terapia psicanalítica

Terapia psicanalítica: como funciona?

Posted on Posted in Psicanálise, tratamento

Embora precisem, muitas pessoas se sentem amedrontadas em procurar uma terapia familiar psicanalítica. Contudo, com mais conhecimento sobre o assunto, você poderá se assegurar do que encontrarão em suas consultas. Vamos entender o que é terapia psicanalítica e como ela pode ajudar no seu crescimento pessoal.

Terapia psicanalítica, o que é?

Terapia psicanalítica se trata de um método de cura mental e comportamental baseado nas ideias de Freud. Em uma sessão de Psicanálise, o paciente vai elaborar junto com o psicanalista as questões impactantes em sua vida. Pouco a pouco passará por uma reintegração individual, o que traz para a pessoa mais compreensão de sua própria existência.

Consequentemente, o paciente entenderá melhor as razões de seu declínio como um todo. Ainda que não perceba, sua convivência com o mundo ao longo do tempo deixou marcas em sua mente. Essa relação foi um dos principais fatores para sermos quem somos hoje.

Assim, uma terapia breve de orientação psicanalítica ajuda a posicionar peças em seus devidos lugares e responder questionamentos importantes. Para quem busca por mudanças e ressignificação de vida. esse recurso terapêutico é uma ajuda valorosa.

O que esperar da sessão?

A abordagem psicanalítica em terapia ocupacional lembra alguns dos clichês do cinema. Isso porque, de fato, os pacientes podem permanecer deitados em um divã para fazerem o seu tratamento. Aqui começa a famosa cura pela fala, onde você apenas falará o que achar importante e o psicanalista ouvirá.

O método de associação livre consiste em verbalizar tudo aquilo que vier em sua mente. Apesar de parecer avulso, o impulso em selecionar determinados fatos para contá-los é explicado posteriormente. O psicanalista fará anotações a respeito do que é dito e, posteriormente, ajudará o analisado a fazer uma associação com a sua vida.

Ao fim de cada sessão, é conversado sobre o porquê a vida se encaminhar da forma que está. O momento costuma ser relaxante, já que o paciente pode externar sem medo ou culpa tudo o que lhe aflige. Pouco a pouco, ele obtém uma maior clareza de si mesmo junto ao terapeuta.

Caminhos da terapia psicanalítica

É importante deixar claro que as linhas de progresso na terapia psicanalítica dependem diretamente do paciente. O psicanalista não pode fazer investidas ou intervenções se o seu cliente não deixa. É preciso se mostrar disposto e flexível para ajudar o indivíduo e atender as necessidades momentâneas dele.

A abordagem inicial deve levar o outro a se sentir confortável em pensar na volta. Sem contar que é preciso deixar claro que apenas uma sessão não resolverá completamente o problema do visitante. Lembre-se que qualquer catedral não é construída em um dia, quanto mais o seu bem-estar.

Ademais, é recomendado contatar o terapeuta sempre que achar necessário, evitando guardar para si qualquer impressão. Sendo um regresso ou progresso, o terapeuta pode alinhar a forma como você está mudando. Por fim, o paciente precisa vencer a tentação de desistir das sessões e pensar em seu bem-estar.

O trabalho realizado em conjunto

Toda e qualquer família tem os seus problemas e não é vergonha admitir isso. Afinal, a construção pessoal de cada membro pode acabar se chocando com os demais e alimentar desavenças. A essência da terapia familiar com base na teoria psicanalítica consiste em trabalhar os problemas de todo o círculo simultaneamente.

Como dito linhas acima, o terapeuta precisa ser versátil em abordar os problemas do paciente. O uso da hipnose, por exemplo, pode ser um recurso interessante e eficaz de ser aplicado. A importância da utilização da hipnose na terapia psicanalítica protege a estabilidade e segurança do indivíduo ao encarar seus medos e frustrações.

Leia Também:  Sonhar com Dinheiro: 14 possíveis significados

Isso inclui também a terapia de casal na abordagem psicanalítica. Sendo tão sensíveis como qualquer outro grupo, um casal pode ter seus problemas amorosos e de relacionamento resolvidos com o tempo.

Adaptabilidade e aplicabilidade da terapia psicanalítica

É importante abrir um parêntese a respeito do uso da Psicanálise em qualquer estágio e momento de sua vida. Quanto a isso, não pense que há empecilhos para você começar a fazer terapia. Porém, quanto antes começar as suas visitas, mais rápido se sentirá melhor e revitalizado.

Para quem a terapia pode ser útil?

Muitos se perguntam a quem se aplica a terapia psicanalítica, procurando por um perfil de atendimento para se enquadrarem. Entretanto, a adaptabilidade e aplicabilidade da terapia psicanalítica a faz ser viável a indivíduos que compreendam o processo, como:

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

Famílias

Famílias ou apenas alguns membros precisam de uma atenção especial. O melhor da terapia familiar é que os membros presentes podem enxergar como um impacta na vida do outro. Consequentemente, além da relação deles melhorarem, todo o restante se beneficia por tabela.

Pessoas romanticamente ligadas ou solteiros

Relacionamentos com duas ou mas pessoas precisam de assistência externa em algum momento. Nem sempre as partes ligadas são capazes de lidar com os problemas envolvidos. A intervenção de um psicanalista pode ser bastante útil para revitalizar o relacionamento e redirecioná-lo.

Crianças

Os pequenos também precisam ser assistidos, já que estão em constante fase de desenvolvimento. Caso contrário, podem ter esse processo interrompido e se prejudicarem bastante. A ida a um terapeuta para acompanhar o seu desenvolvimento deve ser cogitada como auxílio em sua educação.

Benefícios

Os benefícios da terapia psicanalítica podem ser sentidos em diversos setores da vida. Por exemplo:

Vida pessoal

Sua vida pessoal é o principal campo de trabalho de uma sessão de Psicanálise. Imagine a chance de trabalhar os seus problemas e traumas pessoais de forma construtiva. Tal abertura indica mais controle de suas emoções, comportamento mais pró-ativo e reações produtivas aos estímulos externos.

Profissional

A terapia ou principalmente uma formação completa em Psicanálise agrega bastante na profissão. Isso significa que as suas atividades no trabalho serão aprimoradas e você terá mais reconhecimento na sua área. Ademais, você terá maior sensibilidade quanto aos seus esforços e dos parceiros de profissão.

Potencial

Além do seu contato com os outros, você também precisa ser revisitado e se melhorar. Com as sessões de Psicanálise, você pode melhorar seu autoconhecimento, seu potencial e suas qualidades. Em suma, aprenderá a ser uma versão melhor de si e começará a assumir o controle de sua vida.

Considerações finais sobre terapia psicanalítica

A teoria psicanalítica envolve a abordagem dos problemas pessoais pela ótica do paciente. Mesmo que isso pareça limitante ao terapeuta, é justamente dessa forma que se alcançará o bem-estar do paciente. É ele quem entregará os objetos que o terapeuta precisa para achar a cura.

Aconselhamos que abrace o processo o tanto quanto possível, evitando resistência. Sabemos o quanto pode ser incômodo se expor diante de alguém, mas a todo o momento você está protegido. É um trabalho de parceria em que você é o principal beneficiário.

Se quiser entender melhor como a terapia psicanalítica online é construída, se inscreva em nosso curso de Psicanálise à distância. Por meio dele você acessará linhas de progresso na terapia psicanalítica pdf em seu estudos e alimentará seu autoconhecimento. Compreender como a terapia psicanalítica é construída de perto pode trazer transformações grandiosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 8 =