Teste de QI: O que é? Saiba Como Fazer

Posted on Posted in Psicanálise, Psicanálise e Cultura

É bem possível que você já tenha ouvido essa expressão milhares de vezes e até mesmo falado sobre ela, mas ainda não sabe ao certo o que ela significa. Você tem noção do que é um teste de QI? Bom, a sigla significa quociente de inteligência. O teste serve, em tese, para medir a inteligência de alguém. Se você quer saber como isso é possível, continue essa leitura.

Objetivo do teste de QI

É importante voltar um pouco no tempo para explicar qual foi a razão para um questionário com o objetivo de dimensionar a inteligência humana ter sido criado. Tudo começou na década de 1900 com a ideia dos franceses Theodore Simon e Alfred Binet de criar um exame para identificar as crianças que precisavam de maior auxílio na escola.

É importante afirmar que esse questionário, chamado de Escala Stanford-Binet, ainda não correspondia ao teste de QI que é conhecido atualmente. Essa ferramenta foi aperfeiçoada por William Stern, que deu as suas contribuições em 1912. O psicólogo entendia que era possível medir a capacidade intelectual de uma pessoa relacionando a sua idade mental com a sua idade cronológica.

De acordo com as ideias de Stern, a idade mental de uma pessoa indica o seu nível de habilidade. Já a sua idade cronológica corresponde à quantidade de anos que esse indivíduo viveu. A ideia do psicólogo foi dividir esses dois números e multiplicar o resultado por 100. A partir desse quociente ele imaginou ser possível verificar se uma pessoa tem alguma deficiência cognitiva, se ela é superdotada ou se ela é simplesmente normal.

A eficácia

No entanto, atualmente não existe um consenso com relação à eficácia desse questionário. Há quem afirme que o teste de QI por ele mesmo é incapaz de indicar se alguém tem uma deficiência cognitiva. Essas pessoas afirmam que é necessário que os profissionais da área da saúde considerem uma série de outros fatores para diagnosticar uma pessoa com um problema mental ou não.

Também existem estudos que afirmam que questionários desse tipo não consideram a existência de diferentes tipos de inteligência. Por exemplo, uma pessoa pode ter facilidade de fazer cálculos, mas não ser tão criativa. Por outro lado, um indivíduo pode ser péssimo em matemática, mas ter grande habilidade artística. Assim sendo, questiona-se se o teste de QI leva em conta essas diferenças.

Vale, inclusive, mencionar aqui uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Western Ontario. De acordo com os autores desse estudo, é necessário ter em mente que, mesmo que uma pessoa não tenha muita habilidade em uma área, isso não significa que ela não terá destaque fazendo outras coisas.

Por essa razão, esses pesquisadores defendem que é necessário desenvolver testes mais detalhados a fim de calcular com maior precisão a capacidade intelectual de uma pessoa. De fato, é necessário prestar atenção a essas questões. Ainda assim, elas não invalidam a utilidade desses testes. Eles podem, por exemplo, ajudar professores a identificarem quais são as áreas do conhecimento que os seus alunos têm mais dificuldade.

Como fazer o teste

Diferentemente do que você possa imaginar, para saber o seu quociente de inteligência não é recomendável acessar testes online. Claro que existem infinitas opções de questionários na internet que prometem medir a sua capacidade intelectual. Ainda assim, não há nada que comprove a eficácia dessas avaliações.

É por essa razão que, se você deseja realizar um bom teste de QI, nós recomendamos que você procure um psicólogo. Isso porque os profissionais que estão registrados no Conselho Federal de Psicologia tendem a estar mais preparados para fazer perguntas com embasamento científico e, assim, te oferecer um resultado mais seguro.

Ainda assim, se você quiser fazer algum questionário online para matar a curiosidade sobre a forma como testes de QI funcionam, existem várias opções disponíveis. Só não se deixe impressionar pelo resultado já que ele provavelmente será impreciso. Muitas das possibilidades que estão na internet se limitam a perguntas de raciocínio lógico e, por isso, são pouco abrangentes.

Considerações finais

Esperamos com este artigo ter te mostrado qual é o objetivo dos testes de quociente de inteligência. Como você pôde ver, a princípio, eles tinham o objetivo de identificar quais eram as crianças que precisavam de maior ajuda na escola. Hoje em dia, eles são muito procurados por pessoas de qualquer idade e, nem sempre, eles são considerados confiáveis para mensurar a inteligência de alguém.

Leia Também:  Teoria da Abundância: 9 dicas para uma vida próspera

Ainda assim, isso não significa que esses questionários devem ser abolidos. Muito pelo contrário! É importante que o método seja cada vez mais aperfeiçoado para que ele apresente resultados mais verídicos e precisos. Por enquanto, a ferramenta ainda possui imperfeições e é mal divulgada.

É necessário reforçar a necessidade de as pessoas procurarem profissionais capacitados para orientá-las na realização desse teste. Avaliações mal elaboradas podem contribuir para que muitos indivíduos se sintam incapazes e inadequados. Além disso, elas não te dão instruções precisas do que você deve fazer para desenvolver as suas habilidades.

Curso de Psicanálise Clínica

Ainda é importante fazer mais um comentário: existem pessoas que desejam ajudar indivíduos a entender melhor a sua mente e os seus comportamentos. Se você se encaixa nesse quadro, mas não sabe o que fazer para realizar o seu sonho, nós te convidamos a se matricular no nosso curso de Psicanálise Clínica 100% online.

Ao completar os nossos 12 módulos, você estará apto a atender às principais demandas do mercado e poderá, assim, trabalhar em clínicas e em empresas. É importante mencionar que não é necessário ser formado em psicologia ou em medicina para realizar o nosso curso. Como você pode ver, é muito fácil alavancar a sua vida profissional.

Outra vantagem de estudar conosco é o fato de nossas aulas serem 100% online. Isso significa que você não precisa reservar um horário fixo do seu dia para se dedicar aos seus estudos. Você pode acessar o nosso conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar que tiver internet! Nós te garantimos que em 18 meses você já pode estar com o seu certificado na mão.

Dessa forma, não há nada que te impeça de se matricular em nosso curso! Faça isso hoje mesmo! Também gostaríamos de pedir para que você compartilhe esse artigo sobre teste de QI com outras pessoas. Há muita gente que não sabe exatamente qual é o objetivo desse questionário. Além disso, não deixe de ler outros artigos deste blog! Nós temos diversos textos relacionados à área da psicanálise que podem te interessar!



Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 20 =