A terapia do agora é também conhecida pelo conceito da Gestalt. Isto é, uma abordagem da Psicologia que funciona em paralelo com a psicanálise. Assim, essa terapia é trabalhada desde os anos 1940. Desse modo, traz uma nova percepção para solucionar os problemas de uma pessoa.
Nesse sentido, para quem quem quer desenvolver o autoconhecimento e o controle emocional, preparamos esse artigo sobre a terapia do agora. Ademais, mostramos como ela pode ser praticada para transformar a percepção individual. Então, continue a leitura e aproveite!
O que é terapia do agora?
Na terapia do agora, o terapeuta assume um novo papel no processo de cura de um indivíduo. Sendo assim, ambos agem em conjunto para buscar um equilíbrio entre os pensamentos e ações. Pois, o objetivo é identificar o que causa inquietação no paciente.
Então, o tratamento é focado no lado mais humanista e subjetivo de cada pessoa. Isso porque suas diferentes experiências influenciam o estado emocional de diferentes formas ao longo dos anos.
No conceito de Gestalt, a cooperação do paciente é fundamental. Por isso, ele precisa relatar seus sentimentos e acontecimentos pessoais. Assim, o terapeuta compreenderá o que está passando. E, só assim conseguirá orientar de maneira específica.
Sabendo disso, é interessante destacar que a terapia do agora se baseia em alguns pontos-chaves. Logo, como o próprio nome sugere, o momento presente é um deles. Além disso, o autoconhecimento e percepção do que lhe aflige são outros fatores observados.
A observação do presente
Durante as sessões de terapia, e após cada uma delas, o objetivo é trazer a atenção da pessoas para o seu presente. Pois, é nele que devem ser encontradas as soluções para os seus pensamentos inquietos.
Isso porque, é bastante comum que os sentimentos de depressão e angústia estejam associados a lembranças do passado. Assim, esses fatos continuam sendo remoídos pela pessoa. Entretanto, a ansiedade e os pensamentos acelerados estão ligados às preocupações excessivas do futuro.
Portanto, alimentam o imaginário sobre as possibilidades irreais. Sendo assim, ao identificar alguns desses sintomas, o terapeuta tem a missão de trazer a concentração do paciente para o presente.
Dessa forma, ele aprende a focar suas energias em situações reais. Ademais, a qualidade de vida e bem-estar durante o momento vivido.
Consciência da sua percepção
E para que a atenção do cliente se volte para o presente, ele primeiro precisa ter consciência de si. Ou seja, da sua vida atual e quais são os sentimentos verdadeiros. Portanto, tudo isso é feito levando em conta o contexto ao qual da pessoa.
Sendp assim, o terapeuta instiga a percepção da pessoa no agora. Pois, ele rompe ideias e ilustrações da mente que remetem às experiências passadas. Porém, desenvolver a consciência sobre o momento é uma tarefa complexa. Mas é fundamental para superar o sofrimento, pelo passado ou futuro.
Dessa forma, a pessoa saberá enfrentar com sabedoria tais sentimentos. Por isso, assa conscientização é feita pelo autoconhecimento, usando técnicas e exercícios próprios da terapia do agora.
3 práticas da terapia do agora
Sendo assim,um profissional preparado é fundamental para o sucesso da terapia do agora. Isso porque, os exercícios envolvidos nessa abordagem envolvem métodos de linguagem verbal e corporal muito fortes.
Logo, algumas das práticas podem ser realizadas dos seguintes modos:
1. Por meio da comunicação
Nesse sentido, falar o que acontece é um dos passos para perceber como a pessoa se enxerga dentro de determinada situação. Então, ela pode se colocar como vítima ou assumir uma postura de responsabilidade. Ou ainda encontrar uma alternativa para solucionar o problema, por exemplo.
QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Assim, todas essas são possibilidades ajudam a avaliar melhor o contexto. A partir disso, a pessoa é estimulada a se reconhecer como pessoa capaz de tomar o controle de suas emoções. Pois, compreende as reações na situação que está inserida e muda a sua realidade.
Assim, de forma positiva, ela vive o presente com mais estabilidade e satisfação.
2. Pelo diálogo das emoções
O diálogo é um dos recursos mais poderosos na terapia do agora. Isso porque parte da pessoa relatar as suas emoções e percepções. Ou seja, o terapeuta não deve dominar a conversa e conduzir perguntas que possam enviesar a resposta do paciente. Mas sim permitir que ele possa compartilhar como se sente.
Na Gestalt, essa prática se diferencia das outras abordagens. Pois, a pessoa é estimulada a materializar suas emoções em seu corpo. Assim, ela é trazida de volta ao momento presente e percebe como o seu corpo reage diante de determinado assunto.
3. Pela encenação
Por fim, a encenação é um outro recurso bastante utilizado na terapia do agora. Já que ajuda a pessoa a materializar seus sentimentos. Assim, ela não negligencia as lembrançaa recorrentes em seu subconsciente. Ademais, nessas encenações, o diálogo também é estimulado.
Para o exercício, o paciente pode dramatizar um diálogo de duas formas. Então, a primeira como gostaria de conversar com a outra pessoa. Já a segunda, é o que gostaria de dizer a si mesmo, sejam coisas boas ou negativas. Dessa forma, ele terá uma visão mais clara de como se enxerga frente ao acontecimento que lhe causa angústia.
Considerações finais sobre a terapia do agora
Neste artigo, nós explicamos um pouco mais sobre a terapia do agora. Portanto, utilizar essas práticas no dia a dia pode ser o caminho mais saudável para resolver seus traumas do passado. Ainda, se preparar de forma gradual para o futuro e aproveitar a vida com mais qualidade. Ou seja, o saber lidar com as suas emoções.
Sendo assim, é preciso desenvolver as suas habilidades de autoconhecimento. Por isso, faça nosso curso online de Psicanálise. Desse modo, você saberá mais sobre a terapia do agora e outras abordagens. Logo, conhecerá sobre a mente e como influencia as ações. Então, não perca essa chance e inscreva-se já.