tenha coragem e seja gentil

Tenha coragem e seja gentil: 4 ideias práticas

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Há momentos da nossa vida em que é necessário tomar decisões que exigem muita coragem. Hoje falaremos de algumas situações específicas que são assim. No entanto, em contraponto ao conceito de coragem, esses contextos também exigem um tanto de gentileza. Digamos que estamos falando de 50% de cada característica para que os objetivos sejam conquistados por completo. Dito isso, tenha coragem e seja gentil ao tentar. Confira!

A coragem em linhas gerais

Antes de explorarmos como você pode ter coragem e ser gentil, é bom deixar bem claro o que entendemos por coragem e gentileza. Em vários dos nossos posts, explicamos como ter expectativas diferentes sobre as coisas pode ser conflituoso. Assim, para evitar uma leitura conflituosa, vamos facilitar a sua interpretação.

Coragem, nesse texto, é a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Como as coisas que amedrontam as pessoas são muito diferentes, não é possível dizer que coragem seja a mesma coisa para todo mundo. Enquanto subir no último andar da torre Eiffel é moleza para uns, é uma tarefa que muita gente precisa desempenhar com coragem. O exemplo é simples, mas efetivo para mostrar como pensamos de modos distintos.

O conceito de gentileza

Para que você tenha coragem e seja gentil, também é necessário explorar o conceito de gentileza. Para nós, é possível apreender a definição dessa palavra como amabilidade. Quem é gentil também é amável, ao passo que quem é amável também é gentil. No entanto, é importante lembrar que para nós importa também que a gentileza não seja seletiva. A pessoa verdadeiramente gentil é aquela que demonstra sua amabilidade para com todos, sem exceção.

Assim sendo, você precisará de sua amabilidade para agir apesar do medo das situações abaixo. No geral, são contextos que trazem um certo frio na barriga para qualquer pessoa. Isso não significa que sejam situações difíceis para todo mundo, mas todas contém certo grau de dificuldade que pode paralisar. Tendo isso em mente, tenha coragem e seja gentil.

1 Tenha coragem e seja gentil ao dizer não

Dizer não é uma tarefa muito difícil. Embora muitas pessoas afirmem que conseguem fazer isso com facilidade, quase sempre há alguém que consegue o que quer dela. É possível encontrar empreendedores que são super rígidos com seus colaboradores, mas que dão tudo o que os filhos pedem. Independentemente de qual seja o seu contexto, ao dizer não, tenha coragem e seja gentil. 

A coragem é necessária aqui porque nem sempre você sente que está na condição em que é confortável dizer não. Muitas mulheres não conseguem negar pedidos que seus parceiros fazem, como ficar em casa em vez de trabalhar. Por mais que elas se sintam infelizes na posição de donas de casa, se submetem a uma vontade que está confortável com sua infelicidade. A gentileza aqui se faz útil para evitar brigas na hora de se posicionar. 

2 Para levar seus relacionamentos a outro patamar, seja coragem e seja gentil

Não necessariamente estamos falando de relacionamentos amorosos aqui. Se explorarmos a dinâmica entre pais e filhos, veremos que é muito importante ter coragem e ser gentil para conquistar a paz.

Muitos filhos acabam saindo de suas casas brigados com os pais e se sentem desconfortáveis com a ideia de retomar o relacionamento depois. No entanto, em vez de se preparar para fazer o primeiro contato, se escondem atrás do medo e da mágoa. 

Leia Também:  Eu Superior: 20 dicas para vida, carreira e amor

Nesse contexto, tenha coragem e seja gentil. A sua coragem dialogará diretamente com o medo de reviver momentos difíceis do passado, mas que definitivamente devem ser revisitados. Ademais, a gentileza aqui servirá não só para aplacar as memórias ruins como para facilitar o contato com pais que também foram feridos. Não prometemos que a aproximação não será dolorida, mas a tentativa de resolver o conflito é válida.

3 Tenha coragem e seja gentil ao se expor diante de um novo amor

Como pode ser desesperadora a ideia de se abrir novamente para outro estranho! Essa frase é inspirada na canção “I’ll never love again” (Eu nunca vou amar de novo), feita para o filme Nasce uma Estrela. Para muitas pessoas, essa é uma realidade em seus corações. Amar foi algo tão dolorido que parece nunca ser a hora certa de se abrir para uma pessoa nova. No entanto, tenha coragem e seja gentil.

Quem está chegando agora em sua vida não tem culpa pelas situações doloridas ou até maravilhosas que você viveu. Quem está disposto a amar você com sinceridade merece a sua amabilidade. Ademais, é necessário ter muita coragem para dar a cara a tapa e vivenciar tudo o que há de perigoso que há na aventura de amar. No entanto, reconheça que amar também é bom. Esse reconhecimento é um ato de gentileza, mas direcionado a você.

4 Para conquistar novas oportunidades na vida profissional, tenha coragem e seja gentil

Por fim, tenha coragem e seja gentil na sua vida profissional. Por mais que você não ache que é digno de conquistar coisas diferentes e um emprego mais satisfatório, seja amável com sua trajetória. Olhe com carinho para tudo o que conquistou e tenha a coragem de ver que essa realidade não serve mais. Caso não se sinta preparado, tome decisões que te capacitem para ser um profissional cada vez mais competitivo.

Uma opção simples que te damos para fazer isso é se matricular em nosso curso de Psicanálise Clínica online. Com uma formação na área, você não precisa seguir carreira como psicanalista, mas pode incorporar os conceitos aprendidos ao que você já faz. Um gerente que usa a Psicanálise para lidar com clientes e funcionários e diferente de um profissional que não sabe lidar com pessoas. Pense nisso!

Considerações finais sobre ter coragem e ser gentil

No texto de hoje, trabalhamos 4 motivos para que você tenha coragem e seja gentil. Nem sempre essa é uma tarefa fácil e nós sabemos disso. No entanto, esperamos ter te convencido de que essa é uma medida importante para abraçar muitas coisas boas em sua vida. Além disso, você já ficou sabendo sobre o diferencial que um curso de Psicanálise online pode trazer para a sua atuação profissional. Assim sendo, não deixe de se matricular!

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 13 =