psicanálise na atualidade

O que é terapia da psicanálise na atualidade

Posted on Posted in Conceitos e Significados, Filosofia e Psicanálise, Psicanálise

A terapia da psicanálise é um dos meios de tratamento mais popular e também uma das mais incompreendidas pelos consumidores de saúde mental. Além disso, esse tipo de terapia é baseado nas teorias e na obra de Sigmund Freud, que fundou a escola de pensamento conhecida como psicanálise.

Contudo, a terapia psicanalítica é um processo terapêutico que tenta resolver os problemas psicológicos. Dessa maneira, a terapia leva em consideração aspectos como fantasias, pensamentos e emoções do paciente. Continue a leitura para explorar a fundo detalhes sobre a terapia da psicanálise!

O que é terapia da psicanálise na atualidade hoje

A terapia da psicanálise hoje é voltada para a cura das causas, em vez de corrigir um comportamento ou padrão disfuncional. Ou seja, um transtorno é visto como algo que tem sentido tendo raízes de um desconforto interno a ser compreendido.

Todavia, é importante compreender que a terapia da psicanálise é um processo baseado em teorias psicanalíticas. Isto é, que nos ajuda a resolver nossos problemas psicológicos por meio de uma maior compreensão do nosso mundo interno (fantasias, pensamentos, emoções, sentimentos e sonhos).

A vista disso, a terapia psicanalítica oferece um lugar seguro e confidencial para discutirmos nossas dificuldades emocionais e suas causas.

Como a terapia da psicanálise difere de outras abordagens?

Aqui estão alguns recursos que ajudam a diferenciar o tratamento psicanalítico de outras formas de psicoterapia:

  • A psicanálise é um tratamento de médio / longo prazo, e seus resultados muitas vezes são duradouros. Ou seja, com efeitos positivos que geralmente continuam a ocorrer nos anos seguintes ao término do tratamento;
  • o que permite a eficácia da psicanálise é a possibilidade de se compreender no contexto de uma relação terapêutica;
  • os pacientes são incentivados a participar de mais de uma sessão semanal. Isso permite a continuidade e a intensidade do trabalho e não é uma medida da gravidade do problema;
  • os pacientes costumam deitar-se no sofá: isso favorece o fluxo do pensamento, a experiência emocional e a autorreflexão. Além de possibilitar a manutenção da intimidade e o contato com o terapeuta.

Suposições da terapia da psicanálise

Pode ser útil saber a partir de onde os chamados psicanalistas estão trabalhando ao considerar um tipo de terapia. Embora cada terapeuta trabalhe de forma diferente de acordo com as necessidades do indivíduo que procura terapia, muitos deles trabalham com as seguintes suposições:

  • os problemas psicológicos têm origem no inconsciente;
  • eles manifestam sintomas causados ​​por anormalidades ocultas ou “latentes”;
  • as causas típicas de sofrimento psicológico incluem questões não resolvidas durante o desenvolvimento ou trauma reprimido;
  • o tratamento parece trazer o conflito reprimido à superfície, onde as pessoas podem lidar com ele.

Como funciona a Terapia da psicanálise ?

Como vimos, a terapia da psicanálise visa promover mudanças para ajudar a compreender o passado e como os acontecimentos de sua vida podem estar afetando o presente.

No entanto, as sessões irão variar dependendo de onde você está no curso de sua terapia. Porém, a maior parte do tempo será gasta conversando livremente com seu terapeuta em um ambiente seguro e sem julgamentos.

Contudo, nesse tipo de terapia, acredita-se que os sentimentos inconscientes e os eventos do presente desempenham um papel fundamental no sofrimento mental.

Leia Também:  Wilhelm Fliess: vida e contribuições

Além de ouvir você falar sobre suas experiências, seu terapeuta pode usar outras técnicas para ajudar a identificar as causas potenciais de suas preocupações. Essas técnicas podem incluir:

Associação livre

A associação livre é um dos métodos relacionados à psicanálise de Sigmund Freud e seus admiradores. Todavia, na época essa estratégia servia para substituir a hipnose e o método catarral na consulta clínica da época.

Entretanto, na atualidade a associação livre envolve falar sobre o que vier à mente, sem censurar ou editar o fluxo de memórias / ideias.

Dessa maneira, seu terapeuta irá encorajá-lo a falar livremente para ajudá-lo a voltar a um estado emocional anterior. Ou seja, para que possa compreender melhor os padrões recorrentes de conflito que pode estar enfrentando.

Transferência terapêutica

Embora muitas das teorias de Freud tenham se mostrado difíceis de provar, suas teorias lançaram as bases para o desenvolvimento da psicanálise moderna. E várias de suas idéias, incluindo a transferência, permanecem fundamentais até hoje. Além disso, esse tipo de projeção é considerado uma ferramenta terapêutica útil.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Todavia, a transferência refere-se à maneira como você pode estar transferindo pensamentos ou sentimentos relacionados a figuras influentes em sua vida (por exemplo, seus pais ou irmãos) para seu terapeuta.

    Embora possa não ser o caso em todos os casos, se for o caso, seu terapeuta deve discutir a transferência com você para ajudá-lo a compreender melhor como você lida com as pessoas em sua vida diária.

    Interpretação

    Um elemento-chave da terapia psicanalítica é interpretar e “ler nas entrelinhas”. Embora seja provável que seu terapeuta esteja calmo e permita que você fale livremente, ele irá atrapalhar de vez em quando com pensamentos ou interpretações das questões que estão sendo discutidas.

    A vista disso, seu psicanalista também pode perguntar sobre seus sonhos; Contudo, vale destacar que Freud escreveu muito sobre o tema da análise dos sonhos e acreditava que os sonhos eram recursos importantes para a compreensão do inconsciente.

    Terapia da psicanálise: quem pode se beneficiar?

    terapia da psicanálise pode ser usada tanto por quem tem preocupações emocionais específicas quanto por quem deseja explorar a si mesmo. Entender por que somos como somos traz uma sensação de bem-estar e uma maior percepção de nós mesmos.

    Talvez seja menos útil para quem procura terapias rápidas e focadas em soluções. A terapia psicanalítica é um processo gradual que leva tempo, mas os resultados podem mudar vidas.

    Alguns acreditam que, devido à natureza da terapia, o trabalho psicanalítico é mais adequado para preocupações gerais como por exemplo: ansiedade , dificuldades de relacionamento, problemas sexuais ou baixa autoestima.

    Além do mais, fobias sociais , timidez e dificuldades para dormir são outros exemplos de áreas que podem ser abordadas na terapia psicanalítica.

    Considerações finais

    Hoje do que no passado, a terapia da psicanálise não se concentra apenas no passado, mas dá mais ênfase ao aqui e agora. Além disso, resistências e necessidades são avaliadas junto com o paciente.

    Contudo, a terapia psicanalítica pode ser muito útil para pessoas que sentem uma preocupação emocional recorrente, e também para pessoas que desejam se conhecer um pouco melhor . Desse modo, a sensação de que somos capazes de compreender melhor nossas crenças, pensamentos e emoções leva a um melhor autoconceito e bem-estar.

    Leia Também:  Especialização em Psicanálise: onde estudar?

    Gostou do texto acima? Conheça a fundo sobre a terapia da psicanálise se inscrevendo em nosso curso online de psicanálise clínica. Através do nosso curso de psicanálise, você vai compeender melhor os problemas psicológicos e como eles se manifestam no inconsciente. Portanto, não perca tempo e faça sua matrícula agora!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *