessoas que não se adaptam as situações têm dificuldades para lidar com frustrações. Logo, elas nunca prosperam como deveriam.

5. Não entender como lidar com pressão

Você, com certeza, não gosta de ser pressionado no seu cotidiano. Entretanto, se você não consegue manter a calma diante de situações estressantes não poderá superá-las. Assim, pessoas calmas sempre encontram uma solução para os problemas.

6. Não usar os seus erros para aprender

As pessoas que não aprendem com as próprias falhas nunca entenderão o significado de resiliência. Tudo porque não revisitam seus erros para entender o que devem ou não fazer no futuro. Por isso, teremos mais chances de sucesso pessoal, caso aprendamos com os impactos das nossas falhas.

7. Não ter um senso de propósito

Por causa da falta de propósito muitas pessoas viram reféns das circunstâncias. Elas não condicionam a maneira que reagem aos problemas e adversidades. Como resultado, não conseguem conter as emoções. Além dos pensamentos e atitudes negativas.

Leia Também:  Manipulador: como manipular pessoas

As 3 razões que estão te impedindo de ter resiliência

Se uma pessoa desconhece o significado de resiliência é provável que ela faça:

1. Autossabotagem

Por meio da autossabotagem, evitamos o nosso progresso. Isso porque mantemos padrões antigos. Dessa forma, pessoas que se sabotam ficam conformadas com as situações em que vivem. Ainda, não confrontam o mundo à sua volta. Logo, não entendem o significado de resiliência como parte importante de seus desenvolvimentos.

2. Fique presa ao passado

Muitas pessoas ficam presas aos passado porque querem evitar experiências negativas. Contudo, elas só conseguem se sentir mal por causa da carga negativa dessas vivências. Porém, ainda que nós não possamos mudar o passado, podemos mudar a maneira como reagimos a ele.

3. Siga padrões antigos

Segundo cientistas, nós sempre revisitamos situações antigas para decidir o nosso futuro. À medida que nós crescemos, desenvolvemos crenças que definem o nosso comportamento. Como consequência, sempre agimos da mesma forma. Portanto, são atingidos os mesmos resultados. E estes podem ser desagradáveis.

As 3 pessoas que ganham com o seu fracasso

Caso você não compreenda o que é resiliência, ficará vulnerável. Afinal, a maneira como você reage às pessoas ao redor influencia nas suas emoções. Bem como comportamentos e vida pessoal. Então, essas pessoas ganharão com o seu insucesso:

1. Parceiros abusivos

Para você ter um ótimo relacionamento é necessário que desenvolva resiliência emocional. Dessa forma, você evitará o desgaste emocional causado por conflitos na relação. Ademais, você estará protegido das atitudes tóxicas provocadas por um parceiro abusivo.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    2. Amigos

    Nem sempre os nossos amigos serão legais como nós esperamos. Tanto que algumas pessoas podem criar situações que nos magoam bastante. Nesse sentido, a menos que você aprenda como ter resiliência, será manipulado pelas atitudes de amigos tóxicos.

    3. Família

    Assim como os amigos, a família também ganha com a sua falta de resiliência. Por exemplo, manipular você e suas emoções por meio de chantagens. Caso você não aprenda a lidar com ela, sempre será uma vítima deste ambiente prejudicial.

    Significado de resiliência: as 3 tendências que vão mudar a forma como você lida com emoções

    Talvez, precisemos reorganizar as nossas vidas para compreendermos o significado de resiliência. Portanto, mesmo que pareça desafiador, você terá a oportunidade que precisa para ser resiliente assim que começar:

    1. Atividades novas

    Pessoas envolvidas em atividades diferentes têm a chance de experimentação e crescimento. Dessa forma, elas se desafiam a procurar novas soluções, compreendendo melhor do que são capazes. Assim, você entenderá melhor como as suas emoções reagem aos novos desafios.

    2. Ressignificar experiências

    Por causa de traumas antigos, deixamos o medo de errar nos paralisar. Contudo, sempre devemos transformar experiências antigas em oportunidades de crescimento. Logo, nós devemos dar outra chance para nós mesmos e aprender com o passado.

    3. Terapia e o significado de resiliência

    Com a ajuda de um terapeuta, lidaremos melhor com as nossas emoções. Dessa forma, podemos nos encontrar, reformar e curar as nossas dores na terapia. Como resultado, agimos de forma mais positiva em relação aos nossos sonhos. Além das práticas e desafios cotidianos.

    As 7 atitudes eficazes de quem conseguiu desenvolver o significado de resiliência

    Uma das maneiras de você entender como ter resiliência é conhecer atitudes de pessoas resilientes. Dessa forma, você cria referências de como agir em situações difíceis que exigem mais do seu emocional. Então, que tal começarmos por:

    1. Deixar o passado para trás

    Devemos entender que jamais mudaremos as coisas que aconteceram. Então, se pensarmos demais a respeito do que poderíamos mudar, só conseguiremos frustração e sofrimento. Logo, precisamos deixar o passado no seu lugar, a fim de construir o nosso futuro.

    2. Enxergar as falhas como oportunidades

    Sem os erros que cometemos, nunca seríamos quem somos. Afinal, nós devemos perceber as nossas falhas como oportunidades para tomar decisões mais assertivas. Portanto, você deve avaliar com atenção os seus erros. Assim, aprenderá com eles.

    3. Entender a necessidade de mudança

    Você precisa perceber como as suas crenças e padrões limitantes impedem o seu desenvolvimento. Por isso, talvez seja necessário adotar uma postura mais flexível no seu cotidiano. Desse modo, você se adaptará melhor aos desafios.

    Leia Também:  Sonhar com atropelamento: interpretações

    4. Significado de resiliência: não se comparar

    É importante que nós tenhamos referências de pessoas bem-sucedidas para nos inspirar. Todavia, jamais devemos comparar o sucesso delas com o nosso. Assim, evita-se a frustração. Por isso, entenda que as são exemplos de valor, e não concorrentes.

    5. Reconhecer as próprias emoções

    Assim que você reconhecer o seu fluxo emocional, lidará melhor com situações que te desgastam. Como resultado, você sentirá mais autoconfiança para lidar com suas emoções e atitudes. Desse modo, você superará os seus desafios sem desgaste emocional.

    6. Reconhecer o próprio potencial

    Você jamais deve ser modesto consigo mesmo! Portanto, reconheça o seu potencial. Ou seja, você pensará com clareza a respeito do que é capaz de realizar. Dessa maneira, não terá vergonha de desejar grandes realizações para a sua vida.

    7. Ser persistente: domínio do significado de resiliência

    Tudo bem você errar e, às vezes, é ótimo que você erre. Desse modo, você compreende porque não alcançou os resultados que queria. Além de entender como alcançá-los agora. Para tanto, você persistirá até conseguir o que deseja.

    O método revelado: os 5 passos para você aplicar o significado de resiliência

    Após você compreender o significado de resiliência, é hora de aprender como desenvolvê-la. Segundo psicólogos, as pessoas aprenderão o significado de resiliência logo que seguirem esses passos:

    1. Organizar as próprias emoções

    O primeiro passo é organizar as suas emoções. É provável que você sinta desgaste emocional por causa dos seus problemas cotidianos. Porém, se você organizar suas emoções, reagirá de forma mais positiva e sem prejuízos aos obstáculos que enfrenta.

    2. Planejar as próprias atitudes

    Após você organizar suas emoções, é hora de planejar as suas atitudes. Isso porque temos a tendência de agir com impulsividade em momentos de crise ou pressão. Portanto, você se afastará um pouco do problema para entender como resolvê-lo com calma.

    3. Adaptar-se às mudanças

    Em outras palavras, você nunca deve resistir as mudanças que te acontecem. Você tentará ser mais flexível, a fim de sair mais da sua zona de conforto. Mesmo que pareça uma atitude arriscada, você aprenderá mudando a maneira como reage ao mundo.

    4. Saber o momento de parar

    Nem você, nem ninguém está tão preparado para receber muita pressão. Logo, é importante você dar uma pausa. Assim você alivia a sua carga emocional. Então, assim que estiver melhor e mais calmo, estará melhor para retornar. E concluir suas tarefas de maneira eficaz.

    5. Acreditar nas próprias capacidades

    Você sempre investirá em si como forma de despertar o seu potencial. Por isso, ter autoconfiança te ajudará a permanecer firme em situações complexas e difíceis. Ademais, você descobrirá como vencer a sua insegurança e medo de tentar.

    Os 5 motivos para você desenvolver o significado de resiliência agora!

    Desse modo, ao entender o significado de resiliência, perceberá mudanças importantes na sua vida. Apesar de ser uma transformação progressiva, você logo será recompensado por sua iniciativa. Portanto, os maiores benefícios de entender o que é resiliência são:

    1. Significado de resiliência e autoestima fortalecida

    Com a autoestima fortalecida, você respeita os outros e você mesmo. Assim, pessoas que se valorizam e reconhecem as próprias capacidades são mais gentis consigo mesmas. Além disso, você aceitará sugestões e críticas construtivas sem ficar ressentido pelos comentários.

    2. Capacidade adaptativa

    As pessoas resilientes costumam ter pensamentos e emoções mais flexíveis. Dessa forma, elas ficam confortáveis caso precisem mudar suas atitudes. Por exemplo, você consegue ser mais brincalhão enquanto precisa realizar ações lógicas e intuitivas.

    3. Tem criatividade

    Por meio da criatividade você desenvolverá perspectivas diferentes para solucionar um mesmo problema. Dessa forma, você sempre pensará em soluções inventivas a fim de resolver um problema. Então, pessoas criativas sempre encontram as respostas que procuram.

    4. Desenvolve emoções positivas em momentos difíceis

    Muitas pessoas enfrentam melhor situações difíceis caso desenvolvam emoções positivas. Talvez você deva se perguntar como mudar a situação em vez de deixá-la abater seu ânimo. Nós temos o direito de reclamar, mas somente reclamar de um problema não o resolverá.

    5. Significado de resiliência: saber se defender

    Nós nunca saberemos quando surguirão ataques e agressões. Dessa maneira, com a ajuda da resiliência entenderemos como nos defender. Além de responder esses ataques e encontrar aliados.

    Os 7 perfis de pessoas que mais devem dominar o significado de resiliência

    A seguir, confira uma lista com os sete perfis que precisam ter resiliência.

    Leia Também:  Narcisismo: conceito e exemplos na Psicanálise

    1. Dependentes emocionais: por meio da resiliência dependentes emocionais ficam livres de relacionamentos abusivos;
    2. emotivos: pessoas emotivas lidarão melhor com situações difíceis e emoções negativas;
    3. inseguros: a autoconfiança é necessária para as pessoas que têm medo de tomar iniciativa;
    4. inflexíveis: precisamos nos adaptar aos problemas, a fim de lidar melhor com eles;
    5. rancorosos: para vivermos no presente, é necessário superar as falhas e rancores do passado;
    6. desorganizados: por causa de pensamentos, emoções e atitudes que nós não esperamos;
    7. pessimistas: pessoas que alimentam pensamentos negativos precisam focar em ideias positivas.

    Os 3 cases mais inspiradores de quem aprendeu o significado de resiliência

    Você entenderá melhor o que é resiliência por meio de exemplos práticos e reais. Por isso, os casos a seguir são de pessoas que aprenderam como se fortalecer enquanto viviam situações difíceis. Então, observe como a mudança de atitude ajudou essas pessoas a prosperarem na vida:

    1. Beyoncé e o significado de resiliência

    Desde a infância, a cantora Beyoncé sempre demonstrou talento para o canto e dança. Porém, assim  que a banda dela conseguiu uma audição no programa Star Search, as garotas perderam a competição. Como resultado, ela e a sua banda ficaram abaladas e tristes com o resultado.

    Entretanto, Beyoncé aprendeu bastante com esse momento. Isso porque sempre acreditou que venceria. Além dela lidar com a frustração, buscou melhorar as suas capacidades para dar o melhor de si nas apresentações. Embora tenha talento, foi o esforço e a dedicação dela que a tornaram uma estrela.

    2. Henry Cavill

    Famoso por interpretar o Superman, o ator Henry Cavill nem sempre teve sorte. Aliás, ele já foi considerado o ator mais azarado de Hollywood. Isso porque perdia vários papéis. Mesmo assim, Henry Cavill jamais desistiu de seguir o seu sonho.

    Enfim, ele conseguiu um dos maiores papéis da sua carreira. Por isso, é provável que a maioria das pessoas não conhecessem o seu trabalho, se ele tivesse desistido. Logo, a determinação e capacidade de Henry para lidar com desafios o consagraram na indústria cinematográfica.

    3. Significado de Resiliência e a reforma comunitária

    Uma jovem bailarina carioca tinha o sonho de ensinar balé para as crianças de uma comunidade. Entretanto, ela não tinha os recursos necessários para construir o estúdio que precisava. Mesmo assim, elas buscou parcerias e usou as próprias mãos para carregar o material da obra.

    Assim, o esforço e a dedicação da jovem chamaram atenção. Como resultado, várias pessoas sensibilizadas ajudaram a jovem a concluir o estúdio. Além da persistência, ela nos deu uma valiosa lição: os sonhos grandiosos são possíveis de alcançar.

    As 10 perguntas para avaliar se você está no caminho certo ao desenvolver resiliência

    Após entendermos o significado de resiliência, precisamos avaliar como desenvolver essa habilidade. Talvez nós já tenhamos esse poder, porém não sabemos como aprimorá-lo ainda. Por isso, para avaliar seu nível de resiliência, faça essas 10 perguntas:

    1. consigo lidar com a raiva e frustração sempre que não cumpro um objetivo?;
    2.  sou capaz de transformar adversidades em coisas positivas?;
    3. consigo ser criativo enquanto tento resolver os problemas?;
    4. sou capaz de imaginar algumas soluções quando enfrento dificuldades?;
    5. consigo manter a calma sempre que as dificuldades surgem?;
    6. sou capaz de me adaptar às adversidades agindo diferente para solucioná-las?;
    7. visualizo o meu futuro sem ficar ansioso ou preocupado?;
    8. tento fazer as mesmas atividades de uma maneira diferente ou tento inovar?;
    9. consigo sair das dificuldades me sentindo melhor e fortalecido?;
    10. me questiono se eu aprendo com as crises que vivo?

    Se você respondeu “sim” para seis perguntas ou mais é sinal de que você lida bem com desafios. Neste caso, nós recomendamos que você aprimore os seus pontos fortes. Além de suas habilidades pessoais. Dessa forma, você sempre estará fortalecido e pronto para superar adversidades.

    Se você respondeu “sim” para quatro perguntas ou menos, pode ser que você precise desenvolver resiliência. Neste caso, deve avaliar o seu comportamento sempre que enfrenta dificuldades. Mas não se preocupe: com as dicas acima você sairá vitorioso dos desafios cotidianos.

    Considerações finais sobre o significado de resiliência

    Neste artigo, você aprendeu o significado de resiliência. Ainda, pode compreender como sair fortalecido das suas dificuldades. Por isso, pessoas resilientes tomam como hábito superar a pressão dos desafios sem abandonar emoções positivas. Logo, ao aprender como aprimorar a sua resiliência, você saberá qual o seu poder interno.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *