Sofrer por antecipação: 10 dicas para evitar

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

É comum a uma grande massa de pessoas antecipar situações de conflito para que consigam se proteger do sofrimento. Contudo, isso acaba ampliando a sua dor, mesmo sobre algo que sequer aconteceu ou pode acontecer. Se você é de sofrer por antecipação, confira estas 10 dicas de como evitar e trabalhar o problema.

Tudo é apenas uma preocupação da sua cabeça ou problema de verdade?

Por vezes, acabamos dando mais poder a uma situação do que ela deveria. Tudo acontece graças à nossa maneira de enxergar a realidade e por conta disso projetamos nosso medo sobre ela. Antes de começar a sofrer por antecipação, se pergunte se há um problema de verdade ou apenas uma preocupação infundada.

Se isso for apenas uma preocupação, tenha em mente que grande parte das que temos não se concretizam. Em alguns momentos estamos tão fragilizados que acabamos esperando o pior por isso combinar com o pessimismo sentido. Porém, se houver um problema de verdade, evite adiar e comece a trabalhar em uma solução.

Deixe que o passado fique onde está

Uma das maiores causas de alguém sofrer por antecipação é o apego com as situações ruins vividas no passado. Basicamente, acabamos resgatando experiências ruins e associamos com os eventos aos quais estamos imersos no presente. Se for o caso, pense em duas coisas:

Nem sempre a realidade se repete

Não gaste a sua energia tentando projetar algo que aconteceu no passado agora no seu presente. Se alguma coisa aconteceu uma vez, não significa que acontecerá novamente. Em vez de se preocupar com isso, procure encarar a realidade como ela é sem temores e com um plano de vida.

Situações e pessoas são diferentes

Não existe uma receita única a situações favoráveis ou não e é quase impossível repetir alguma cena. Isso porque o momento, lugares e principalmente as pessoas são diferentes das que conhecemos. Nesse caminho, evite fazer projeções em relação aos seus temores e não se prenda a isso.

Procure resolver os seus problemas o quanto antes

Seja por qualquer razão, algumas pessoas acabam ignorando os próprios problemas e os empurrando para amanhã. Para imaginar, pense em alguém que costuma jogar roupas no guarda-roupa aos montes sem limpar e/ou dobrar. Em algum momento a porta dele cederá e tudo cairá ao chão.

Apesar de boba, a analogia faz referência a quando empurramos os nossos problemas e eles se acumulam. Quanto antes resolvermos eles, mais fácil fica ter uma vida leve e sem preocupações sobre o futuro. Por mais difícil que seja, lide com as suas pendências e encerre cada capítulo logo.

Ocupe-se

Embora relaxar e não fazer nada seja algo bom às vezes, dependendo de como pensa, isso pode ser ruim também. O ócio acaba dando um espaço maior para que nossos temores e emoções negativas aflorem com maior velocidade e força. Com isso, alimentamos ideias ruins e improdutivas que nos fazem sofrer por antecipação.

A fim de evitar isso, procure se ocupar com algo que gosta e que possa te trazer algum prazer. Não se trata de um desvio, mas, sim, construir um ambiente ameno onde possa relaxar e descarregar sua tensão. Esses momentos de alegria podem te recarregar a buscar soluções ao que vem te incomodando ou mesmo apagar idealizações ruins.

O presente é um presente. Viva-o!

Apesar de soar redundante, viver o presente é uma das maiores liberdades que podemos dar a nós mesmos. Sem contar que oportunidades únicas podem surgir e se perderem porque não olhamos para elas. Para evitar esse tipo de situação, foque nas coisas que estão acontecendo no agora sem se perder por isso.

Leia Também:  Sonhar com computador: 10 interpretações

O conselho é que viva o presente e não se prenda ao que pode vir amanhã e ao que aconteceu no passado. Não há como prever o que pode acontecer e se esforçar para isso é um gasto desnecessário. Caso tenha uma pendência ou problema, foque nisso em paralelo com sua vida, sem criar expectativas negativas ao futuro.

Medo x realidade

Mesmo os adultos podem ficar criando monstros sobre algumas coisas que não estão lidando com verdade. Às vezes a solução é mais simples do que parece, mas o temor é tão grande que isso se distorce. Com isso:

Lide com o seu medo

Evite deixar que o medo sobre o que pode acontecer tome conta do seu juízo. Como aberto linhas acima, você pode estar projetando os seus temores e fazendo com que ganhem mais proporção. Lide melhor com o seu medo, veja as raízes dele e como controlar o desprazer ansioso de tê-lo.

Acredite no seu potencial

Caso tenha algum problema de fato, acredite no seu potencial e que pode lidar com ele. Nunca é fácil se ver diante de situações que colocam o nosso nome sob contestação. Ainda assim, lide com maturidade e empregue tudo o que estiver à mão para solucioná-lo.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Expectativas não são boas nem em filmes

Um dos gatilhos que faz alguém sofrer por antecipação é a criação de expectativas mais reais do que a verdade. Muitos acabam montando uma lista do que podem esperar e do que vai acontecer. Contudo, criar expectativas, principalmente negativas, apenas serve para atrair sofrimento e torturar você.

Evite alimentar ideias negativas que acabem por destruir a sua autoconfiança. Quase certo de que tudo o que pensa sobre suas pendências nem exista e apenas te machuque. Saiba dizer “chega!” a essas projeções errôneas.

Divirta-se!

Retire um tempo para se divertir e pare de sofrer por antecipação fazendo algo que gosta. Ao menos uma vez por semana, viva a sua vida sem se preocupar por um tempo a acredite em sua recuperação. Nesse caso, falamos de isentar temporariamente do peso da sua vida e procurar o relaxamento por algumas horas.

Saiba quando dizer “não!”

Para as situações em que você pode sofrer por antecipação, saiba quando dizer “não” sem sentir culpa. Muitas vezes acabamos cedendo em favor do outro e sofrendo pelo o que pode acontecer em seguida. A exemplo, quando alguém “te convoca” a uma festa e você, que não queria ir, se angustia pensando como será.

Continuando, é comum que aceite isso pensando depois em como gostaria de dizer “não”. Evite se sentir obrigado e se expor a qualquer dano emocional por ceder demais as vontades de alguém.

Aceite o pior, mas pense na solução

Para encerrar as dicas sobre sofrer por antecipação, se o pior acontecer, parta à solução. Nunca pare para ficar pensando no pior que já aconteceu e se lamentando por isso. Aceite a situação, mas se mobilize para mudá-la o quanto antes.

Considerações finais sobre sofrer por antecipação

Ao sofrer por antecipação, acabamos por criar uma prisão voluntária em que o sofrimento é nosso carcereiro. Tentar antecipar as situações ruins é um sinal de que possui muito pouca fé em si mesmo e se deixa levar pelos problemas.

Leia Também:  Dermatilomania: significado, causas, tratamentos

Em vez de desperdiçar o seu tempo pensando nisso, procure separar a realidade dos seus temores. O que acontece agora é realmente um problema ou não passa de uma projeção sua? De todo modo, sempre acredite em sua capacidade de resolução e nas transformações que pode realizar.

Um grande aliado e reforço nessa jornada é o nosso curso online de Psicanálise Clínica, o mais completo do mercado. Por meio dele vai lidar com suas incertezas, melhorar a sua postura e lapidar o autoconhecimento a fim de evoluir. Entre em contato conosco e descubra como a Psicanálise impede de você sofrer por antecipação e ter acesso e controle ao seu potencial interno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 2 =