O que quer dizer sonhar com praia?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Para muitos, a praia é um lugar de relaxamento e encontro consigo mesmo, de modo a afastar os problemas. A areia clara e a água promovem o afastamento de uma rotina massiva e cansativa para qualquer pessoa. Sendo assim, vamos descobrir o que o episódio de sonhar com praia significa para cada um de nós.

Relaxamento

Mesmo quem não gosta de praia associa a imagem dela com a vontade de encontrar sossego. Assim, sonhar com praia sugere que existe uma necessidade urgente de descansar e relaxar. Por causa do cansaço rotineiro, buscamos formas inconscientes de mostrar a nossa necessidade de tirar uma pausa.

A imagem da praia em nossos sonhos mostra o quanto estamos tensos e até desorientados. Isso porque a imagem de uma terra firme indica algo onde tudo acontece com mais segurança. Assim, caso esteja vendo a praia em seus sonhos, tente se atentar para formas de lazer nos últimos tempos. Busque dedicar mais tempo a si mesmo e ao seu bem-estar.

Amor

A depender do contexto, sonhar com praia indica que seu coração está se abrindo. Quando nos vemos passeando na praia, é uma amostra de que teremos amores felizes em breve, em momentos e pessoas. Por isso, tente observar como anda sua disponibilidade emocional para se divertir, apaixonar e/ou amar alguém.

Ademais, esse tipo de sonho também pode indicar que romances passageiros poderão surgir muito em breve. Isso é refletido pela imagem onírica de você passando férias na praia. Assim como o seu descanso, isso pode apontar que encontrará alguém que mexerá com você brevemente. No fim das contas, tente aproveitar a situação como puder, pois ter alguém faz bem.

Seu lado emocional

Sonhar com praia mostra imagens ambivalentes de nossa situação atual de vida. Isso porque a areia da praia em encontro com o mar sugere uma espécie de fronteira entre o real e imaginário. Em suma, exibe um reflexo de toda a nossa construção psíquica atual. Com isso, precisamos observar como anda a:

Água

A água do mar reflete as questões emocionais que carregamos, de forma a irem e virem em nossas vidas. A cor influencia bastante, já que mostra o quão esclarecido tudo está. Ademais, o mar representa o nosso inconsciente, de forma a mostrar tudo o que é profundo em nossa vida.

A relação que temos com esse pedaço do sonho mostra como estamos trabalhando nossa parte interna. Por exemplo, em sonho, muitas pessoas têm medo da vastidão e incerteza do mar. Isso reflete o receio em navegar por questões pessoais com medo do que podem encontrar. O contrário mostra o quão bem resolvidas elas estão.

Terra

A areia da praia, a terra firme, indica a realidade à qual estamos comumente em vivência. É o nosso ambiente de certezas, visto que temos clareza das situações ali presentes. Tudo é reforçado pela superficialidade do lugar, de modo a nos sentirmos seguros sem a profundidade de alguns objetos.

Limpeza

Sonhar com praia também pode significar o desprendimento da vida rotineira que levamos. Assim, esse tipo de sonho mostra que no momento em que nos aproximarmos da natureza, refrescaremos as nossas mentes. Com isso, podemos relaxar, reciclar as ideias e as perspectivas atuais e procurar novos posicionamentos.

Estamos em constante mudança e precisamos nos livrar de coisas antigas em favor das novas.

Ademais, caso a areia da praia esteja limpa, fica indicado que estamos manifestando o desejo de trabalhar o estresse e seus pormenores. Seja no trabalho ou na família, há uma necessidade em buscar por um ambiente neutro. Assim, o indivíduo materializa essa vontade na elaboração da ansiedade enquanto tenta descansar.

Leia Também:  Interpretação de sonhos: 20 sonhos mais comuns

Autoconhecimento

Como dito linhas acima, a água do mar representa tudo aquilo que não temos acesso consciente em nossas mentes. Quando sonhar com praia e o local já estiver sob o escuro da noite, isso mostra que você quer se descobrir mais. Ainda que esteja escuro no céu e no mar, você tomou a iniciativa de tentar se entender melhor. Assim, mostra que:

Saiu da zona de conforto

A disposição no sonho em ficar numa praia à noite mostra que não teme suas raízes. Basicamente, você está disposto a se conhecer melhor e quebrar algumas barreiras. A rotina de antes não lhe apetece mais e seu caminho está rumando para o novo e desconhecido. Mesmo que ainda guarde algum receio, vá fundo e use isso em seu crescimento.

Quer descobrir os próprios limites

A escuridão da praia reflete diretamente a parte obscura de nossa mente e nossas vontades. Por vezes, nem sabemos do que somos capazes até tentarmos de verdade e descobrirmos. Caminhar ou estar na praia à noite indica nossa permanência em sabermos quem somos. Já que estamos em mudança constante, se trata de nos redescobrir.


NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.


Individualidade

Sonhar com praia vazia pode ter significados distintos e que dependem diretamente da personalidade do indivíduo. Inicialmente, sugere que um descanso pode ser o momento de se encontrar ou não. Para alguns, a individualidade é algo de suma importância a ser preservado, o que aponta para uma necessidade de:

Isolamento

Esse indivíduo carrega um desejo visível de sair do meio em que vive. A praia vazia mostra uma realização da sua vontade em se afastar da multidão diária à qual convive. Assim, ele necessita de um momento distante de todo o burburinho existente no mundo externo para se reequilibrar.

Solidão

Neste ponto, o indivíduo já não suporta por mais tempo ficar em contato com outras pessoas. Tudo o afeta, de modo a torná-lo sensível e irritadiço aos estímulos externos. A praia vazia em seus sonhos mostra a necessidade em se refugiar e se afastar de toda essa carga social.

Ademais, se ele sonhar que está em uma ilha, mostra que não quer ser perturbado e encontrado. Mesmo que nem todos gostem do ambiente, sonhar com praia revela a vastidão de nossa busca interna.

Considerações finais sobre sonhar com praia

Por causa da rotina massiva que levamos, necessitamos de um tempo para nos recarregar e repor as energias. Um dos ambientes mais adequados a isso se revela na praia. Por meio desse sonho, temos um indício de nossa real necessidade.

Com isso, caso tenha essa visão, procure pensar em como tem levado a sua vida até aqui. Às vezes, é necessário fazer um recuo a fim de recarregar a sua energia e disposição. A pausa que dá pode ser exatamente o que precisa para retomar suas atividades como deseja. Da mesma forma como na praia, veja tudo como uma maneira de descanso e escape.

Para que entenda melhor as mensagens enviadas por seu inconsciente em episódios como sonhar com praia, se inscreva em nosso curso de Psicanálise 100% online. Através dele você consegue interpretar o que motiva as ações e comportamentos de cada pessoa, adquirindo assim uma formação extra e material para analisar a si próprio. Fazendo os seus próprios horários, pode aprender em seu próprio ritmo. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − nove =