Sugadores de Energia: como agem, como evitar?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Todos nós já convivemos com alguém de postura tão desagradável e pessimista que acabamos cansados. É como se levássemos sucessivas quedas internas que acabam por nos levar diretamente ao vazio do cansaço e tristeza. Entenda melhor o que são sugadores de energia, como agem e como ficar longe.

O que são sugadores de energia

Sugadores de energia se tratam de pessoas com comportamento tão nocivo que são capazes de drenar sua força vital. O alvo delas são os momentos ruins da vida, do que passado e que ainda não aconteceram. Todas as atitudes que ela possui são muito negativas e visam espalhar um clima desagradável em favor dela.

Estudiosos explicam que todos nós emanamos uma certa quantidade de energia vital mesmo que não saibamos. No caso desses sugadores, a energia que possuem é tão baixa que precisam roubar dos outros sempre que podem. Com isso, afetam o emocional do indivíduo para fragilizá-lo e, assim, se sentirem bem com os ataques que faz ao mundo.

É importante reconhecer esse tipo de pessoa para que a própria saúde não permaneça em risco constante. De forma literal, você perderá sua energia, disposição e vontade de realizar os seus objetivos. Porém, os próximos parágrafos te ensinar a lidar com esses vampiros emocionais e sair ileso.

Âncoras da vida

Os sugadores de energia vital costumam falar negativamente do próprio passado e sempre vendo o lado ruim de tudo. Temos certeza de que você já falou alguma coisa boa para alguém e ela deturpou imediatamente contando um caso ruim do passado. Além de ser usar como exemplo, se vitimizando, também abre a possibilidade das coisas darem errado.

O risco de conviver aqui é que esse sugador consegue drenar fortemente a sua estrutura energética e causar um grande mal. Quanto à sua mente, pode dificultar o fluxo dos seus pensamentos e coordenação de suas emoções positivas enquanto as negativas aumentam. Já no físico, sentirá um cansaço e um incômodo grandiosos como e tivessem sido drenados.

Sem contar que mesmo que afete um lado de sua vida o outro está seriamente exposto. Isso porque as nossas instâncias estão conectadas e frequentemente estão interagindo. No momento em que uma é atingida e adoece, a outra passa a ser manchada e vai pelo mesmo caminho.

Carência devastadora

Algumas pessoas ainda dão a algum crédito aos sugadores de energia mostrando que eles querem apenas atenção. Eles não fariam isso de maneira intencional, mas se torna uma sequela negativa sugar a força de alguém. Independente das intenções, o convívio sempre é danoso e dificulta qualquer interação mais produtiva.

Existe um imenso desejo em serem ouvidos por qualquer pessoa que seja para falarem o que bem quer. Nota-se a sua inclinação para pontuar situações ruins e improdutivas que aconteceu no passado. Sem contar que também pode fazer isso aos demais, criticando e apontando as falhas dos outros.

É preciso ser forte o suficiente para não interagir com essas pessoas por mais tempo do que deveria. Não se trata de má educação, rixas ou desprezo por alguém, mas, sim, preservação da própria alma. Você não deve dar bola a quem somente enxerga o lado ruim da vida e quer te arrastar para lá.

Sequelas

É preciso estar atento a alguns sinais de que você é explorado pelos sugadores de energia em qualquer ambiente. Sempre seguem o mesmo padrão, de modo que seja bastante fácil reconhecê-los. Observe:

Leia Também:  Controle emocional antes de disparar: A Culpa é Sua!

Exaustão

Como aberto linhas acima, o contato com uma pessoa sugadora de energia acaba por nos cansar. Tanto físico, quanto mental, nos sentimos desgastados e completamente sem energia.

Estresse

Ter a sua força drenada pode causar irritabilidade inexplicada em você, aumentando o seu estresse. Enquanto não lidar com isso, se mostrará alguém muito sensível e irritado.

Dores

Um dos ápices desse roubo de energia é quando passamos a sentir dores no corpo e na própria mente. Já que estamos em desequilíbrio energético, o corpo responde desse modo para avisar que tem algo errado e adoecemos.

Tristeza

Eles roubam a sua alegria, de modo a implantar imagens negativas da própria realidade, mesmo que não existam. Você acaba focando nas coisas ruins que disseram e não se desprende disso.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


O valor das tragédias

Os sugadores de energia vital tem muito apreço pelas tragédias que acontecem ao redor do mundo.Não que eles gostem do sofrimento televisionada, mas o ato de reproduzir eles é automático. A todo o momento estão falando sobre eventos mostrados em canais policiais ou meios sensacionalistas.

Isso fica visível na disposição que mostram em reproduzir tais fatos, bem como a rapidez do ato. Já deve ter encontrado algum conhecido que uma das primeiras coisas que disse foi sobre assassinato, brigas ou qualquer coisa do tipo. Ainda existem as piores versões que vão até a casa dos conhecidos para falar unicamente sobre isso.

Se for o seu caso, evite dar mais atenção que essas pessoa merecem e corte imediatamente. Não precisa ser grosseiro, não há necessidade, mas crie muros entre vocês que impeça a conversa de se prolongar. Diga que está com pressa, ocupado ou que simplesmente já viu o ocorrido, dando poucas palavras na direção contrária do que ela pretende.

Reclama, reclama, reclama…

Uma das maiores características dos sugadores de energia é a força de vontade que possuem para reclamarem da vida. Mostram o quanto são infelizes, injustiçadas e que ninguém consegue entender o que elas fazem. Acredite, não moverão um único dedo para que possam mudar isso.

Existe um impulso incontrolável de reclamar da própria vida porque é somente isso que conhecem. Além de não resolver o seu problema, acaba atraindo mais energia negativa e atingindo quem está próximo.

Ainda que precisem de atenção, é necessário evitar entregar o que elas estão pedindo com tanta força. Evite dar bola quando começam a se vitimizar de maneira amargurada com o intuito de chamar atenção e uma platéia. Você verá que se relacionar com alguém do tipo é como ficar em ovos que já estão rachados.

Dicas

A fim de cuidar da própria saúde, saber se proteger dos sugadores de energia é um exercício importante a aprender. Não sinta remorso por algumas das atitudes a serem tomadas, pois aqui você é a vítima. Comece por:

Dê um limite

Evite ficar próximo de alguém assim por muito tempo sob o risco de ter sua energia sugada. Estipule um tempo mínimo em que não possa sofrer qualquer tipo de dano emocional e não ultrapasse isso. Sempre deixe claro que precisa ir embora ou que tem algo importante a fazer sem sentir culpa por isso.

Seja indiferente

As reações que produz com os relatos do sugador são a abertura que ele precisa para sugar sua força. Em vez de se chocar, alegrar ou mostrar tristeza, seja apático e indiferente a tudo o que é dito. Evite incentivar o que está sendo dito, bem como contradizer para não se gastar em uma discussão desnecessária.

Leia Também:  Como mudar de vida pessoal e profissional?

Seja rápido

Esses vampiros amam desenvolver conversas com peso sobre a vida e os aspectos depressivos que sentem. Sempre que possível, mude o foco da conversa para assuntos que possam ser encerrados rapidamente e que não sejam importantes. Além de aborrecer o sugador, vai fazer com que perca o interesse em você.

Considerações finais sobre sugadores de energia

Os sugadores de energia precisam se alimentar dos demais porque não conseguem se gerir de modo autônomo como os demais. A tristeza e o pesar são como fósforos que acendem a chama da sua vida e essas pessoas estão sempre dispostas a riscá-los. Você precisa se precaver para evitar se queimar.

Não dê tanta atenção ao que é dito pelo outro porque ele gosta em se expressar dessa maneira. Ademais, sempre lide bem com as suas próprias emoções para não ser afetado por dúvidas. Elas não só roubam o que você tem de bom, mas acabam também manchando o que sobra.

Uma maneira de se fortalecer contra os sugadores de energia é com o nosso curso online de Psicanálise. Por meio das aulas, conseguirá alimentar a sua resiliência, a fim de se recuperar dos seus traumas cotidianos. Ademais, poderá ajudar outras pessoas a fazer o mesmo. Com a ajuda de nosso curso, você alimenta o seu autoconhecimento, gerencia melhor suas emoções e destrava o seu potencial completo à mudança. Faça isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =