Teste de Depressão: 7 perguntas para saber

Posted on Posted in Comportamento, Psicanálise

Atualmente, com a evolução das relações e da sociedade, a depressão é uma doença cada vez mais comum. Considerada o “mal do século”, a depressão provoca, entre tantas coisas, o sentimento de tristeza persistente. Se você suspeita estar passando por isso, o teste de depressão te ajudará a descobrir. Além disso, é importante consultar um médico para, assim, ter um diagnóstico real.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo, e esse número vem crescendo. Assim, é muito importante além de realizar o teste, buscar auxílio profissional. O primeiro passo para o tratamento é, sem dúvidas, obter um diagnóstico.

Como saber se estou com depressão? Como saber se tenho depressão? Será que isso que estou sentindo é depressão? Essas são perguntas feitas por muitas pessoas, que muitas vezes buscam um teste para saber se tem depressão.

Quer ter uma prévia e saber se é a hora de buscar ajuda profissional? Então confira a seguir 7 perguntas que vão te ajudar a testar se você tem depressão.

É importante lembrar que este teste sobre depressão:

  • não é conclusivo: se você acha que tem depressão, procure ajuda profissional;
  • não exagere nem minimize as respostas, isso afetará os resultados;
  • ter alguns fatores de depressão não significa que você é depressivo, afinal é o conjunto de traços e comportamentos que podem configurar a depressão.

Teste de depressão: faça o teste e descubra

Muitas vezes, a depressão pode ser confundida com episódios de tristeza duradoura. Para evitar esse engano, é necessário saber diferenciar a doença de situações específicas que levam a tristeza.

Pensando nisso, selecionamos 7 perguntas para auxiliar você a descobrir se o que você sente é tristeza superficial, distimia (uma depressão leve porém prolongada) ou depressão. É importante lembrar que o teste para depressão a seguir deve ser realizado pensando nos últimos 14 dias.Responda “Sim” ou “Não” para as perguntas a seguir e confira o resultado ao final do teste.

1. Você perdeu o interesse em atividades que antes eram prazerosas?

Um sintoma muito comum em quadros depressivos é a perda de interesse em hobbies e atividades que costumava realizar. Dessa forma, o indivíduo perde a vontade de fazer as coisas que gostava, preferindo, por vezes, ficar deitado em inércia.

Para exemplificar, se uma pessoa tinha o hábito de sair com os amigos e de repente se vê evitando ambientes sociais, é bom ficar atento. Ainda mais porque é comum que o depressivo vá se afastando aos poucos de todos ao seu redor.

2. Você tem um sentimento persistente de tristeza?

É inegável que muitas pessoas confundem o sentimento de tristeza com a depressão. A tristeza faz parte da vida e advém de diversos fatos ocorridos no cotidiano. No entanto, se o sentimento de tristeza for persistente e parecer ser causado sem motivo aparente, pode ser um sintoma de depressão.

Leia Também:  O que é depressão? Como a Psicanálise pode ajudar

Além disso, essa tristeza pode estar acompanhada por sentimentos de desesperança, inutilidade ou desamparo.

Portanto, é comum que o depressivo se sinta incompreendido, culpado e sozinho. Logo, a pessoa tende a persistir ainda mais naquela profunda tristeza.

3. Você percebeu uma maior dificuldade para se concentrar?

Uma pessoa deprimida é frequentemente invadida por uma série de pensamentos confusos. Como consequência, a falta de atenção e a dificuldade de concentração tornam-se comuns. Desse modo, essa pessoa pode se esquecer de realizar tarefas simples do cotidiano e ter a sua produtividade reduzida significativamente.

Um fato preocupante é que se a depressão não for tratada, essas falhas mentais podem desenvolver “demência” no paciente. Em outras palavras, se esse sintoma progredir, a pessoa deprimida pode deixar de realizar qualquer tarefa.

4. Você se sente mais cansado frequentemente?

Normalmente, uma pessoa que está em um quadro depressivo apresenta queixas de cansaço e falta de energia. Assim, para uma pessoa depressiva, qualquer atividade pode ser incrivelmente difícil de se realizar. Isso ocorre devido a apatia, ou seja, a falta de ânimo para fazer qualquer coisa.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ



    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Psicanálise.

    Existem casos em que as pessoas deprimidas não conseguem nem mesmo levantar da cama. Com isso, ficam dias sem tomar banho ou escovar os dentes. Também deixam de se alimentar, o que aumenta mais o cansaço e a falta de energia.

    Esse sintoma interfere diretamente na capacidade de produzir do indivíduo. Portanto, desde o trabalho às atividades de casa são prejudicados. Se a pessoa não obter a ajuda necessária, a situação pode se agravar.

    5. Você percebeu o seu apetite reduzido ou exagerado?

    A pessoa com depressão pode ter os seus hábitos alimentares mudados por causa da doença. Assim, se você costumava comer mais e passou a comer bem menos, ou vice-versa, pode ser um dos sinais de depressão. As mudanças hormonais nas pessoas depressivas levam a alterações no corpo, uma delas pode ser a mudança no apetite.

    Esse sintoma tende a aparecer mais em casos isolados. No entanto, quando associado a outros sinais de depressão, pode ser um fator determinante. A depressão se manifesta de maneira diferente em cada um, por isso é importante estar atento a diversos fatos.

    6. Você chora frequentemente?

    Muitas vezes, a depressão pode ser percebida pelo choro constante e sem motivo. Dessa forma, se você notar que a frequência com que você chora aumentou significativamente, fique atento. Este pode ser um fator que, quando associado a outros sintomas descritos nessa lista de perguntas, pode caracterizar a doença.

    O hábito de chorar com frequência pode ser resultado de uma baixa autoestima e de um ego fragilizado.

    Contudo, é bom lembrar que enquanto algumas pessoas deprimidas choram frequentemente, outras nunca choram. Além disso, chorar muito não significa que a depressão é mais grave do que naquelas pessoas que não choram. Portanto, deve-se levar outros fatores em conta.

    7. Você já pensou em cometer suicídio?

    Quando a depressão evolui para um quadro mais grave, as chances de tentar suicídio aumentam significativamente.

    Nessa situação, o suicídio é visto pela pessoa como a solução para acabar com toda a dor e sofrimento.

    Assim, frases como “Eu não aguento mais”, “Estou cansado de tudo” e “Eu queria morrer”, podem ser ouvidas por aqueles que são próximos. Portanto, é de extrema importância que os amigos e familiares não deem as costas nesse momento.

    Leia Também:  Relacionamento Familiar na Psicanálise

    Caso você esteja passando por isso ou conhece alguém que pensa em cometer suicídio, procure um profissional qualificado e verá como um bom tratamento traz excelentes resultados. Vale sempre lembrar que o Centro de Valorização à Vida está sempre acessível para conversar caso você esteja pensando em tirar a sua própria vida.

     

    Resultado do Teste Sobre Depressão

    Verifique o resultado abaixo conforme as respostas obtidas.

    • Se você respondeu “Não” para a maioria das perguntas:

    É provável que você não se encaixe no quadro depressivo. No entanto, como você resolveu realizar um teste de depressão, isso pode indicar que alguma coisa não vai bem. Portanto, o mais indicado é procurar um profissional para tirar as suas dúvidas.

    • Se você respondeu “Sim” para 3 ou mais perguntas do nosso teste:

    Você deve procurar ajuda agora mesmo! Não significa que você seja depressivo, já que cada análise precisa ser feita de forma individual, por profissional competente. Mas pode sinalizar um estado de depressão ou, talvez, distimia (uma depressão mais leve e mais constante).

    A depressão é uma doença séria e, se não for tratada, pode levar a outras doenças e até mesmo a morte. É um conjunto de sintomas físicos, mentais e de hábitos que sinalizam o transtorno.

    Se você não se sentir confortável para falar com um profissional logo de cara, converse primeiro com algum amigo ou familiar. Mas, cuidado: um amigo ou familiar não substitui a necessidade de um médico!

     

    Conclusão: como foi fazer o teste de depressão?

    Através das informações presentes neste teste, você entendeu um pouco mais sobre os sintomas desse quadro e suas consequências. No entanto, nenhum teste online dispensa a avaliação médica ou psicológica.

    Se você suspeita estar com depressão, você deve procurar um médico psiquiatra ou um psicólogo para obter um diagnóstico completo. Afinal, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Ou melhor, uma é parte integrante da outra. Especialmente porque problemas físicos de saúde podem ser resultado da somatização de um quadro elevado de tristeza e, em casos extremos, de melancolia e depressão.

    Apenas com a ajuda de profissionais qualificados você poderá se cuidar adequadamente. Não deixe para a última hora!

    Está precisando de ajuda agora? Disque 188 para contactar o Centro de Valorização à Vida!

    Se você se interessa pelo assunto e quer aprender mais, conheça agora o nosso curso de formação em Psicanálise Clínica. O autoconhecimento é uma forma de compreender o seu estado atual, inclusive em cenário de depressão. Através do nosso curso, você pode agregar conhecimento para a sua vida, além da possibilidade de ajudar o próximo. Ademais, também vai aprender tudo sobre a visão psicanalítica da depressão.

    O teste de depressão pode ser um primeiro fator de percepção do problema, mas não basta. Cuide-se de você, busque terapia e estude psicanálise.

    12 thoughts on “Teste de Depressão: 7 perguntas para saber

    1. Tenho depressão 2 anos ou mais eu sempre escondo das pessoas, elas falam que é besteira elas não se preocupam comigo e sim com as outras pessoas

      1. Meu marido não acredita ele fala que é besteira que fico procurando doença pra pra mim, fiz o teste respondi sim para todas mostrei pra ele e ele me diz isso

      2. sinto muito sei bem come é eu tento esconder que tenho…
        Não gosto que as pessoas sintao pena de mim por issi que eu não falo com ninguem, não falo nem com a minha melhor amiga…

        1. Eu tbm escondo mas de qualquer forma n tenho ninguém para falar disso pois sou menor de idade e só tenho a minha mãe e não a quero preocupar .

      3. Se você esconde o que tem? Nunca vai curar o que precisa. Depressão é algo que precisa de acompanhamento e não de julgamento. Existem profissionais capacitados com conhecimento técnico disposto a ouvir e acompanhar o seu problema. Não deixe para tratar hoje o que pode se agravar amanhã. Tenho Depressão e acredito que tudo pode mudar quando procuramos mudar. Pessoas que estão negligenciando seu problema com atitudes erradas? Não deve ser levado em conta e abafar seu problema. Mude! Que o mundo muda com você. Mas, não fique esperando que um dia é só mais um dia. Procure uma ajuda que você vai vencer o que hoje você talvez não tenha forças para vencer. Boa Sorte! E dê valor a VIDA. É a única coisa que devemos agradecer todos os dias. Pois recebemos de Graça e muitos hoje gostaria de ter e estão com os dias contados. Deus Te Ama! Não esqueça nunca disso.

    2. Eu acho que é depressão, eu tenho sérios problemas com a mudança de humor e sempre que tento falar com alguém as pessoas simplesmente ignoram o que eu tenho a dizer, não de forma brusca tudo de forma educada.

    3. Tenho 28 anos e infelizmente venho sofrendo MUITO com isso
      Há todo momento ando de cabeça baixa triste, chorando e sem vontade de fazer absolutamente nada..
      Mas a única coisa que vem em minha mente é suicídio… Percebo que todos viraram as costas pra mim somente por eu ser uma pessoa bondosa demais …
      Estou chegando em um ponto sem volta.
      Por favor preciso de ajuda, um psicólogo é muito caro as sessões

    4. Eu tenho 13 anos comecei a ter os sintomas de depressão aos 11 anos nunca falei pra ninguém pq tinha medo de alguém fala que era besteira uma fase pô eu ser uma adolescente sempre choro no meu quarto as noites pq meus pais sempre falam que eu não nunca faço nada dentro de casa e eles pegam meu celular quando eu a durmo tarde e toda vez que penso algum dinheiro a eles ,eles falam que eu tô gorda e eles sempre abaixam minha auto estima mas na verdade eu nem sei o que e ser sentir felicidade ou me sentir bonita muita muitas vezes eu já tive a vontade de tira a minha vida mas canto eu ia fazer isso eu me lembrava que eu ainda era jovem pra fazer isso e que ainda posso me curar da depressão mas eu não aguento mas porfavor alguém me ajuda

      1. Oie
        Olha eu comecei a ter essa doença com os meus 6 a 7 anos de idade e na época no caso não existia esse negócio de depressão na sociedade falavam que era coisa da minha cabeça ou no caso era pra chamar atenção
        E por causa dessa falta de atenção que eu não tiver na minha infância quando eu precisei de ajudar no começo da minha depressão que até hj estou lutando contra mim mesma pra não desisti de mim mesma .
        Então eu entendo como é ter depressão na infância e eu te digo não é chamar atenção pra si amostra mas sim é pra chamar atenção pra nós amostra que precisamos de ajudar
        Que precisamos de atenção para sermos ajudado!
        Depressão não tem idade
        O suicídio não tem maturidade
        Essa doença pode acabar com nós adultos do mesmo jeito que pode acabar com uma criança e adolescente
        A depressão se encontra mais nós jovens
        Motivos
        -escolas
        – ” amigos ”
        – brigas familiares
        – relacionamentos e etc….
        Então por favor
        Busque ajudar
        Se seus pais não te escutar
        Procura um família ou até mesmo um professor ou uma amiga(o)
        Que vc possa desabafar
        E que vc possa confiar
        Estou aqui para se quiser conversar e tentarei te ajudar em o que eu puder e não puder
        Pq nós podemos tudo no tempo certo!

    5. Eu tenho a pouco mais de 1 anos e só 3 pessoa sabem mas ninguém consegue me ajudar eu só tenho 12 anos e me corto pra caramba eu quero parar com isso alguém me ajuda por favor

    6. Aí estar a pergunta agente não sabe qual é o nosso último tchau e o que fica e se valeu apena tudo o que agente fez até o nosso último suspiro.
      Acho que o que estar de errado na sociedade é a falta de amor!
      Depressão só vira algo sério na sociedade quando alguém tira sua própria vida.
      Em que mundo estamos!?
      -ah quem vai se matar não avisa
      Avisar sim!
      Em várias madeiras,com sintomas muito na cara
      Nós que Samos cegos que preferimos fechar nossos olhos parar não vê
      Pq Samos seres humanos sem amor, Samos uma sociedade fria!
      Que o criador que nós criou tenha penas de nós
      Pq Samos os verdadeiros assassinos dos suicidas!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.