sociointeracionista significado da teoria

Sociointeracionista: significado e fundamentos

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Filosofia e Psicanálise, Teoria Psicanalítica

Sociointeracionista é o processo de desenvolvimento da criança construído por meio das interações sociais que ela tem com o meio em que vive, bem como com as pessoas com quem a mesma cresceu e observou.

Esse conceito foi criado pelo psicólogo bielo-russo Lev Semenovich Vygotsky (1896/1934) e hoje é uma das obras mais estudadas pela pedagogia contemporânea. Desse modo, também deu origem ao que se chama de pedagogia sociointeracionista.

No entanto, a corrente pedagógica que deu origem ao pensamento de Vygotsky é também chamada de socioconstrutivismo. Segundo Vygotsky, as relações sociais são de certa forma construídas e moldadas por meio das interações sociais.

Teoria sociointeracionista

Desde pequenos, as crianças tendem a imitar o comportamento dos pais e aprendem com eles. Dessa forma, é possível adquirir conhecimento não apenas de forma passiva, mas também de forma ativa. Isso é possível por meio das interações construídas nessa fase em diante.

Vale frisar que as funções psicológicas superiores são formadas por meio das funções elementares da criança. Essas funções psicológicas superiores são o comportamento consciente, a ação proposital e a capacidade de planejamento

Portanto, a função psicológica elementar é aquela que criança já nasce com ela. Porém, essa função só se torna superior a partir das experiências e do aprendizado da cultura.

Sobre a chegada da teoria sociointeracionista

Ela chegou ao Brasil na primeira metade do século XX, ou seja, essa teoria começou a se espalhar pelas escolas na década de 70. Nessa época, a teoria de Jean Piaget estava começando a fazer parte deste contexto.

A teoria de Jean Piaget diz que o desenvolvimento cognitivo da criança se dá de forma ativa pela assimilação e acomodação. Assim também, o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro fases.

Com tudo isso, assim que as escolas adotaram a teoria sociointeracionista, o aluno passou a ser o foco na aprendizagem, diferente do tradicional. Sendo assim, pensadores como Vygotsky e Piaget foram centrais para o estudo da aprendizagem.

Abordagem sociointeracionista

O processo de aprendizagem acontece por meio da interação com o outro e por um momento de troca que é internalizado. Dessa forma, o processo de desenvolvimento da criança aparece primeiro no plano social e depois no plano individual.

Ao usar a memória lógica e a atenção voluntária, um conceito se forma. Sendo assim, dois tipos de conhecimento são vistos: o real e o potencial. E todas as funções superiores têm origem, segundo Vygotsky, nas relações reais entre as pessoas.

No conhecimento real, o indivíduo é capaz de realizar tarefas de forma independente. Enquanto no conhecimento potencial, ocorre o desenvolvimento e a concretude de tarefas somente com a ajuda do outro. Tendo em vista que não é em qualquer fase da vida que é possível se ter a ajuda do outro.

Metodología sociointeracionista

Vygotsky define que a zona de proximidade é a distância entre o conhecimento real e o potencial, entre o qual ainda não está firme as funções psicológicas.

Para desenvolver essas as funções, a pessoa tem que ser colocada em situações na qual tenha que resolver problemas. Dessa forma, irá provocar a formação de conceitos e vai construir conhecimento a partir da zona proximal.

O indivíduo teria que passar por um processo de desestabilizar os conhecimentos já adquiridos na chegada de novas informações de outros sujeitos e colocadas num processo de interação. Dessa forma, um conhecimento novo será adquirido por meio da zona proximal.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Características de cursos com a abordagem sociointeracionista

    De forma geral, as atividades de cursos com essa abordagem compreende tanto as atividades individuais, como também os trabalhos em grupo. Em outras palavras, incentiva a construção do conhecimento e melhora a inteligência coletiva.

    Leia Também:  História de Freud: biografia da origem ao auge

    Gerar a análise de reflexos sociais e culturais que cercam as pessoas presentes, é valorizar o contexto histórico, cultural e social de cada um, bem como o respeito por elas.

    Há a criação de grupos virtuais de estudo com relação aos elementos de um curso sobre comportamento. Além disso, essa teoria pode estar presente na vida da criança desde a educação infantil até o ensino médio.

    Avaliação sociointeracionista

    Essa avaliação abrange diversos aspectos, assim como o próprio processo de aprendizagem em si. Nela, temos atitudes, emoções e valores, junto com os níveis de conhecimento potencial e real.

    Além disso, quem ensina tem os seus desejos, expectativas e aspirações em relação ao o que vai passar para que busca aprender.

    Na interação entre ambos (quem aprende e quem ensina) ocorre o chamado processo ensino, que é a aprendizagem como um todo. Ela abrange tanto aspectos culturais como sociais.

    Como a interação social contribui para o desenvolvimento do comportamento humano?

    Para Vygotsky, a interação é um processo fundamental para a formação da mente. Tendo em vista que o aprimoramento das estruturas mentais de cada indivíduo é feito desde o nascimento e por meio das interações sociais.

    O desenvolvimento do ser humano não pode ser justificado apenas por fatores biológicos, mas também por fatores sociais. Então nesse processo o ser humano precisa estabelecer uma rede de contatos.

    Dessa forma, as interações sociais se tornam muito importantes para Vygotsky quando ele afirma que o comportamento do homem é formado por condições biológicas e sociais do seu crescimento.

    Considerações finais

    Ao ongo do que foi dito, é possível ver que proposta da metodologia sociointeracionista está adequada para os parâmetros de ensino hoje em dia. Dessa forma, o conhecimento passa a ser objeto de construção da pessoa.

    Hoje, com grande parte do ensino sendo à distância e em EAD, é possível ver de forma clara o quanto a interação tutorial é de muita importância para a aprendizagem.

    Portanto, agora que você já leu todo o conteúdo, acesse nosso curso online de psicanalise clínica e assuma o protagonismo do teu sucesso e o da tua família. Por meio das as aulas que são 100% online, você vai aprender um pouco mais sobre essa teoria. Além disso, vai se preparar para dirigir da melhor forma a sua vida.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *