significado de superar

Significado de Superar no dicionário e na psicologia

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Às vezes, dependendo do trauma, é difícil para algumas pessoas lidar com um problema e contorná-lo. Entretanto, é possível vencer seus medos e deixar que continuem a controlar você. Entenda o significado de superar no dicionário e Psicologia e como ele afeta positivamente sua vida.

Significado de superar

No dicionário, o significado de superar se mostra como alcançar vitória sobre algo ou alguém. É o ato de ultrapassar alguma coisa, se tornando superior a ela e aos demais. Com isso, você atinge um novo estágio, excedendo ou sobrepujando seus obstáculos.

Já na Psicologia, o significado de superação vai um pouco além, se mostrando como resiliência. Trata-se de vencer as adversidades e momentos difíceis sem ficar permanentemente abalado por elas. Ademais, é também tirar proveito desses momentos para se fortalecer e estruturar a própria psique.

A superação faz pate daqueles indivíduos com metas claras em suas vidas, incluindo a de ficarem bem e sadios emocionalmente. Instintivamente sabem que um estado mais depressivo por causa das dificuldades pouca agrega e somente atrapalha suas jornadas. Por isso que resistem da forma que podem e se recuperam sempre que necessário.

Por que algumas pessoas superam e outras não

É bastante complicado para algumas pessoas entender o que é superação. Isso acontece porque se tornam vítimas fáceis de seus problemas problemas e se moldam pelas dificuldades. Ou seja, a forma de agir e pensar delas dependem exclusivamente da gravidade do problema que estão enfrentando.

Por exemplo, pense em alguém que precisou falar diante de um público e foi ridicularizada de alguma forma. A mesma, certamente, se sente exposta, vulnerável, e tem pouca vontade de socializar como antes. A retração se torna uma proteção porque o trauma não pôde ser devidamente superado ela não conseguiu se reconstruir.

Todavia, outras pessoas enxergam essa dolorosa experiência como um modo de crescer. Isso porque tomam o momento como referência e enxergam o que não precisa fazer de novo, incluindo ceder a qualquer provocação. Enfrentar o próprio trauma é um modo de crescer, ainda que de forma árdua, mas extremamente recompensadora.

Consequências

As pessoas que não entendem o significado de superar tendem a sofrerem bastante em suas vidas. É como se ela mesma não permitisse que a sua dor fosse adiante e se livrasse do próprio peso. Ainda que de forma figurativa, isso a prende em um mesmo ponto de sua história e impede que progrida.

Um indivíduo se torna incapaz de acessar o seu potencial porque passa a não acreditar mais em si mesmo. As feridas que carrega também servem de amarras e o cegam a um autoconhecimento. Sem contar que qualquer tentativa de ajuda dificilmente chega a mudar isso.

Ademais, uma espécie de medo toma conta em pensar no que encontrar fora de sua situação. Por mais que o machuque, tal indivíduo acredita que sabe lidar bem com os problemas que carrega, os ignorando. Contudo, é mais uma tentativa de não olhar para a verdade e encarar seus monstros.

Por que devemos superar os obstáculos da vida?

Ainda que pareça infantil, a expressão “se o mundo fosse bom, criança não nascia chorando” faz sentido. Obstáculos, por mais desagradáveis que sejam, servem como uma forma de preparar a carne e o espírito neste plano. Neste ponto, tocamos diretamente na questão do amadurecimento enquanto crescemos.

Imagine que você desde criança cresceu dentro de uma redoma por seus pais. A todo momento eles te protegiam, evitavam que tivesse necessidades e supriam suas necessidades. Com isso, te pergunto o que aconteceria quando partissem ou você precisasse ser independente sem a ajuda deles.

Leia Também:  O que é mágoa? O que fazer quando alguém te magoou?

À medida em que crescemos, deixamos um pedaço de nós mesmos para trás e abraçamos o novo. Esse desapego do que vivemos de ruim possibilita que experiências positivas possam ser mais aproveitadas. Dessa forma, pode dar um novo significado aos momentos difíceis que viveu e entender o quanto algumas coisas valem realmente.

A prática leva à perfeição

Caso pense no superar significado, tenha em mente que não se trata de uma jornada fácil. Nem todo mundo pode se dispor de uma liberdade para desapegar de suas cicatrizes. Tudo se trata de um exercício existencial em que você pratica diariamente o descarrego de suas mágoas.

Por isso que se você não conseguir de primeira ou tiver bastante dificuldade não tem problema. Embora alguns sejam mais resistentes, não somos programados para sofrer com tantos baques. Desse modo, tudo se trata de aprendizado constante e contínuo, alimentando seu crescimento.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Comece por coisas ode você se sinta maior e que pode lidar sem tantos problemas. Por exemplo, se alguém magoou você de forma trivial, entenda a situação e tente relevar. Comece pelas coisas pequenas até que possa enfrentar as maiores com calma, paciência e insistência, evitando desistir.

Pilares da superação

Não existe uma receita pronta quando procuramos o significado de superar na vida. Tudo depende daquilo que enfrentamos e do que queremos encontrar depois, de modo que cada experiência seja pessoal. Mesmo assim, tente começar pelo:

Autoconhecimento

Você precisa entender o quanto antes as suas limitações e os seus padrões de agir e pensar. Conhecer a si mesmo permite entender de que forma o ambiente externo te afeta internamente. No final do texto te daremos uma dica valiosa de como fazer isso de forma sadia, completa e confortável.

Controle dos impulsos

Assim que nos magoamos, um dos impulsos mais comuns é a agressão ou a tristeza. Acabamos por nos guiar por essas manifestações destrutivas e desgastantes, de modo que nos tornamos descontrolados. Evite ceder aos impulsos, permitindo que te controlem e te façam refém deles, arrancando sua própria autonomia no processo.

Seja otimista

Certo, sabemos que em um mundo como o nosso isso pode ser bastante difícil, mas é possível. Se começar a olhar o lado positivo da vida, começará a enxergar que pode fazer construções em cima disso. Neste caso, pode ter energia para criar metas, encontrar projetos e fazer objetivos em sua vida.

Vantagens

Entender o significado de superar vai muito além de aumentar o seu vocabulário ou passar sermões aos demais. Isso acaba refletindo internamente em você, de modo que aprenda novas coisas sobre sua própria existência. Isso fica evidente no momento em que começa a ter mais:

Flexibilidade

Costumamos desabar no primeiro problema, cair no segundo, nos abalar de leve no terceiro e assim por diante. A cada novo obstáculo aprendemos a ser mais flexíveis e encontrar novas formas de prosperar. Em suma, nada nos toca, a não ser que a gente deixe, mas dificilmente acontecerá com você.

Novos valores

O empecilho de muitas pessoas é serem atingidas pelos traumas e deixar que moldem seus valores. Aos que entendem o significado de superar, é possível ressignificar os acontecimentos passados e aprender com eles. De forma cômica e figurada até, você pega os limões que te atingiram, faz uma limonada e lucra com isso.

Leia Também:  O que é fobia social e as 3 técnicas de tratamento

Oportunidades

Enxergar oportunidades é uma característica das pessoas que aprendem a superar. Já que não estão concentradas em seus problemas, podem investir seu tempo em sua própria jornada e crescerem. Um exemplo prático é nas pessoas que começam a empreender após perderem seus postos de trabalho.

Considerações finais sobre o significado de superar

Não é uma tarefa tão simples entender o significado de superar na sua essência. Cada indivíduo possui experiências próprias que definem o termo de suas vidas em momentos específicos. Por isso que nem todos conseguem superar os seus problemas e se tornam vítimas, por mais indesejado que isto seja.

Ainda assim, isso precisa ser um exercício a ser incluído na sua programação de vida. Você tem muito a entregar para si mesmo e ao mundo e precisa aprender a lidar com aquilo que te amarra. Nenhum trauma neste mundo merece sua atenção eternamente e você precisa aprender a viver como merece.

Por isso que, para conseguir essa façanha, recomendamos que se inscreva em nosso curso de Psicanálise online. O curso é uma forma de você se conhecer e entender como alguns obstáculos podem ser vencidos com sua própria força. Além do significado de superar, o curso de Psicanálise te ajuda a encontrar o seu potencial e viver bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 6 =