o que é solidão

Significado de Solidão: dicionário e na psicologia

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Psicanálise

Embora muitas pessoas, em algum momento, já tenham passado por isso, muitos não sabem de fato o significado de solidão. Por isso, continue lendo o nosso post para entender como este termo também está relacionado com a psicologia.

Qual significado de solidão?

O que é solidão? Muito poderão dizer que é um sentimento que temos quando estamos longe das pessoas que amamos. Segundo o dicionário online Dicio, o termo se refere ao estado de quem está só (de forma física). Ou, também, de quem se sente desta forma mesmo estando com outras pessoas (de forma emocional).

Além disso, a palavra solidão pode ser uma característica de alguns lugares, como mosteiros ou locais sem habitantes.

Solidão psicologia

Para a psicologia, o sentimento de solidão é uma resposta emocional quando as pessoas ficam em um isolamento complexo e desagradável. Além disso, pode apresentar, de modo geral, sentimentos de ansiedade por conta da falta de conexão ou comunicação com outras pessoas.

Ela é descrita como uma dor social e é um mecanismo psicológico que serve para motivar uma pessoa a buscar conexões sociais. Muitas das vezes, a solidão é definida como uma experiência bastante desagradável que acontece quando a rede de relações sociais está deficiente.

Mas o sentimento de solidão pode aparecer mesmo quando a pessoa está rodeada por outras pessoas. Alguns estudos têm explicado que esse sentimento acontece com todo mundo em algum momento. Mesmo se a pessoa estiver dentro de relacionamentos sociais fartos, como amorosos ou familiares. Portanto, a solidão não se deve só a um isolamento.

O que pode causar o sentimento de solidão?

Existem vários fatores que podem causar um sentimento de solidão tais como:

  • social;
  • mental;
  • emocional;
  • físico.

Além disso, as pessoas podem ter esse sentimento por diversas razões ou motivos. Muitos eventos ou experiências da vida podem ocasionar nessa situação. Por exemplo, a falta de amizade no período da infância e da adolescência ou a ausência física de pessoas significativas (como mãe e pai).

Saiba mais…

Vale destacar que a solidão também pode ser um sintoma de outro problema psicológico ou social, por exemplo, a depressão crônica. Aliás, muitas pessoas experimentam o sentimento de solidão pela primeira vez quando estão sozinhas, após uma separação definitiva. Nesse caso, a pessoa se sente solitária, mesmo estando com outras pessoas.

O sentimento de solidão também pode acontecer quando uma pessoa passa após qualquer outro evento de separação. Por exemplo, quando o sujeito sai de casa em virtude de algum trabalho ou casamento.

Outro fator que impulsiona o sentimento de solidão pode acontecer dentro de relações amorosas. Em especial, naqueles em que os afetos são a raiva e o ressentimento ou nos casos em que o sentimento de amor não possa ser recebido ou expandido. Além disso, a genética pode ser responsável pelos casos de sentimentos de solidão.

A solidão e as doenças: qual é a relação?

Será que são as doenças que geram solidão ou é a solidão que gera doenças? De modo geral, pode ser que essas duas formas ocorram. Aliás, as pessoas com depressão sentem sentimentos de solidão.

Leia Também:  Conhecendo o trabalho do Psicanalista

Mas algumas pesquisas explicam que o isolamento social e o sentimento de solidão estão relacionados com doenças físicas e mentais. Por isso, a solidão pode afetar a saúde aumentando os níveis de hormônios do estresse.

Há dois tipos de sentimento de solidão: transitório e crônico. A primeira é causada por algo no ambiente externo e é aliviada de modo fácil. Já a última é permanente e não pode ser aliviada com rapidez.

Entenda mais…

Por exemplo, se a pessoa está doente e não pode ficar perto de seus amigos, é uma solidão passageira. Mas caso a pessoa se sente só, mesmo estando em uma reunião de família, ela está sofrendo uma solidão crônica.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Algumas pesquisas apontam que a solidão crônica pode causar determinadas doenças e ocasionar uma morte prematura. Mas os estudiosos ainda não sabem qual é o mecanismo que está por trás desta relação. Entre as potenciais patologias que tem relação com o sentimento de solidão estão:

    • aumento do risco de sofrer doenças cardiovasculares;
    • redução da eficiência do sistema imunológico;
    • aumento do risco de diabetes tipo 2;
    • maior probabilidade de pressão alta;
    • aumento do risco de desenvolver demência e outras doenças crônicas;
    • obesidade;
    • aumento do risco de suicídio.

    Lado positivo da solidão

    A solidão pode também ter efeitos positivos nas pessoas. Algumas pesquisas apontam que uma pessoa que tem o hábito de ficar sozinha melhora o seu estado cognitivo, além de intensificar a sua concentração. Além disso, a solidão está relacionada com outras experiências positivas de crescimento, construção de identidade e experiências religiosas.

    Por fim, algumas culturas enxergam que a solidão é rito de passagem da infância para adolescência. Aliás, a solidão desempenha um papel fundamental no processo criativo para a expressão artística.

    Há tratamento para a solidão?

    Antes de mais nada, é importante deixar claro que solidão não é uma doença. Então, não tem um remédio ou uma vacina para curá-la, mas é possível identificá-la por causa de alguns sintomas.

    Por isso, é necessário entender que esse sentimento não surge só quando estamos sozinhos de for. Além disso, pessoas introvertidas gostam de fazer tarefas sem a companhia de alguém e não há problema nenhum nisso.

    Então, em alguns casos em que o sentimento de solidão é muito forte, é importante que a pessoa procure ajuda especializada. Um profissional da área da psicologia pode ajudar bastante para que a pessoa saia de forma saudável e segura dessa situação.

    Dicas para lidar com esse sentimento de solidão

    A partir do momento que você entende o significado de solidão, é preciso deixar muito claro que essas dicas são apropriadas para aliviar o problema, além de estimular maior bem-estar na vida cotidiana. Mas a orientação de um psicólogo é fundamental para trabalhar essa situação de forma mais aprofundada.

    Comece com atividades simples

    Para iniciar a nossa lista de dicas, vamos indicar algo simples. Faça algo que seja fácil e que não tenha tanta pressão para obter resultados positivos. Por exemplo, fazer um trabalho voluntário, desfrutar de eventos sociais pequenos ou praticar atividades físicas em grupo.

    Reveja as suas amizades

    Caso não esteja se sentido bem com seus amigos, é o momento de rever as suas amizades. Ou seja, identifique o que pode estar errado e tente encontrar uma solução para essa situação.

    Leia Também:  Cirurgia plástica segundo a psicanálise

    Viva novas experiências

    Se permita viver novas experiências, seja aprender a tocar um instrumento musical ou começar um curso de idioma. Pode ser que o desânimo apareça com a menção dessas tarefas, mas é importante se esforçar para encarar o desafio.

    Converse com as pessoas sem expectativa

    Por fim, converse com as pessoas e concentre-se só no momento atual. Ter esse hábito auxilia para que a conversa se desenvolva de forma natural, o que aumenta as probabilidades de fazer uma nova amizade.

    Considerações finais sobre significado de solidão

    Nós esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre o significado de solidão. Por isso, te indicamos o nosso curso de Psicanálise Clínica. Com as nossas aulas 100% online e os melhores professores, você irá desenvolver o seu conhecimento nessa área tão rica. Além de saber mais sobre as relações humanas. Então, não perca essa oportunidade!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *