Significado de Superficialidade

Significado de Superficialidade

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Nós somente conhecemos as pessoas e o mundo ao redor quando nos aprofundamos neles. Caso o contrário, nós ficamos presos à superfície de tudo sem saber o verdadeiro sentido das coisas. Hoje nós entenderemos melhor o significado de superficialidade e algumas das suas características e sinônimos.

O que é superficialidade?

Segundo linguistas, o significado de superficialidade diz respeito a algo que é superficial ou básico. Ou seja, um objeto ou um ser que é elementar na sua forma ou que não tem muita profundidade. Por exemplo, muitos dos internautas que nós lemos nas redes sociais e não possuem entendimento do que escrevem.

Além disso, o conceito de superficialidade descreve uma análise ou observação feita sem reflexão profunda. A pessoa não se aprofunda em relação as ideias ou natureza dos outros indivíduos ou mundo ao redor. Como resultado, ela não é capaz de enxergar ou perceber impressões que estão na essência.

Uma pessoa superficial

Quando nós entendemos melhor o conceito de superficialidade percebemos com mais clareza as pessoas superficiais. Em suma, pessoas superficiais se preocupam demais com a aparência, seja a delas ou dos outros. Dessa forma, os superficiais ignoram o conteúdo das pessoas, demonstrando bastante futilidade.

Uma pessoa superficial não dá muita importância para o que está além das aparências. Se uma pessoa tem muito prestígio social, o superficial não se importará em conhecê-la melhor além desse status. Para ele, o que importa são as possibilidades de ganho e não a construção de laços de amizade verdadeiros.

É provável que a pessoa superficial não consiga estabelecer relacionamentos a médio e longo prazo.

Características de uma pessoa superficial

Após você entender melhor o significado de superficialidade é preciso entender como identificar as pessoas superficiais. Afinal, é difícil saber até que ponto elas estão se relacionando conosco de forma natural e saudável. Confira 10 hábitos comuns de uma pessoa superficial:

1.Valorização excessiva da aparência

Uma pessoa superficial repara bastante no físico das pessoas e ainda as julga usando apenas a aparência como critério.

2.Dieta

Um dos tópicos mais comentados pelas pessoas superficiais é a dieta, falando a respeito desse assunto sempre que possível.

Leia Também:  Outubro Rosa: Um alerta sobre o câncer de mama

3.Magreza é um fator determinante para relações ou vida social

4.Precisam de elogios

Para quem tem dúvidas a respeito do que é ser superficial, perceba quem gosta de muitos elogios. Uma pessoa que gosta muito de ser elogiada quer afirmar para si o quanto ela parece ser incrível. Além disso, esse é um dos maiores sinais de que ela tem insegurança.

5.Valoriza pessoas com condição financeira favorável ou que possui status social

6.Acredita que a aparência natural das pessoas não é para ser admirada

7.Gosta de roupas caras apenas por serem de marca famosa

8.Pensa que sabe de tudo

A pessoa com superficialidade acha que sabe de tudo, mesmo que não tenha lido a respeito dos assuntos. E se é contrariada por alguém que é entendido do tema ela não sabe receber críticas.

9.Não tem prioridades verdadeiras

Há casos em que a pessoa superficial prefere comprar peças caras a quitar as dívidas que possui. Dessa forma, ela prefere viver de aparências em vez de lidar com responsabilidades.

10.O nível do amor equivale ao dinheiro

Além do amor, para os superficiais, os relacionamentos devem ser baseados no que o dinheiro pode favorecer. Ou seja, uma pessoa superficial não se importa em desenvolver um relacionamento, mas, sim, os bens materiais.

A ignorância como sinônimo de superficialidade

Assim que você entende o significado de superficialidade percebe que a ignorância em algumas pessoas é algo comum. Já que elas não se aprofundam em um assunto, não conhecem detalhes elementares sobre eles. Ou seja, elas costumam ser mais ignorantes, algo bastante negativo para elas e quem está próximo.

Por exemplo, imagine uma pessoa que não compreende as causas e tratamentos de uma doença. Como ela não entende o princípio e os efeitos da doença em cada paciente, ela se sente confortável para opinar. Por causa da falta de análise e conhecimento básico ela faz conclusões precipitadas e sem comprovação científica do assunto.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Se ela tivesse estudado ou escutado alguém que entende do assunto, jamais diria tanta informação equivocada. Às vezes, por orgulho, mesmo quando é corrigida, a pessoa superficial ignora a verdade.

    Sinônimos

    É importante que nós saibamos o sinônimo de superficialidade. Dessa forma, faremos associações completas a respeito das pessoas que demonstram essa característica. Os sinônimos mais utilizados são:

    • Básico,
    • Efêmero,
    • Externo,
    • Leve,
    • Rápido,
    • Perfunctório.

    Seja atencioso com o seu futuro

    Muitas pessoas só aprendem o significado de superficialidade após as escolhas que fizeram. Em outras palavras, elas percebem que escolhas mal pensadas e sem profundidade atrapalharam o seu crescimento. Por isso que é tão importante para nós sermos cuidadosos com as nossas decisões.

    Após analisar uma situação, você sempre deve seguir o seu coração e vontade. Seja claro em relação aos seus objetivos e invista o tempo e a força necessários para alcançá-lo. Você nunca deve escolher o que é superficial ou que dura pouco, mas, sim, o que pode permanecer na sua vida.

    Lembre-se que as suas decisões são importantes para você construir uma trajetória pessoal de sucesso. Pense no seu futuro, de modo que você descarte o que é passageiro e não te beneficia. Talvez você faça escolhas difíceis, mas que te levarão aonde você deseja estar.

    Leia Também:  Família na visão psicanalítica: conceito

    Frases sobre superficialidade

    Para você não esquecer o conceito de superficialidade, confira algumas frases sobre esse tema. Assim, além do significado da palavra, você perceberá como essa característica influencia em nosso cotidiano. Confira:

    “Superficialidade é segura. Poucas pessoas têm fôlego para ir fundo sem se afogar”, Daniel Ibar

    “Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo”, Fernando Pessoa

    “Vivemos numa época de muitos amores e de pouco amor. De muita superficialidade e pouca riqueza interior”, Carlos Afonso Schmitt

    “Nada é mais insondável do que a superficialidade da mulher”, Karl Kraus

    “Meu alicerce não foi erguido sobre o artifício da superficialidade. Minha morada é no mais profundo das coisas”, Erick Tozzo

    Considerações finais sobre significado de superficialidade

    Logo que nós entendemos o significado de superficialidade passamos a repensar as nossas atitudes. Afinal, nós devemos ter disposição para conhecer as pessoas e ver como elas são de verdade, não por suas aparências. Caso o contrário, nós nunca saberemos o que é ter apoio e companheirismo de verdade.

    Mesmo que você não tenha se identificado como alguém superficial, é provável que você conheça alguém assim. Assim sendo, você precisa repensar se essas pessoas agregam na sua vida de forma positiva. Logo, jamais se deixe influenciar por comportamentos alheios que você não concorda e considera tóxicos.

    Depois de compreender o significado de superficialidade porque você não se inscreve em nosso curso online de Psicanálise? Com o curso você desenvolverá o seu autoconhecimento, tendo acesso completo ao seu potencial interior. Garanta já a oportunidade de transformar o seu futuro e sucesso pessoal com o nosso curso online de Psicanálise.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *