Sonhar que está caindo e acordar: o que pode ser?

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Por mais diversificada que a humanidade seja, a mesma apresenta comportamentos em comuns entre seus membros e os interliga. Isso se reflete no sono e sonhos, já que muitos indivíduos passam por experiências idênticas enquanto repousam. Descubra o que pode significar sonhar que está caindo e acordar e como isso reflete em você.

O sono

A depender da rotina e experiências que uma pessoa tem, isso pode se refletir na forma como ela dorme. Mesmo que desconectado do mundo externo, nosso corpo continua a trabalhar por conta dele. O sono serve para descansar o corpo e a mente para adaptá-los. Em suma, é o momento onde processamos informações relevantes do nosso dia.

Acordar abruptamente, por outro lado, é um evento que costuma ocorrer em poucos minutos após deitarmos e pegarmos no sono. A Unidade do Sono no Hospital de Madrid identificou que uma descompensação no corpo contribui a isso. Como o corpo não se adaptou corretamente à posição horizontal, acaba recebendo um estímulo para que acorde e a mude.

Contudo, esse estímulo é pouco agradável, ainda que seja proposital. A ideia é que o sono seja perturbado de modo que você acorde e cuide da higiene do sono para dormir melhor. Com isso, nada melhor do que tirar essa estabilidade com a sensação de queda física. A depender de como e onde esteja, você pode realmente cair durante o repouso.

Por que acontece?

Muitos acreditam que sonhar que está caindo e acordar seja influenciado por fatores externos que interferem em nós. Como dito acima, o corpo processa durante o sono tudo o que vivenciamos no dia a dia. Com isso, podemos acabar cultivando as impressões que carregamos em nossos sonhos e direcionar isso ao corpo. Tal evento é associado ao:

Estresse

A carga negativa que este gera impacta diretamente na qualidade de nosso sono. Mesmo que tentemos relaxar, a tensão alimentada acaba por sobrecarregar nosso corpo e mente. Dentre as mais diversas reações involuntárias que alguém terá pode sonhar que está caindo e acordar.

Cansaço

Dada à forma que o corpo e mente se encontram, eles não conseguem se conectar de forma adequada. O indivíduo, devido ao cansaço que sente, consegue relaxar com mais facilidade que os demais. Entretanto, seus sinais físicos, como batimentos, respiração e pressão caem bastante rápido. A mente acha que ele está morrendo e toma providências.

Ansiedade

Antecipar eventos que nem podem acontecer também prejudica a sua saúde física e mental. Embora esteja no presente, sua mente vivencia situações conflituosas em geral. A fim de se preparar, também alimenta o mal-estar que essas hipóteses podem trazer. Como não consegue relaxar, acaba descontando isso na forma em que dorme.

Estresse como fator

Como já abordado acima, o estresse influencia negativamente para sonhar que está caindo e acordar. Esse estímulo acaba por “excitar” o cérebro, fazendo com que este interfira nas conexões que ajudam no sono. Graças a isso, as primeiras fases do sono acabam influenciadas pela descompensação entre a mente e o corpo.

Por conta disso, somos banhados por sonhos com muita ansiedade e de terror também. Há casos onde algumas pessoas tem episódios seguidos de sonhar que está caindo e acordar. Apenas isso é suficiente para que esta tenha receio de dormir novamente.

Ajuda médica

Quando se fala em sonhar que está caindo e acordar, é fácil encontrar relatos de conhecidos ou não. Cada pessoa entrega detalhes ricos sobre o evento, confirmando até a sensação de gravidade inerente. Algumas se frustram por causa do evento, já que o “susto” as deixam receosas de dormir novamente.

Leia Também:  20 frases de Freud que vão mexer com você

Mesmo que esse tipo de episódio seja bastante desagradável, informamos que não se trata de uma condição grave. Como leu acima, tudo é influenciado por fatores externos que afetam sua composição interna. Sendo um mecanismo sensível, embora vital, o sono se mostra um dos mais afetados com isso. Ainda assim, não é motivo para ir ao médico se ocorre de modo esporádico.

Entretanto, caso isso se torne cada vez mais comum, o auxílio de uma junta médica pode ser recomendável. Ainda que o problema em si não tenha causas aparentes, eles podem buscar alternativas para minimizá-lo. Isso pode incluir uma higienização física, mental e do próprio sono em si.

Cuidados

O espasmo hípnico, nome dado ao evento de sonhar que está caindo e acordar, pode ser minimizado com cuidados simples. A ideia é que mude a sua qualidade de vida para que o seu sono seja melhorado direta e colateralmente. Além disso, isso refletirá na forma como processa informações antes e depois de dormir. Comece por:

Alterar sua alimentação

Invista em alimentos que contribuam positivamente à qualidade do seu sono. Opte por produtos que tragam bem-estar, como banana, iogurte, leite quente, salmão, oleaginosas, arroz e chá de camomila. Este último, inclusive, é reconhecido por sua capacidade natural de relaxar o corpo e a mente de forma natural.

Fazer exercícios

Quando se toca nesse tópico, já se imagina uma extensa rotina na academia. O intuito é que você se movimente de forma adequada e equilibrada para que seu corpo libere substâncias benéficas. Com isso, uma simples caminhada pode ser ideal para começar esse processo. Seja constante e firme nessa parte.

Higienizar o seu sono

Procure manter uma rotina adequada de sono, de modo a evitar qualquer problema em relação a ele. Por exemplo, tente dormir sempre na mesma hora e evitar interferências externas nesse processo. Isso inclui se desconectar de qualquer aparelho eletrônico ou comer alimentos pesados antes de dormir. Assim, garantirá uma noite mais tranquila.

Comentários finais sobre sonhar que está caindo e acordar

Infelizmente, nem mesmo dormindo um grupo de pessoas alcança um sossego adequado. Influenciado pelo estado que se encontra, um indivíduo pode sonhar que está caindo e acordar bastante assustado. Embora isso seja terrível para alguns, a natureza do evento não é tão maléfica quanto se pensa.

Contudo, assim como qualquer coisa que afete sua rotina, é preciso trabalhar esse problema para que não aconteça novamente. Como dito acima, tente otimizar os componentes que podem ajudar a melhorar a qualidade de seu sono. Caso aconteça com muita frequência, é necessário buscar a ajuda de médicos e avaliar melhor o evento.

Uma ótima forma de contribuir a isso é através do ingresso em nosso curso 100% EAD de Psicanálise. Com o seu aprofundamento nas teorias envolvidas, você alimenta o seu autoconhecimento e entende o catalisador de alguns comportamentos como sonhar que está caindo e acordar. Com isso, é possível descobrir o que te estressa, te deixa ansioso. Dessa forma, você pode trabalhar contra esses fatores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =